53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: INICIALIZANDO O USO DA TELA MÁGICA PERSONALIZADA COM OS DEFICIENTES VISUAIS.

AUTORES: Carvalho de Souza, S. (UEPB CAMPUS PATOS) ; Oliveira dos Santos, R. (PM-JP E PM-CAB) ; Felix da Silva, M. (UEPB CAMPUS PATOS)

RESUMO: O uso de recursos didáticos ligados à percepção tátil pode trazer diversas vantagens à aprendizagem dos alunos deficientes visuais, já que esses materiais promovem uma melhoria na assimilação dos conteúdos propostos de forma mais precisa e enriquecedora. Diante do exposto, foi elaborada a tela mágica de baixo custo para deficientes visuais para desenhar em alto-relevo formas geométricas, tabelas, figuras, ângulos e gráficos; escrita do alfabeto latino e de números arábico e grego; escrita de íons e reações químicas, dentre outros, aproximando desta maneira, todos os seres humanos e contribuindo para a sua integração efetiva na sociedade.

PALAVRAS CHAVES: Tela mágica; Baixo custo; Inclusão.

INTRODUÇÃO: Atualmente, independente do grau de visão residual, existem diversos recursos tecnológicos que assistem a melhorias na qualidade de vida dos deficientes visuais. Farrell (2008) assegura que o leitor comum de Braille é bem mais devagar que um leitor comum de letras impressas. Esse desenvolvimento se dá devido ao fato do deficiente visual não conseguir sondar à frente como o leitor visual, em outras palavras, não existe tato periférico equivalente à visão periférica. Além disso, a leitura do sistema Braille é feita com a ponta dos dedos indicadores de uma das mãos. A agilidade de leitura de um cego com prática não supera 114 palavras por minuto, enquanto a média dos videntes experientes encontra-se em torno de 280 palavras por minuto (COLL, 1995). Baseado nessas informações construiu-se um recurso didático ‘batizado’ de tela mágica personalizada de baixo custo que é capaz de escrever em alto-relevo formas geométricas, tabelas, ângulos, gráficos, desenhos, escrita do alfabeto e números arábico e grego, escrever íons e reações químicas, que auxiliou bastante nas disciplinas de Química, Matemática, Física e Biologia. Com o auxilio da mesma se consegue escrever deixando um relevo bem acentuado no verso do papel facilitando assim, a leitura do deficiente visual fazendo com que o aluno com deficiência visual apresente melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem.

MATERIAL E MÉTODOS: Para a elaboração da tela mágica de baixo custo utilizou-se: tela de proteção utilizada na construção de edifícios com dimensões ligeiramente superiores a do formato A4, papelão, cartolina, cola quente, EVA e uma foto da pessoa que usará o material para personalizá-lo. A tela foi colocada sobre o papelão e o EVA, colando os mesmos com cola quente e coberto em seu verso por cartolina e para finalizar colou-se uma foto em tamanho A4 com o nome da aluna escrito em Braille e em alfabeto latino.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O intuito da construção da tela mágica foi de conseguir superar, de forma rápida e simples, a escrita e leitura de formas geométricas, desenhos, tabelas, ângulos e gráficos; letras do alfabeto latino e números arábico e grego, escrever íons e reações químicas, dentre muitos outros símbolos. Uma vez que, através da reglete e punção fica praticamente impossível. Após a confecção da tela, apresentou-se a tela a duas alunas com deficiência visual e pediu-se que as mesmas avaliassem a tela em suas aulas e após um período de uso, uma das alunas avaliadoras do recurso didático, quando indagada sobre o que achou da mesma, ela prontamente respondeu: “simplesmente estou amando e passei a utilizar bastante nas aulas de química, física, biologia e matemática além de está carregando-a sempre na bolsa junto com meus materiais de aula”. Segundo a outra entrevistada que também teceu vários elogios ao material didático, complementou afirmando que “os professores admiraram bastante a tela pela praticidade e simplicidade deste recurso didático”. O contorno deixado na linha escrita através da tela ajuda muito a leitura da pessoa com deficiência visual sendo possível assim, que o aluno consiga entender melhor e de forma simples e rápida os conteúdos que antes era difícil de ser entendido pelos alunos. Na Figura 1 (a) mostra os lados da frente e do verso da tela personalizada e na Figura 1(b) apresenta as alunas com deficiência visual fazendo uso da tela mágica.

Frente e verso da tela personalizada.

A Figura 1(a) mostra o lado da frente e o verso da tela mágica personalizada.

Utilizando a tela mágica.

A Figura 1(b) mostra as alunas com deficiência visual utilizando a tela mágica personalizada.

CONCLUSÕES: Quando se elabora um recurso didático simples e de baixo custo que pode auxiliar bastante as pessoas com deficiência, o resultado realmente é mágico e surpreendente, pois facilita muito tanto os alunos quanto os professores na transmissão dos conteúdos, de forma rápida e com manuseio simples. Materiais como, a tela, são capazes de melhorar o desempenho em sala de aula, apoiando o aluno e o professor no processo de ensino e aprendizagem, porque os mesmos conseguem fazer a leitura de formas geométricas, figuras e gráficos através do alto-relevo deixado no papel com o auxílio da tela mágica.

AGRADECIMENTOS: A todos que contribuíram de maneira significativa para a concretização deste recurso didático.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: COLL, César, PALACIOS, Jesús & MARCHESI, Álvaro (organizadores). Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

FARRELL, M. Guia do Professor: deficiências sensoriais e incapacidades físicas. Porto Alegre: Atmed, 2008.