Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: INICIALIZANDO O USO DA TELA MÁGICA PERSONALIZADA COM OS DEFICIENTES VISUAIS.
AUTORES: Carvalho de Souza, S. (UEPB CAMPUS PATOS) ; Oliveira dos Santos, R. (PM-JP E PM-CAB) ; Felix da Silva, M. (UEPB CAMPUS PATOS)
RESUMO: O uso de recursos didáticos ligados à percepção tátil pode trazer diversas
vantagens à aprendizagem dos alunos deficientes visuais, já que esses materiais
promovem uma melhoria na assimilação dos conteúdos propostos de forma mais precisa
e enriquecedora. Diante do exposto, foi elaborada a tela mágica de baixo custo
para deficientes visuais para desenhar em alto-relevo formas geométricas, tabelas,
figuras, ângulos e gráficos; escrita do alfabeto latino e de números arábico e
grego; escrita de íons e reações químicas, dentre outros, aproximando desta
maneira, todos os seres humanos e contribuindo para a sua integração efetiva na
sociedade.
PALAVRAS CHAVES: Tela mágica; Baixo custo; Inclusão.
INTRODUÇÃO: Atualmente, independente do grau de visão residual, existem diversos recursos
tecnológicos que assistem a melhorias na qualidade de vida dos deficientes
visuais. Farrell (2008) assegura que o leitor comum de Braille é bem mais
devagar que um leitor comum de letras impressas. Esse desenvolvimento se dá
devido ao fato do deficiente visual não conseguir sondar à frente como o leitor
visual, em outras palavras, não existe tato periférico equivalente à visão
periférica. Além disso, a leitura do sistema Braille é feita com a ponta dos
dedos indicadores de uma das mãos. A agilidade de leitura de um cego com prática
não supera 114 palavras por minuto, enquanto a média dos videntes experientes
encontra-se em torno de 280 palavras por minuto (COLL, 1995). Baseado nessas
informações construiu-se um recurso didático ‘batizado’ de tela mágica
personalizada de baixo custo que é capaz de escrever em alto-relevo formas
geométricas, tabelas, ângulos, gráficos, desenhos, escrita do alfabeto e números
arábico e grego, escrever íons e reações químicas, que auxiliou bastante nas
disciplinas de Química, Matemática, Física e Biologia. Com o auxilio da mesma se
consegue escrever deixando um relevo bem acentuado no verso do papel facilitando
assim, a leitura do deficiente visual fazendo com que o aluno com deficiência
visual apresente melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem.
MATERIAL E MÉTODOS: Para a elaboração da tela mágica de baixo custo utilizou-se: tela de proteção
utilizada na construção de edifícios com dimensões ligeiramente superiores a do
formato A4, papelão, cartolina, cola quente, EVA e uma foto da pessoa que usará o
material para personalizá-lo. A tela foi colocada sobre o papelão e o EVA, colando
os mesmos com cola quente e coberto em seu verso por cartolina e para finalizar
colou-se uma foto em tamanho A4 com o nome da aluna escrito em Braille e em
alfabeto latino.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O intuito da construção da tela mágica foi de conseguir superar, de forma rápida
e simples, a escrita e leitura de formas geométricas, desenhos, tabelas, ângulos
e gráficos; letras do alfabeto latino e números arábico e grego, escrever íons e
reações químicas, dentre muitos outros símbolos. Uma vez que, através da reglete
e punção fica praticamente impossível. Após a confecção da tela, apresentou-se a
tela a duas alunas com deficiência visual e pediu-se que as mesmas avaliassem a
tela em suas aulas e após um período de uso, uma das alunas avaliadoras do
recurso didático, quando indagada sobre o que achou da mesma, ela prontamente
respondeu: “simplesmente estou amando e passei a utilizar bastante nas aulas de
química, física, biologia e matemática além de está carregando-a sempre na bolsa
junto com meus materiais de aula”. Segundo a outra entrevistada que também teceu
vários elogios ao material didático, complementou afirmando que “os professores
admiraram bastante a tela pela praticidade e simplicidade deste recurso
didático”. O contorno deixado na linha escrita através da tela ajuda muito a
leitura da pessoa com deficiência visual sendo possível assim, que o aluno
consiga entender melhor e de forma simples e rápida os conteúdos que antes era
difícil de ser entendido pelos alunos. Na Figura 1 (a) mostra os lados da frente
e do verso da tela personalizada e na Figura 1(b) apresenta as alunas com
deficiência visual fazendo uso da tela mágica.
Frente e verso da tela personalizada.
A Figura 1(a) mostra o lado da frente e o verso da
tela mágica personalizada.
Utilizando a tela mágica.
A Figura 1(b) mostra as alunas com deficiência
visual utilizando a tela mágica personalizada.
CONCLUSÕES: Quando se elabora um recurso didático simples e de baixo custo que pode auxiliar
bastante as pessoas com deficiência, o resultado realmente é mágico e
surpreendente, pois facilita muito tanto os alunos quanto os professores na
transmissão dos conteúdos, de forma rápida e com manuseio simples. Materiais como,
a tela, são capazes de melhorar o desempenho em sala de aula, apoiando o aluno e o
professor no processo de ensino e aprendizagem, porque os mesmos conseguem fazer a
leitura de formas geométricas, figuras e gráficos através do alto-relevo deixado
no papel com o auxílio da tela mágica.
AGRADECIMENTOS: A todos que contribuíram de maneira significativa para a concretização deste
recurso didático.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: COLL, César, PALACIOS, Jesús & MARCHESI, Álvaro (organizadores). Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
FARRELL, M. Guia do Professor: deficiências sensoriais e incapacidades físicas. Porto Alegre: Atmed, 2008.