ISBN 978-85-85905-10-1
Área
Iniciação Científica
Autores
Pereira, M.F. (UFPE) ; Júnior, I.A.S. (UFPE) ; Júnior, C.L. (UFPE) ; Peixoto, A. (UFPE) ; Fioramonte, M. (UFPE) ; Lima, N.B. (UFPE)
Resumo
Estudamos neste trabalho as propriedades estruturais e termodinâmicas teóricas de complexos de európio(III) com ligantes cloreto e TPPO em proporções estequiométricas não equivalentes. Os cálculos foram realizados com o modelo SPARKLE/RM1 utilizando o programa de química quântica computacional MOPAC 2007. Nossos resultados mostraram que os compostos de coordenação Eu(TPPO)1Cl3 à Eu(TPPO)4Cl3 têm um crescimento na entalpia de formação a medida que a quantidade do ligante TPPO coordenado aumenta. Entretanto, a partir da coordenação de cinco a sete ligantes TPPO, verificamos que os valores de entalpia de formação se tornam mais positivas indicando que provavelmente a coordenação destes ligantes vai se tornando mais fraca com o aumento da quantidade de TPPO na estrutura.
Palavras chaves
compostos de coordenação; európio; semi-empírico
Introdução
O ligante óxido de trifenilfosfina, TPPO, é comumente utilizado em compostos de coordenação de európio(III). Estes compostos podem apresentar propriedades interessantes, como por exemplo, a capacidade de converter luz ultravioleta em luz com comprimento de onda na região do visível (LIMA et al, 2013). Também podemos citar que a coordenação do ligante TPPO com o európio(III) ocasiona efeitos fortes no deslocamento químico do núcleo de fósforo, uma vez que este núcleo atômico é muito sensível ao ambiente químico e ao paramagnetismo do európio(III) (LIMA et al, 2013). Neste trabalho, temos como objetivo o estudo das propriedades estruturais e termodinâmicas teóricas de compostos de coordenação de európio(III) com três ligantes cloretos e ligantes TPPO em proporções estequiometrias em relação ao európio de 1 à 7.
Material e métodos
Inicialmente fizemos os cálculos para a otimização completa de geometria dos compostos de coordenação de európio(III) estudados neste trabalho. Posteriormente, analisamos os valores de entalpia de formação destes. Os cálculos foram realizados com o modelo SPARKLE/RM1 (FILHO et al, 2013 e FILHO et al, 2014) utilizando o programa de Química quântica computacional MOPAC 2007.
Resultado e discussão
A figura 1 apresenta a geometrias otimizadas dos compostos de coordenação
Eu(TPPO)mCl3, m= 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7. Observamos nesta figura que a partir do
composto de coordenação Eu(TPPO)5Cl3 há o crescimento gradativo do impedimento
stérico causado pelo excesso de ligante TPPO na estrutura do composto. Sendo
sete ligantes TPPO o limite máximo de coordenação. Nossos cálculos mostraram que
ao considerar a possibilidade do composto Eu(TPPO)8Cl3, haveria um colapso na
estrutura.
A partir disto, passamos a investigar a distância do európio em relação aos
ligantes TPPO e aos ligantes cloretos. Na tabela 1 apresentamos os valores dos
comprimentos das ligações coordenadas.
Os nossas análises estruturais mostram que para os complexos Eu(TPPO)1Cl3 à
Eu(TPPO)4Cl3, as distâncias ligante---metal são bem parecidas, entretanto a
partir do composto de coordenação Eu(TPPO)5Cl3 ao composto Eu(TPPO)7Cl3 as
distâncias se tornam cada vez maiores, indicando que há o efeito do impedimento
stérico nestes sistemas, fato que provavelmente indica uma diminuição na
estabilidade energética destes. Posteriormente, passamos a investigar as
entalpias de formação de todos os compostos, estes resultados também são
apresentados na tabela 1. Observamos que há um crescimento nos valores da
entalpia de formação entre os compostos Eu(TPPO)1Cl3 (-99 kcal/mol) à
Eu(TPPO)4Cl3 (-238 kcal/mol). Entretanto, a partir do composto Eu(TPPO)5Cl3 a
entalpia de formação dos compostos começa a ficar mais positiva, provavelmente
devido aos efeitos de impedimento stérico com o excesso de ligantes TPPO.
Geometrias otimizadas dos compostos de coordenação Eu(TPPO)mCl3, m= 1 à 7.
Conclusões
Estudamos neste trabalho as propriedades estruturais e termodinâmicas teóricas dos compostos de coordenação Eu(TPPO)mCl3, m= 1 à 7. Nossos resultados revelaram que preferencialmente os compostos de coordenação Eu(TPPO)mCl3, m= 1 à 4 são formados e que com o aumento da concentração do ligante TPPO na estrutura os efeitos stéricos afetam as propriedades estruturais dos ligantes presentes na estrutura.
Agradecimentos
Os autores agradecem ao PET/CAPES, à PROAES/UFPE ao CNPq e ao PRONEX/FACEPE.
Referências
LIMA, N. B. D., Jr, S. A., GONÇALVES, S. M. C., SIMAS, A. M., A Comprehensive Strategy to Boost the Quantum Yield of Luminescence of Europium Complexes, Sci Rep. –UK, v.3, p. 1350044, 2013.
FILHO, M. A. M.; DUTRA, J. D. L.; ROCHA, G. B.; FREIRE, R. O.; SIMAS, A. M. Sparkle/RM1 Parameters for the Semiempirical Quantum Chemical Calculation of Lanthanide Complexes, RSC Adv. 3, 16747, 2013.
FILHO, M. A M.; DUTRA, J. D. L.; ROCHA, G. B.; SIMAS, A. M.; FREIRE, R. O. Semiempirical Quantum Chemistry Model for the Lanthanides: RM1 (Recife Model 1) Parameters for Dysprosium, Holmium and Erbium, PLoS One 9, e86376, 2014.