53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Produtos Naturais

TÍTULO: Atividade antibacteriana do óleo essencial de Cissus sicyoides sobre Salmonella enterica

AUTORES: Lobo, V. (UTFPR - TOLEDO) ; Dotto, F. (UTFPR - TOLEDO) ; Beltrame, J.M. (UTFPR - TOLEDO) ; Fernandez, C.M. (UNIOESTE - CASCAVEL) ; Montanher, S.F. (UTFPR - TOLEDO) ; Rosa, M.F. (UNIOESTE - TOLEDO)

RESUMO: O objetivo do presente trabalho consistiu em avaliar a atividade antibacteriana óleo essencial da espécie popularmente conhecida como “insulina vegetal” (Cissus sicyoides) frente a Salmonella enterica. A extração do óleo foi realizada por hidrodestilação através de um extrator tipo Clevenger, tendo sido observado um rendimento de 0,05%. O material apresentou massa específica de 0,83 g mL-1. O óleo essencial de Cissus sicyoides apresentou o MIC de 750 µg mL-1 e MBC >1000 µg mL-1 frente à cepa da S. enterica.

PALAVRAS CHAVES: Cissus sicyoides; óleo essencial; atividade antibacteriana

INTRODUÇÃO: Pertencente à família Vitaceae, a Cissus sicyoides L. conhecida popularmente como insulina-vegetal é uma herbácea com ramos e folhas um tanto carnosas, com gavinhas e raízes aéreas, nativa do Norte do Brasil. Na medicina popular, o chá das folhas é utilizado no tratamento de taquicardia, pressão alta, anemia, derrames, tremores, ativador da circulação sanguínea, antiulceroso, anticonvulsivante e hipoglicemiante, despertando o interesse para a pesquisa de suas propriedades farmacológicas (LORENZI et al., 2008). Os extratos apresentaram diversas propriedades farmacológicas como antimicrobiano, antitumoral, atividade gastroprotetora. O óleo essencial extraído das folhas de C.sicyoides L., apresentou 19 compostos químicos, dentre eles fitoativos importantes, o alfa-linalol como o composto majoritário em 54,52 % (BELTRAME J. et al., 2012). Este trabalho tem por objetivo realizar o primeiro estudo sobre a atividade antibacteriana do óleo essencial de Cissus sicyoides junto a Salmonella enterica.

MATERIAL E MÉTODOS: A planta de insulina vegetal (Cissus cyoides) foi coletada por volta das 18 h, seca em estufa com circulação e renovação de ar por 48 h, a uma temperatura de aproximadamente 50 a 55 °C, acompanhando o teor de umidade através de um determinador de Umidade por Infravermelho. Para o processo de extração do óleo essencial utilizou-se um destilador Clevenger para Óleos Essenciais SL 76, acoplado a um balão volumétrico 500 mL, mantendo-se a temperatura de extração dos óleos essenciais de aproximadamente de 100 °C, durante um período de 90 min. Foram usadas aproximadamente 25 g de planta composta de caule e folhas e 300 mL de água destilada. O óleo essencial de insulina vegetal foi coletado na parte superior do destilador com uma pipeta de Pasteur, armazenado em um eppendorf e adicionado aproximadamente 1 mL de clorofórmio para separar o óleo da água, e seco utilizando-se 0,05 g de Sulfato de sódio anidro, logo após o solvente foi evaporado. Para a determinação da atividade antimicrobiana após pesagem de 0,0030 g, o óleo foi diluído em 100 μL de dimetilsulfóxido até atingir a concentração de 3000 μg Ml (Solução I). A determinação da concentração inibitória mínima consistiu-se na distribuição de 100 μL de Caldo Muller-Hinton em poços de uma placa de microdiluição. A preparação do inoculo consistiu em semear a partir de colônias desenvolvidas no ágar Muller-Hinton, uma suspensão bacteriana em salina. A seguir, diluía-se esta suspensão 1:10 com caldo Muller-Hinton. Desta suspensão, inoculou-se 10μL em cada poço já contendo os óleos essenciais. As microplacas foram incubada a 37° por 24h, em condições de aerobiose. A determinação das MICs consistiu em examinar a placa, registrando-se a menor concentração do óleo essencial capaz de causar inibição total do crescimento.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O valor médio do rendimento em base seca obtidos na extração do óleo essencial de insulina vegetal foi de 0,05%, com densidade de 0,83 g mL-1. A umidade relativa foi de 11%. Os valores de MIC e MBC do óleo essencial de Cissus sicyoides estão apresentados na Tabela 1. Apresentou MIC de 750 µg mL-1 e MBC > 1000 µg mL-1. O extrato metanólico de C. sicyoides apresentou MIC >100 µg mL-1 sobre Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa. Já em outro estudo com o extrato aquoso apresentou MIC 5 mg mL-1 frente a S. aureus e E. coli (BELTRAME F. et al., 2002; GARCIA et al., 1999).

Tabela 1

Concentração inibitória mínima e a concentração bactericida mínima de sorovares de Salmonella enterica frente ao óleo essencial de insulina vegetal.

CONCLUSÕES: O estudo demonstrou a atividade antibacteriana do óleo essencial de Cissus sicyoides frente a Salmonella enterica. O MIC e MBC encontrados foram de 750 µg mL-1 e > 1000 µg mL-1, respectivamente. Os resultados são promissores para o seguimento das investigações dos óleos essenciais desta espécie frente aos microorganismos testados a fim de determinar a concentração inibitória mínima. Posteriormente, podem ser realizados experimentos para a compreensão do mecanismo de ação dos seus constituintes.

AGRADECIMENTOS: À UTFPR. À Fundação Araucária. À UEM.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BELTRAME, F. L.; PESSINI, G. L.; DORO, D. L.; FILHO, B. P. D.; BAZOTTE, R. B.; CORTEZ, D. A. G. Evaluation of the Antidiabetic and Antibacterial Activity of Cissus sicyoides. Brazilian archives of biology and technology, v.45, nº 1, 2002.
BELTRAME, J.; DOTTO, F.; SANTOS, A.; CHIAVELLI, L. U. R.; MARTENDAL, J. M. P. ; SIMSEN, V. L.; ROSA, M. F.; LOBO, V. S. Identificação e quantificação do óleo essencial da insulina vegetal (Cissus sicyoides). CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 52. ed. 2012, Recife.
GARCIA, M. D.; SAENZ, M. T.; PUERTA, R.; QUILEZ, A.; FERNANDEZ, M. A. Antibacterial activity of Agave intermixta and Cissus sicyoides.Fitoterapia, v. 70, 1999.
LORENZI, H.; MATOS, F. J. Plantas Medicinais no Brasil Nativas e Exóticas, 2 ed. São Paulo:Instituto Plantarum, 2008.