Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: UMA PROPOSTA PARA AULA DE FUNÇÕES ORGÂNICAS DROGAS LÍCITAS: ALCOÓL E TABACO
AUTORES: Lira Silva, R.P. (FAINTVISA-PE) ; Galdêncio Silva, (FAINTVISA-PE) ; Pessoa, S.M.P.L. (FAINTVISA-PE) ; Andrade, A.M.C.A. (FAINTVISA-PE; ASCES-PE)
RESUMO: A cada dia é mais frequente o uso e o incentivo ao uso de drogas pelos jovens, não apenas por status, mais principalmente pela curiosidade de viver e sentir novas sensações. Este trabalho tem como objetivo relatar os resultados obtidos em uma pesquisa que visa trabalhar os conteúdos de Química Orgânica com alunos de várias áreas do sistema de Ensino Superior abordando as funções orgânicas dando ênfase as drogas lícitas: o álcool e o tabaco, mostrando as alterações causadas pelo uso inadequado dessas drogas. Foi elaborado um questionário e aplicado a alunos do curso de Farmácia-FAINTIVISA/PE, utilizando uma pesquisa do tipo coleta e análise de dados por amostragem. A operacionalização da coleta de dados foi através de questionário contendo cinco questões subjetivas.
PALAVRAS CHAVES: Drogas lícitas; Bebida alcoólica; Tabaco
INTRODUÇÃO: Atualmente tem-se observado a mudança do modelo curricular, na tentativa de que deixe de ser multidisciplinar para se tornar interdisciplinar. A implementação do modelo interdisciplinar no ensino superior é de fundamental importância nos dias atuais pela rapidez das informações (SOUZA et al. 2013). A interdisciplinaridade tem sido usada na cooperação entre as diferentes áreas do conhecimento, uma vez que elas podem se complementar na utilização de conceitos diversos, contribuindo para uma compreensão mais ampla (ZABALA, 2002) e positiva permitindo mudanças gradativas no processo educacional dos conteúdos programáticos com assuntos importantes no âmbito social (SOUZA et al. 2013). Este trabalho tem como objetivo relatar os resultados obtidos em uma pesquisa que visa trabalhar os conteúdos de Química Orgânica com alunos da área de saúde que estudam no sistema de ensino superior, abordando o conteúdo das funções orgânicas dando ênfase as drogas lícitas. As drogas lícitas como a bebida alcoólica, o cigarro e os medicamentos, são permitidas por lei, liberadas para comercialização com propagandas em meios de comunicação. Drogas estas que, mesmo com a liberação para o consumo, causam danos ou dependência. Por ser a bebida alcoólica e o cigarro um tipo de droga de uso universal é possível afirmar que toda a população já fez ou faz uso de algumas delas, pois onde quer que vá pelo menos se inala uma fumaça de cigarro alheio (PECHANSKY et al. 2004). Foi elaborado um questionário e aplicado a 50 alunos do curso de Farmácia-FAINTIVISA/PE, utilizando uma pesquisa do tipo coleta e análise de dados por amostragem. A operacionalização da coleta de dados foi através de questionário contendo cinco questões subjetivas, por serem os profissionais de saúde propensos a fazer uso de drogas.
MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia utilizada foi uma pesquisa do tipo levantamento Survey (MELLO, 2012), ou seja, coleta e análise de dados por amostragem. Inicialmente foi elaborado um questionário contendo cinco questões subjetivas e aplicado a 50 alunos do Curso de Farmácia-FAINTVISA/PE, onde abordam conteúdos inerentes ao tema em questão. As questões foram respectivamente: a) você já fez ou faz uso de alguma droga lícita? b) Se algum parente faz uso de drogas lícitas? c) se conhece alguém viciado em drogas lícitas? d) se concorda que o álcool e cigarro sejam classificados como drogas lícitas? e) se é a favor da liberação do uso da maconha no Brasil? O questionário foi aplicado no período de 20 a 26 de outubro de 2012. Após aplicação do teste foi realizado uma aula (seminário) sobre o tema em duas turmas de Química Orgânica, uma no segundo semestre de 2012 e outra no primeiro semestre de 2013.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O questionário foi aplicado para 50 alunos do curso de Farmácia-FAINTIVISA/PE, em uma pesquisa do tipo coleta e análise de dados por amostragem. A operacionalização da coleta de dados foi através de questionário contendo cinco questões subjetivas. Os resultados obtidos da avaliação do questionário foram tratados pelas respostas sim e não das questões e dispostos por percentual. Em relação à questão (a) observou-se que, 77 % dos alunos fazem uso de alguma droga lícita. Perceber-se que em relação à questão (b); se algum parente faz uso de drogas lícitas, 95% dos alunos responderam que sim. 100 % dos alunos responderam que conhecem alguém ciciado em drogas lícitas, questão (c). A questão (d) é referente se o aluno concorda que tanto o álcool como o cigarro seja classificado como drogas lícitas e 70 % dos alunos questionados responderam que sim. A última pergunta do questionário foi sobre a questão (e) da liberação do uso da maconha no Brasil, e dos alunos questionados, 90 % concordam que não são a favor da liberação da maconha.
CONCLUSÕES: Tendo em vista as questões abordadas neste trabalho é possível afirmar que tanto o álcool como o tabaco são uma das drogas mais consumidas em todo o planeta e que só cresce o número de usuários a cada dia. Mesmo com toda a informação a respeito destas drogas lícitas, é cada vez mais frequente nos depararmos com pessoas dependentes das mesmas e o que era para ser apenas uma descoberta acaba influenciando totalmente no rumo de suas vidas e pode ser associado a dificuldades de aprendizado, prejuízo no desenvolvimento e estruturação das habilidades cognitivo-comportamentais e emocionais.
AGRADECIMENTOS: Departamento de Farmácia, Faculdades Integradas da Vitória do Santo Antão FAINTIVISA\PE.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1. MELLO, C. Métodos quantitativos: pesquisa levantamento ou Survey. Disponível em: <http://www.carlosmello.unifei.edu.br>. Acesso em 28 out 2012.
2. PECHANSKY, F., SZOBOT, C. M., SCIVOLETTO, S. Uso de álcool entre adolescentes: conceitos, características epidemiológicas e fatores etiopatogênicos. 2004.
3. SOUZA, A.M.A., ANDRADE, A.M.C., CARVALHO, A.R., FRANÇA, C.H.A., LINS, D.A., SABINO, J.D., BARBOSA, L.R.R. Experimentos químicos e o meio ambiente, uma visão interdisciplinar. In: ROSA, A., BARROS, N. Ensino e pesquisa na educação básica: abordagens teóricas e metodológicas. Recife: Universitária\UFPE, cap. 15, p. 225-240, 2003.
4. ZABALA, A. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.