Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: FOTONOVELA COMO MEIO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS DROGAS: UMA NOVA ABORDAGEM NO ENSINO DE QUIMICA
AUTORES: Véras, L. (IFPI) ; Rodrigues, J.P. (IFPI) ; Prado Silva, V.K. (IFPI) ; Cavalcante, T. (IFPI) ; Dourado, B. (IFPI) ; Lima Neto, S.M. (IFPI) ; Cardoso Soares, M.F. (IFPI) ; Cruz da Silva, J. (IFPI)
RESUMO: Este trabalho discute sobre uma proposta didática desenvolvida com estudantes do
3º e 2° ano do nível médio do Colégio Estadual Senador Chagas Rodrigues. O
conteúdo foi abordado ao longo do processo de produção da fotonovela envolvendo
temas sociocientíficos como as drogas. O processo buscou o envolvimento dos alunos
com as atividades desenvolvidas, contribuindo para o avanço nas discussões de
questões sociais aliadas aos conteúdos Químicos proporcionando para os alunos uma
maneira diferente de ver seu cotidiano e como identificar a química no seu dia a
dia.
PALAVRAS CHAVES: Química; Fotonovela; Ensino-Aprendizagem
INTRODUÇÃO: As escolas públicas brasileiras em sua maioria encontram desafios, dentre eles
estão às condições precárias de estrutura e recursos financeiros, além do
comodismo que causa insatisfação de alguns docentes. Com isso alguns professores
não mudam suas metodologias, causando o desinteresse, nos alunos dificultando a
relação entre a disciplina química e o aluno, pois é necessário aproximar a
Química para o cotidiano do mesmo. O ensino de Química deve ter uma relação
cientifica e social para que o cidadão possa compreendê-la no dia a dia e
participar da sociedade. (Santos e Schnetzler 1997). Cabe agora ao docente usar
novas metodologias para preparar o aluno a uma função social mais definida. Para
facilitar o aprendizado, docentes se esforçam para alcançar o objetivo de alunos
compreenderem a Química, uma das novas metodologias é a aplicação de
fotonovelas. A fotonovela é como nas histórias em quadrinhos, cada quadrinho da
sequência corresponde a uma cena da história, no caso, corresponde a uma
fotografia acompanhada da mensagem textual. (WIKIPEDIA 2013). Esse método,nas
escolas publicas, favorece aos alunos um trabalho teatral, ocorrendo uma
interdisciplinaridade. Pois o envolvimento dos alunos contribui para o avanço
nas discussões de questões sociais aliadas aos conteúdos Químicos. O objetivo
deste trabalho é utilizar a fotonovela como uma nova metodologia e destacar os
malefícios que os componentes químicos contidos nas drogas causam ao organismo,
contextualizando com a disciplina Química.
MATERIAL E MÉTODOS: O projeto proposto foi desen¬volvido no Colégio Estadual Senador Chagas
Rodrigues, localizado no município de Parnaíba (PI) como atividade desenvolvida
e supervisionada pelo PIBID (Programa Institucional de Iniciação a Docência)
Química na escola durante 4 semanas. A metodologia utilizada para a realização
deste projeto foi proposta aos alunos do 3º ano uma pesquisa sobre fotonovela
para a produção de uma história sobre drogas e seus efeitos para apresentar a
todos os alunos da tarde utilizando slides com fotos dos participantes em
quadrinho baseadas em historias conhecidas ou vivenciadas por eles. Após a
apresentação da fotonovela realizada pelos alunos, os bolsistas do PIBID de
Química realizaram uma palestra sobre os maus efeitos das drogas no organismo,
relacionado com o contexto da disciplina química relatando as composições de
cada tipo de droga e seus efeitos para o organismo do ser humano e as
consequências para suas famílias e a sociedade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a realização da fotonovela pode-se verificar que os alunos participaram
ativamente do projeto, pesquisando sobre os tipos de drogas e suas composições
químicas, relacionado com as ações que agride o organismo, além de perceberem
que os elementos químicos estão muito presente nas composições das drogas, os
alunos poderão conhecer as estruturas químicas do crack,maconha e muitas outras
substancias pesquisados pelos alunos.e como muito deles são maléficas para o ser
humano.Pode-se observa como uma metodologia de incentivo, a
criatividade e a quebra do tradicionalismo no Ensino de Química que se
acompanhava
no cotidiano escolar. Um ensino voltado para a formação do cidadão, assumindo
que
os conhecimentos adquiridos na escola são importantes à medida que uma inserção
maior dos indivíduos na sociedade em que vivem (FERREIRA, W.M.2011). A escola no
sentido de produzir a fotonovela ficou muito dedicada ao trabalho, além de terem
ressaltado que na disciplina de química estão assuntos que envolvem seu dia a
dia
aproximando-os do conhecimento científico.
CONCLUSÕES: A fotonovela como ferramenta facilitadora do ensino mostrou-se eficaz, pois
proporcionou aos alunos um novo olhar sócio cientifico sobre a questão das drogas
o que acabou surpreendendo a todos, o projeto acabou envolvendo não só alunos e
professores, mas toda a escola a direção os zeladores dentre outros, propiciando
um ambiente de companheirismo e trabalho. Como método de ensino serviu para
mostrar que algumas das atuais metodologias utilizadas na escola estão
ultrapassadas não conseguindo seu real objetivo que é a aprendizagem, mas o
resultado principal se observou na participação e no compr
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SANTOS, W.L.P. e SCHNETZLER, R.P. Educação em química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Unijuí, 1997
WIKIPEDIA. Fotonovela Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotonovela Acesso fevereiro. 2013
FERREIRA,W.M. e SILVA,A.C.T. As fotonovelas no ensino de química .QUÍMICA NOVA NA ESCOLA Vol. 33, N° 1, pag.25-31 FEVEREIRO 2011.