Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: APLICAÇÃO DO JOGO “PALPITE QUÍMICO” COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO MÉDIO DA REDE PÚBLICA
AUTORES: Oliveira, C.J. (INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA) ; Santos, W.C. (INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA) ; França, R.S. (INSTITUTO EDUCACIONAL EUCLIDES DANTAS)
RESUMO: O presente trabalho propôs verificar as contribuições do uso do jogo lúdico
“Palpite Químico” no aprendizado dos aluno de uma tuma do 2ª Ano médio. O
objetivo é incentivar os alunos a aprenderem os conteúdos contemplados pelo
jogo, que são a identificação de fenômenos químicos naturais e artificiais e
reconhecimento de propriedades físico-químicas e aplicações de elementos
químicos e substâncias de uso cotidiano. Esse trabalho teve como coleta de dados
o uso de uma atividade avaliativa que foi aplicada antes e após a realização do
jogo, a fim de verificar os conhecimentos prévios desses alunos e aqueles
adquiridos e desenvolvidos após a aplicação do jogo. A análise dos resultados
mostrou que a utilização do lúdico em sala de aula estimulou o raciocínio e a
interação entre os discentes.
PALAVRAS CHAVES: Jogos Lúdicos; Ensino de Química; Sala de aula
INTRODUÇÃO: Segundo Santana (2008), vários estudos e pesquisas mostram que o Ensino de
Química é, em geral, tradicional, centralizando-se na simples memorização e
repetição de nomes, fórmulas e cálculos, totalmente desvinculados do dia-a-dia e
da realidade em que os alunos se encontram. Para Cunha (2012) no ensino de
química, os jogos têm ganhado espaço nos últimos anos, mas é necessário que a
utilização desse recurso seja pensada e planejada dentro de uma proposta
pedagógica mais consistente. É indispensável que professores e pesquisadores em
Educação Química reconheçam o real significado da educação lúdica para que
possam aplicar os jogos adequadamente em suas pesquisas e nas aulas de química.
Dentro deste contexto, este trabalho teve como objetivo verificar como o ensino
através do uso do jogo lúdico “Palpite Químico” pode contribuir como instrumento
motivador para a aprendizagem de conhecimentos químicos.
MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi aplicado com 29 (vinte e nove) estudantes do 2ª Ano médio de uma
escola da rede publica "Instituto Educacional Euclides Dantas", localizada em
Vitória da Conquista - BA. O jogo Palpite Químico é um jogo de tabuleiro,
semelhante a uma corrida de carrinhos que aborda diferentes conhecimentos
químicos divididos em 03 categorias: substâncias, elementos e fenômenos. A
aplicação do jogo envolve 3 (três) etapas que abrangeu 03:20 horas aulas
distribuídas entre: i) aplicação de uma atividade avaliativa contendo 20
questões objetivas; ii) aplicação do jogo e iii) aplicação da mesma atividade
avaliativa. O jogo é composto por 01 Tabuleiro; 10 fichas enumeradas de 1 a 10;
30 cartas com as dicas (10 para cada categoria); 4 peões de cores distintas; 01
ficha indicativa da categoria da pista; 10 fichas para indicar as dicas que já
foram lidas. Quatro equipes jogam simultaneamente e vence a que atinge primeiro
a casa de chegada. Em seguida, foi feita uma análise do desempenho dos
estudantes, a partir da comparação dos resultados obtidos pelos mesmos na
avaliação realizada antes e após a execução do jogo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A análise dos resultados evidenciou uma melhoria significativa no desempenho dos
estudantes, visto que, antes da aplicação do jogo 6,9 % dos alunos obtiveram
rendimento considerado ótimo (>80%), 69,0% bom (≥ 60% e < 80%), 20,7% regular (≥
50% e < 60%) e 3,4% insuficiente (<50%). Após a aplicação do jogo constatou-se
que o desempenho melhorou consideravelmente, pois 34,5% dos alunos atingiram
rendimento ótimo, 65,5% bom e 0,0% regular ou insuficiente. Qualitativamente,
também foi possível notar um maior envolvimento da turma quando da aplicação do
jogo, em relação ao interesse demonstrado durante as aulas convencionais, o que
pode ser entendido como um elemento motivador, estando vinculado ao melhor
desempenho obtido. Cunha (2012), diz que os jogos, nesse nível de ensino,
permitem também que os estudantes, durante a atividade, participem da avaliação
do próprio jogo, de seus companheiros e façam uma auto-avaliarão do seu
desempenho. Esse movimento acontece automaticamente durante a atividade como uma
forma de autocontrole das ações e do próprio andamento do jogo. Dessa forma pode
se perceber que a utilização de jogos na escola toma fôlego como uma das
estratégias possíveis para a construção do conhecimento.
CONCLUSÕES: A partir dos resultados obtidos pode-se afirmar que o uso de atividades lúdicas
no cotidiano escolar é muito importante, pois quando alunos estão envolvidos
emocionalmente na ação, torna-se mais fácil e dinâmico o processo de ensino e
aprendizagem, portanto é válido dizer que essa aprendizagem refletiu-se no melhor
desempenho dos alunos. Ficou evidenciada a importância do uso de materiais
lúdicos no Ensino de Química, pois este auxilia na melhor compreensão e facilita
a aprendizagem dos conteúdos abordados, além de derrubar essa barreira que existe
entre alunos e a disciplina de Química.
AGRADECIMENTOS: Primeiramente a Deus, a CAPES, IFBA, IEED e Eliana Moraes Santana pela ajuda no
desenvolvimento do trabalho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SANTANA, E. M. A Influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. In: SENEPT, 2008, Belo Horizonte. Anais. São Paulo: Universidade de São Paulo, Instituto de Física - Programa de Pós-Graduação, 2008. p. 1-12.
CUNHA, M, B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química Nova na Escola, v. 34, n. 2, p. 92-98, maio 2012.