Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: PIBID: RELATO DE UMA MOSTRA DE QUÍMICA PARA UMA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO ESTUDO DAS REAÇÕES QUÍMICAS.
AUTORES: Oliveira, W.N. (IF SERTÃO-PE) ; Silva, K.D. (IF SERTÃO-PE) ; Souza, M.J.S. (IF SERTÃO-PE) ; Silva, H.C. (IF SERTÃO-PE)
RESUMO: O presente trabalho mostra que a parceria entre PIBID e Escola Estadual Capitão
Nestor Valgueiro de Carvalho vem ajudando a melhorar a panorâmica do ensino de
Química na instituição, implantando atividades de maior aferição dos estudantes
diante a disciplina. Praticas essa como a “II Mostra de Química” que proporcionou
aos alunos maior protagonismo dentro do espaço escolar, para demonstrar de forma
colaborativa o seu aprendizado, especificamente no estudo das Reações Químicas de
Dupla Troca, por intermédio experiências e atividades relacionadas, integrando o
aluno na construção do saber cognitivo, uma vez que se faz necessário essa
intersecção entre Química e cotidiano, sendo esta, um método eficaz na melhoria
qualitativa e quantitativa de ensino.
PALAVRAS CHAVES: Mostra de Química; Contextualização ; PIBID
INTRODUÇÃO: A realização de Feiras de Ciências traz benefícios para alunos e professores e
mudanças positivas no trabalho em ciências, tais como: o crescimento pessoal e a
ampliação dos conhecimentos; a ampliação da capacidade comunicativa; mudanças de
hábitos e atitudes; o desenvolvimento da criticidade; maior envolvimento e
interesse; o exercício da criatividade conduz à apresentação de inovações e a
maior politização dos participantes (MANCUSO, 2000). Ademais o estímulo ao
caráter experimental da Química e a implementação do ensino contextualizado nas
escolas, que cada vez menos vem sendo usufruída. Segundo (GUIMARÃES, 2009) a
experimentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas
reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos de
investigação.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) atua na
Escola Estadual Capitão Nestor Valgueiro de Carvaho, desde 2012, onde vem
ajudando a melhorar a panorâmica do ensino de Química na instituição,
implantando atividades de maior aferição dos estudantes diante a disciplina. A
Mostra de Química foi uma iniciativa entre PIBID e escola, cujo objetivo foi
proporcionar aos alunos maior protagonismo dentro do espaço escolar, para
demonstrar de forma colaborativa o aprendizado de Química, especificamente no
estudo das Reações Químicas de Dupla Troca, por intermédio de experiências e
atividades relacionadas. O projeto foi vivenciado durante o 2° Bimestre e teve
como base de conteúdo a ementa curricular, com princípio de gerar resultados
positivos, buscando integrar as diversas inteligências e permitir o
desenvolvimento do saber a partir do interesse do discente.
MATERIAL E MÉTODOS: Para sua efetivação, foram necessários os seguintes materiais: béquer,
Bicarbonato de sódio, bola de sopro, cola quente, cola de papel, fita adesiva,
Folha de Ofício A4, jornal, impressora, Permanganato de sódio, pipeta, tesoura,
Vinagre.
Tendo como ordem metodológica os seguintes procedimentos:
Pré-diagnóstico de desempenho.
Apresentação do projeto “II Mostra de Química da Escola Estadual Capitão
Nestor Valgueiro de Carvalho".
Explanação do conteúdo Reações químicas em sala;
Exercícios sobre o conteúdo trabalhado;
Definição de conteúdo especifico: Reação de Dupla Troca;
Divisão de equipes: Conceito da reação; Formulas químicas;
Experimentação; Atividade cultural vinculada ao conteúdo.
Realização da II Mostra de Química da Escola Estadual Capitão Nestor
Valgueiro de Carvalho
Avaliação bimestral.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Diante o diagnóstico foi constatada a fragmentação do saber, sendo
explícito no seu índice de desempenho, logo o PIBID e escola viu-se a
necessidade de realização de atividade contextualizada e que busque motivar e
integrar o aluno na construção do saber cognitivo, proporcionando o seu
protagonismo dentro do espaço escolar, uma vez que se faz necessário essa
intersecção entre Química e cotidiano.
A partir da observação da Mostra foi possível concluir a simetria em
eventos dessa natureza, segundo (FRACALANZA, 2010) que a repetição, pelos
alunos, nas Feiras de Ciências, de experimentos descritos nos livros didáticos
ou daqueles desenvolvidos no Laboratório, apesar de constituir-se de uma prática
reprodutivista, é uma oportunidade única para os alunos ocuparem o lugar de
sujeito-falante e entusiasmado com a Ciência, algo não vivenciado em sala de
aula. Mesmo a Feira de Ciências sendo praticada na lógica da receita, e não da
ação criativa, esse evento era considerado excelente pelos alunos, em função de
ser uma forma diferente de aprender. No qual este “sujeito-falante” ficou
marcado pela abordagem na temática proposta, desde experimentação a atividade
cultural, tendo que a apresentação destes serviram para despertar o interesse da
comunidade acerca do mundo Químico, além disso, como mecanismo de interação do
PIBID com os presentes, programa este até então desconhecido para muitos. Sendo
verificado e comprovada a melhora no saber com o aumento da média bimestral dos
discentes em 21% em relação à anterior, verificando que o ensino com foco nos
estudantes traz resultados positivos e satisfatórios aos envolvidos.
Fig. 1:
Material preparado pelos alunos, tendo em vista
demonstrar a temática proposta na culminância da
II Mostra de Química.
Fig. 2:
Equipe de experimentação sobre a temática Reações
Químicas de Dupla Troca.
CONCLUSÕES: A intersecção entre PIBID e Escola Estadual Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho
vem se disseminando nesse 1 ano e meio, onde foi concluído que na instituição de
ensino havia necessidade de novas abordagens de ensino, sendo verídico a redução
desta carência com a inserção do programa na realização de atividades e eventos
que busquem o saber cognitivo, colaborativo e contextualizado. E que sendo esta,
um método eficaz na melhoria qualitativa e quantitativa de ensino.
AGRADECIMENTOS: A CAPES; ao PIBID; a Escola Estadual Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho e ao IF
Sertão Campus Floresta.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FRACALANZA H. O que sabemos sobre os livros didáticos para o ensino de Ciências no Brasil - UNICAMP, 1993 in Barcelos,N.N.S. et all Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da feira de ciências ''Vida em Sociedade'' se concretiza -Ciênc. educ. (Bauru) vol.16 no.1 Bauru 2010.
GUIMARÃES, C. C. Revista Química Nova na Escola, v. 31, n.3, p. 198-202, 2009.
MANCUSO, R. Feiras de ciências: produção estudantil, avaliação, consequências. Contexto Educativo. Revista digital de Educación y Nuevas Tecnologias, não paginado, 2000. Disponível em: <http://contextoeducativo.com.ar/2000/4/nota-7.htm> Acesso em: 20 jul. 2013.