Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: O Petróleo, da história ao impacto ambiental - uma proposta metodológica aplicada em um curso de formação continuada de professores do Ensino Fundamental.
AUTORES: Neves, S.R.S. (IFRJ NILÓPOLIS) ; Nogueira, V.S. (IFRJ DUQUE DE CAXIAS) ; Pereira, G.R. (IFRJ MESQUITA)
RESUMO: Neste trabalho é apresentado uma oficina realizada junto aos professores de um
curso de formação continuada desenvolvido pelo Espaço Ciência InterAtiva.O
objetivo foi apresentar uma abordagem metodológica sobre o Petróleo a fim de
fomentar o debate sobre a importância de trabalhar com assuntos que partem da
realidade dos alunos.Sendo assim,o Petróleo foi utilizado como tema
incentivador na aprendizagem de alguns tópicos relacionados à
história,geografia,química e biologia.Com este trabalho foi possível concluir
que a utilização de temas com grande importância social
possibilitam reflexões,trocas de ideias e de experiências,facilitam e incentivam
compreensão dos conceitos científicos e além disso,favorecem a busca por
práticas docentes enriquecedoras e significativas.
PALAVRAS CHAVES: Espaço Ciência InterAtiva; Petróleo; Práticas docentes
INTRODUÇÃO: O Espaço Ciência Interativa(ECI)é um espaço de educação não-formal do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro(IFRJ),locado em
Mesquita.O ECI é o primeiro Centro de Ciências da Baixada Fluminense e desde a
sua inauguração desenvolve trabalhos de popularização e divulgação
científica(PEREIRA et al.,2011).Atualmente possui exposições permanentes e
temporárias,bem como desenvolve projetos como:Museu vai à
Escola,curso de formação inicial e continuada para docentes e o curso de Pós-
Graduação Lato Sensu em Educação e Divulgação Científica entre outros. O Curso
de Formação Continuada de Professores em Ciências Naturais recebe profissionais
que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e visa contribuir para a
educação formal na perspectiva de representar uma possibilidade para a melhoria
da prática docente.Desta forma,pode-se considerar o processo de formação
continuada uma oportunidade para os professores compreenderem que são retentores
de conhecimentos e que podem contribuir para o entendimento do processo
ensino/aprendizagem de forma interdisciplinar e
contextualizada(ANDRADE,2010).Diante do exposto,o presente trabalho tem como
objetivo caracterizar um relato de experiência,onde apresentaremos o
desenvolvimento de uma oficina realizada em um dos encontros do Curso de
Formação Continuada de Professores do ECI.A oficina abarcou o tema“A química do
Petróleo",de modo que a temática em questão nos possibilitou a interlocução
entre diferentes esferas do conhecimento:história,geografia,química e
biologia.Outrossim,buscou-se apresentar e explicar experimentos,relacionados ao
tema,que poderão ser aplicados em sala de aula a fim de estimular a utilização
de metodologias que fogem da prática docente tradicional.
MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente foi realizada uma apresentação oral,em slides,com o título “A
Química do Petróleo”,na qual seguiu a seguinte
ordem:histórico,comercialização,localização geográfica,utilização,composição
química,refino,estudo de hidrocarbonetos,propriedades físicas das substâncias,
processos de separação de misturas e impactos ambientais.
Ao final da apresentação propusemos quatro experimentos:simulador do efeito
estufa,camada de gases,produção de gás carbônico e determinação do teor de
álcool na gasolina.As experiências foram escolhidas partindo do pressuposto que
nas escolas em que os professores participantes trabalham não haviam
laboratórios, sendo assim,em todas as atividades experimentais foram utilizados
materiais alternativos com a finalidade de mostrar aos professores,que na falta
de um laboratório ou do material que deve existir dentro dele,é possível
elaborar atividades de ensino usando,como recursos didáticos, materiais que são
de fácil acesso.Após a apresentação dos materiais,houve orientações sobre como
deveriam ser aplicados e esclarecimentos sobre os conceitos relacionados em cada
experimento.Nesse momento,os participantes puderam observar,tocar e realizar os
experimentos sob orientação.O objetivo da realização das experiências na oficina
foi de estimular a participação,favorecer a interação social durante o processo
de construção do conhecimento e enfatizar a importância da utilização de aulas
experimentais que corroboram com a interdisciplinaridade e contextualização no
Ensino.Todas essas etapas citadas anteriormente foram registradas em uma
filmadora para que posteriormente fosse fornecido a cada professor participante
um DVD com a gravação da aula e também para que pudéssemos avaliar os
comentários e a participação dos professores.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Participaram desta aula,dezessete docentes,com experiência entre três e trinta
anos anos no magistério,todos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.Com
exceção de três,todas trabalham em escolas públicas.A aula foi conduzida com
diálogo permanente e perguntas em todas as etapas,com isso foi possível obter
algumas informações importantes.Notou-se que houve uma participação ativa das
professoras em todas as etapas da oficina,principalmente durante os
experimentos.Foi verificado,inicialmente,que nenhuma delas havia abordado o tema
Petróleo de forma interdisciplinar e contextualizadora nas escolas em que
trabalham.Algumas comentaram que conheciam a importância e aplicações do
Petróleo,porém não sabiam a respeito do processo de extração até a obtenção dos
seus derivados na refinaria.Um outra observação importante foi que as
professoras nunca aplicaram um experimento por sentirem inseguras e
despreparadas. Vale a pena ressaltar,que essas observações foram feitas com base
em várias análises do vídeo que foi gravado.Após os experimentos,os professores
responderam a um questionário com duas questões.Abaixo,estão transcritas as
perguntas e algumas respostas obtidas e por questões éticas iremos identificar
os participantes por uma letra:
1.Qual é a sua opinião sobre a utilização do tema Petróleo como ponto de partida
para uma abordagem interdisciplinar e contextualizadora no ensino de ciências?
A.Muito importante para entender e começar a perguntar de onde vem a gasolina, o
gás de cozinha etc;B.Uma ótima oportunidade para discutir questões como meio
ambiente, política e economia;2)Quais seriam os seus objetivos e metodologia
caso você abordasse o tema Petróleo com os seus alunos?A.Falar sobre a poluição
do gás CO2;B.Discutir questões que circulam na mídia.
CONCLUSÕES: Diante do trabalho realizado,foi possível verificar uma aceitação positiva dos
professores participantes da oficina sobre a utilização de temas que fazem parte
do nosso cotidiano.Constatou-se,também,que o Petróleo é um excelente
ponto de partida para a inclusão de atividades práticas com caráter
interdisciplinar, o que facilita a compreensão dos fenômenos relacionados a sua
utilização.Por fim,conclui-se que esta abordagem estimulou a reflexão sobre a
prática docente dos professores e o interesse para tentar desenvolvê-la de forma
significativa durante o processo de ensino-aprendizagem.
AGRADECIMENTOS: Espaço Ciência InterAtiva - ECI, IFRJ - Campus Nilópolis, IFRJ - Campus Duque de
Caxias.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANDRADE, C. A. C. Formação continuada e prática educativa superando dilemas e desafios da formação inicial e de atuação docente em Química. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia., vol 3, n. 3, p.60-74, 2010.
MARIA, L. C. de S., AMORIM, M.C.V., AGUIAR, M. R. M. P., et. al. Petróleo: Um tema para o Ensino de Química. Química Nova na Escola, nº15, 2012.
PEREIRA, G. R; SOARES, K. C. M.; COUTINHO-SILVA, R. Avaliação do grau de inserção dos museus de ciências na realidade escolar da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Ciências & Cognição, vol 16, p.96-112, 2011.