Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: CONCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE MUSEUS
AUTORES: Garcês, B.P. (IFMT/UFU) ; Hyppólito, M.P. (UFU)
RESUMO: Museus são muitos importantes para o ensino de ciências. Há uma grande variedade
de museus em grandes centros, porém em alguns lugares não encontramos estes
facilitadores de aprendizado. O presente trabalho teve como objetivo analisar o
conceito de alunos de ensino médio sobre museus. O que eles pensam sobre este
ambiente e como ele pode auxiliar no ensino.
PALAVRAS CHAVES: Museu; Ensino-Aprendizagem; Ensino de Ciências
INTRODUÇÃO: Discussões sobre o papel educativo dos museus e sua função social estão
acontecendo gradualmente dentro do contexto da educação e ensino de ciências.
Destacando-se a crescente demanda de visitantes e projetos com o intuito de
despertar a sociedade em geral para um maior interesse em ciências, percebe-se
uma constante preocupação em avaliar o potencial das atividades oferecidas por
esses espaços. Ao relacionar-se o ensino de ciências aos museus, percebe-se um
preconceito muito forte, uma vez que esses espaços estão geralmente associados a
tudo que é ultrapassado, sem vida e velho. E esse preconceito não se dá apenas
por meio da sociedade em geral, mas também de professores e pesquisadores. Os
profissionais de educação procuram evitar a denominação museu, sobretudo quando
relacionado ao ensino de ciências. Freqüentemente acrescentam à palavra “museu”
a algum adjetivo visando a não associação desse espaço com algum aspecto antigo
ou estático.
MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi realizado no Museu de Rochas e Minerais da Universidade Federal
de Uberlândia, com alunos de 8ª série e com alunos do ensino médio. Anteriormente
a visitação do museu, os visitantes foram submetidos a um questionário que
avaliava a concepção de museus para esses visitantes. Após o questionário, os
visitantes fizeram à visita guiada pelo acervo do museu. Objetivou-se com esse
trabalho avaliar a concepção que os alunos da rede pública possuem sobre museus e
centros de ciências.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A obtenção dos dados foi realizada através de questionários. Dos 54 alunos
entrevistados, 81,5% deles associaram museus a espaços que armazenam objetos
relativos à história e cultura de civilizações, bem como fósseis, animais
empalhados e outros instrumentos antigos. Apenas 18,5% dos entrevistados
associaram museus a espaços que englobam temas de ciências em geral, bem como à
interação e aprendizado científico. No atual momento da história, é perceptível
que as descobertas científicas têm importante papel na melhoria das condições de
vida das pessoas. E os museus e centros de ciências, ao interagirem com os
visitantes, sejam eles estudantes ou não, auxiliam no aumento do interesse
científico, despertando esse público para compreender melhor o ensino de
ciências.
CONCLUSÕES: A concepção de museus apresentada pelos alunos nos mostra que se faz necessário
investimentos na divulgação e construção de museus e centros de ciências
interativos, objetivando-se a ruptura da visão quase exclusiva atribuída a estes
espaços, como “locais de armazenagem de coisas antigas”. Fato que traz a tona
idealizações que concebem estes espaços interativos como locais que proporcionam a
construção de conhecimentos e o aprendizado de ciências.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos ao IFMT, UFU e CAPES.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ROMANELLI, L. I. et al. CBC – Conteúdos Básicos Curriculares – Proposta Curricular – Química. Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Disponível em <http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/>. Acesso em: 12/03/2010.