USO DE RESÍDUOS DE GORDURAS GERADOS NA ESCOLA NA PRODUÇÃO DE SABÃO COMO MOTIVADOR NA AULA DE QUÍMICA

ISBN 978-85-85905-10-1

Área

Iniciação Científica

Autores

Dantas, D.L. (UFCG) ; Oliveira Junior, J.C. (UFCG) ; Melo, F.M.A. (EEEM PROFESSOR LORDÃO) ; Santos, J.C.O. (UFCG)

Resumo

Esse trabalho tem como ênfase as reações de saponificação através de uma experiência interativa com alunos das turmas do 1º ano de uma Escola Pública Estadual como forma de demonstrar de forma prática, assuntos vistos em sala de aula, gerando familiaridade dos mesmos com alguns conceitos básicos da Química que serão vistos durante o ano letivo. Além de demonstrar aos discentes que a Química possui um amplo leque de atuação, enfatizou-se o aspecto ecológico que a reutilização do óleo pode gerar para evitar o desperdício e consequente dano ambiental, demonstrando com isso alguns dos diversos benefícios da Química para a sociedade.

Palavras chaves

sustentabilidade; ensino; saponificação

Introdução

Grandes quantidades de resíduos de óleo de cozinha geradas nas escolas vêm sendo descartados inadequadamente no meio ambiente, provocando diversos danos como o entupimento das tubulações das redes de esgoto, impermeabilização do solo, dificuldade de penetração da luz solar, oxigenação da água, etc. (BALDASSO et al., 2010; SILVA e PUGET, 2010). Uma alternativa para reciclagem desse resíduo seria a produção de sabão que além de ser um agente de limpeza, é um produto biodegradável. O principal objetivo do trabalho foi despertar nos alunos um maior interesse pela disciplina de Química, além de familiarizar os discentes com alguns conceitos da química, demonstrando de forma dinâmica a reação de saponificação. Nesse processo de saponificação não esta sendo apresentado apenas sua importância Química, mas também um seu caráter ambiental,onde o óleo utilizado na reação ao invés de ser descartado e causar danos ao meio ambiente e as redes de encanação, pode ser usado para criar um produto usado para benefício da comunidade escolar (REZZADORI, 2005).

Material e métodos

O presente trabalho é denotado como um conjunto de atividades práticas articuladas juntamente com aulas teóricas. Inicialmente foi feita a escolha de uma amostra de alunos dos 1º anos A,B,C,D e E. da E.E.E.M. Professor Lordão, situada em Picuí-PB. Os alunos selecionados tiveram uma explicação prévia de todo projeto e de qual a importância do mesmo. Após esse momento houve a culminância do projeto, que consistiu de aulas teórica e prática, onde os alunos tiveram uma explicação dos processos químicos da reação de saponificação, agregada com uma explicação sobre a importância ecológica dos produtos sustentáveis. Durante a parte experimental, foi utilizado 4 litros de resíduos de óleo de cozinha usado em estado semi-pastoso, 500 ml de hidróxido de sódio, 1 litro de água, colher de pau, luvas,máscaras, 2 baldes, béquer de 100 ml, balança digital.É importante salientar que os discentes também participaram das atividades práticas do experimento, devidamente orientados. A atividade foi concluída com um diálogo entre os alunos e instrutores sobre dúvidas que ficaram sobre os processos químicos que ocorreram durante o experimento e também foi ressaltado a importância da química em nossa vida e como ela pode ser uma forte aliada para a criação de produtos sustentáveis.

Resultado e discussão

Durante toda a experimentação e aulas teóricas houve uma participação extremamente positiva dos alunos envolvidos, que tiveram muita curiosidade em saber como as reações químicas ocorriam (Figuras 1 e 2). Após a conclusão da parte prática do experimento houve uma conversação dos alunos com os coordenadores do experimento, debatendo desde os aspectos químicos até questões ambientais como sustentabilidade e a importância de se evitar o desperdício de produtos. O término da atividade foi com a utilização pelos alunos do sabão sustentável que havia sido preparado anteriormente. Segundo os próprios alunos, o experimento foi altamente produtivo em termos de aprendizado, pois mostrou que a Química está presente em muitos produtos de nosso cotidiano e que aproximar a Química e problemas comuns na sociedade torna essa ciência mais interessante.Todavia deve se salientar que, além disso, a atividade em questão, especificamente, serviu como uma exemplificação prática para demonstrar que a Química pode ser contextualizada com outras ciências e que questões ambientais podem ser trabalhadas harmonicamente dentro dessa ciência sem que a idéia principal de gerar benefícios ambientais seja perdida (WARTHA et al., 2013).

Figura 1. Aula demonstrativa sobre a produção de sabão

Aula demonstrativa sobre a produção de sabão

Figura 2. Participação dos alunos na produção de sabão

Participação dos alunos na produção de sabão

Conclusões

De acordo com os resultados, constatou-se que contextualizar a Química ao cotidiano de forma prática é uma ferramenta extremamente positiva para aumentar o interesse dos alunos, pois fazem que os mesmos criem um elo entre a sua realidade e comecem a empregar os conhecimentos que são obtidos durante uma experimentação, o que faz que o mesmo não trate o conhecimento químico apenas como uma atividade da grade curricular, mas sim que amplie seu horizonte de conhecimento para que esse conhecimento possa servir para que o mesmo como uma ferramenta para resolver problemas de nosso cotidiano.

Agradecimentos

PIBID/CAPES/UFCG

Referências

BALDASSO, E.; PARADELA, A. L.; HUSSAR, G. J. Reaproveitamento do óleo de fritura na fabricação de sabão. Engenharia Ambiental , n. 1, p. 216-228, 2010.
SILVA, B. G.; PUGET, F. P. Sabão de sódio glicerinado: produção com óleo residual de Fritura. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, N.11; p. 1-15, 2010.


REZZADORI, C. B. B. Produção de Material Didático: Uma proposta de Química ambiental na escola. Revista Varia e Scienti, 09, p. 177-188, 2005.
WARTHA, E. J.; SILVA, E. L.; BEJARANO, R. R. Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química. Química Nova na Escola, N° 2, p. 84-91, 2013.

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