Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Investigações no Ensino de Química e Física: Uma abordagem cotidiana
AUTORES: Dionizio, T.P. (IFRJ) ; Dionizio, J.C.P. (CIEP 335 E CERC)
RESUMO: O presente trabalho propõe uma atividade experimental de cunho investigativo
sobre alguns conceitos fundamentais das propriedades coligativas, a fim de
discutir e refletir esta metodologia no processo de aquisição de conhecimento
dos alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio do CIEP 335 e CERC, ambos no
município de Queimados – RJ. Através de uma abordagem experimental
investigativa, foram propostos aos alunos experimentos de baixo custo que
envolvem conceitos de temperatura, pressão e densidade, de modo que os próprios
alunos sejam os “investigadores” e apresentem hipóteses que expliquem os
acontecimentos. A análise dos resultados revelou que os alunos se mostraram mais
motivados a compreenderem os assuntos de química e física abordados através de
aulas experimentais e dinâmicas.
PALAVRAS CHAVES: Abordagem investigativa; Ensino de química/física; Experimentos alternativos
INTRODUÇÃO: Segundo Mortimer (2006), para uma aprendizagem contextualizada é conveniente a
escolha de fenômenos em que ocorra algum tipo de transformação e que possam ser
manipulados pelos próprios estudantes, tanto num laboratório como em seu
cotidiano. Numa busca de mostrar e comprovar aos estudantes alguns pontos do
dia-a-dia que se atrelam aos fenômenos de densidade, temperatura e pressão, esta
pesquisa fez uso de curiosidades químicas/físicas e experimentos simples com
materiais alternativos. Para esta atividade foram envolvidas duas escolas
estaduais do município de Queimados, o CIEP 335 e o Colégio Estadual Raymundo
Correa, abrangendo um total de 129 alunos de 1º, 2º e 3º e anos do Ensino Médio.
Esperou-se, com essas atividades, que os alunos fossem capazes de elaborar
hipóteses para as causas observadas nos experimentos, a fim de desenvolver
habilidades cognitivas e atitudes de independência do sujeito. Na tentativa de
vincular a teoria com a prática, este trabalho tem como base um conceito não
inserido na ementa escolar dos alunos da rede pública de ensino (PCN, 2000),
entretanto de extrema importância e influencia direta na esfera cotidiana,
trata-se de propriedades coligativas. Este assunto não é tratado a fundo nesta
pesquisa, mas sim os conceitos básicos para este entendimento, conceitos estes
que são de grande importância para as disciplinas de química e física no Ensino
Médio.
MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente foi entregue aos alunos um questionário, a fim de conhecer melhor a
concepção que eles tinham da química e física, se já tiveram aulas experimentais
e se achavam que a química e a física estavam inseridas no cotidiano.
Posteriormente, foi apresentada uma sessão de curiosidades, a fim de despertar
os alunos para algumas questões do cotidiano (“Por que no preparo de uma
limonada é melhor dissolver o açúcar antes de colocar o gelo?”, “Por que as
águas dos oceanos não congelam, mesmo em locais muito frios, com a temperatura
abaixo de 0°C?”, “Por que o leite ferve e derrama e a água não?”, “Como não
perder o gás de um refrigerante após ter aberto a garrafa?”, “Por que é melhor
adicionar sal na água de cozimento do macarrão depois que já estiver fervendo?”,
“Como é que a roupa seca no varal sendo que a temperatura ambiente não é de
100°C? E mais interessante, se colocarmos a roupa em um quarto com o ar
condicionado ligado, ela também seca.”, “Por que os alimentos cozinham mais
rápido na panela de pressão?” e “Como saber se um ovo está bom para consumo?”).
Ao final desta apresentação a turma foi dividida em 5 grupos e foi entregue um
roteiro contendo o procedimento de 5 experimentos para auxiliar nas atividades
práticas. Todos os experimentos realizados não apresentaram perigo e eram de
materiais alternativos, tendo os alunos total acesso e manipulação em seu dia-a-
dia. Todos os grupos realizaram os experimentos, entretanto, ao terminarem, foi
sorteado um experimento por grupo, de modo que cada um realizasse a discussão e
formulasse uma hipótese para o que foi observado. Ao final foi entregue um novo
questionário a fim de verificar se houve uma contribuição no aprendizado desses
alunos e o que eles achavam do ensino através de aulas experimentais.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a apresentação da sessão de curiosidades os alunos se mostraram
interessados, interagindo com respostas e também com outros questionamentos.
Disseram que não tinham parado para pensar nestas questões do dia-a-dia e
ficaram surpresos, motivados e animados com a intervenção. Os experimentos (1-O
gelo que afunda, 2-A garrafa que encolhe, 3-O ovo que flutua, 4-Ebulição de água
na seringa e 5-Velocidade de evaporação do líquidos) foram apresentados aos
alunos, que seguiram os roteiros e realizaram as práticas propostas. Os alunos
de 1º ano souberam formular melhor hipóteses para os experimentos 2 e 4,
justificando como os fenômenos influenciaram no sistema, O 2º ano, por sua vez
teve a melhor hipótese formulada para o experimento 5, que em geral todos os
alunos tiveram maior dificuldade. O grupo demonstrou maiores conhecimentos
justificando a ordem de evaporação pelas composições das substâncias e
temperaturas de ebulição que deveriam ser diferentes. Por fim, os alunos de 3º
ano foram os únicos que relacionaram o fenômeno observado nos experimentos 1 e 3
com o conceito de densidade, talvez por terem estudado mais conteúdos teóricos
que os demais alunos. Na análise do questionário verificou-se que 95,34% dos
alunos nunca tiveram aula experimental e 100% dos alunos disseram ter facilidade
de compreender a química/física através de aulas experimentais, após terem
participado das atividades propostas. Ao serem interrogados a respeito da
importância da química/física no seu cotidiano, 58% dos estudantes, no primeiro
momento, não concordaram. Entretanto, após terem visto a sessão de curiosidades,
puderam visualizar e assimilar melhor alguns dos aspectos da química/física que
tem influencia direta no seu dia-a-dia, tendo então uma resposta afirmativa por
93% dos alunos.
Experimentos
Tabela com os experimentos realizados e os fenômenos
envolvidos.
Foto dos experimentos
Foto dos experimentos no momento de execução.
CONCLUSÕES: A utilização de atividades experimentais investigativas promoveu nos estudantes o
interesse pelo desconhecido, despertando-os para a curiosidade, mesmo que por
muitas vezes com um saber ingênuo, mas de total relevância no seu processo de
aprendizagem. Além disso, a proposta de se elaborar uma hipótese foi fundamental
para o desenvolvimento de habilidades cognitivas do sujeito. Apesar da dificuldade
na descrição das hipóteses, este momento colaborou de forma positiva para
ampliação e desenvolvimento da linguagem desses estudantes.
AGRADECIMENTOS: Ao CIEP 335 e ao CERC pelo espaço aberto a pesquisa e aos estudantes,
participantes da pesquisa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MORTIMER, Eduardo Fleury. Linguagem e Formação de Conceitos no Ensino de Ciências. In: ______. Metodologia de Ensino, Metodologia de Pesquisa e Instrumentos de Coleta de Dados. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006. cap. 4, p. 174.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros curriculares Nacionais – Ensino Médio / Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2000.