Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A Abordagem de Conteúdos de Química por meio da Experimentação e Contextualização: Identificação de Metais.
AUTORES: Nabiça, M.G. (UFPA) ; Pererira, C.C. (UFPA) ; Junior, E.F.M. (UFPA) ; Pereira, C.R.M. (UFPA) ; Lima, A.P. (UFPA) ; Dantas, K.G.F. (UFPA)
RESUMO: O presente trabalho teve por finalidade demonstrar a abordagem da identificação de
metais por meio da experimentação e da contextualização. As atividades se
desenvolveram com alunos do 1° ano do ensino médio, onde primeiramente foi
disposto o roteiro experimental com exercícios. Logo depois, os alunos realizaram
a identificação dos metais presentes nos sais através do teste da chama, seguido
do questionamento aos estudantes em relação à coloração dos fogos de artifícios.
Para verificar o desempenho dos alunos foi realizado a análise das respostas das
questões contidas no roteiro experimental. Os resultados obtidos demonstraram que
os alunos conseguiram compreender e relacionar o conteúdo de Química com o
cotidiano.
PALAVRAS CHAVES: Experimentação; Contextualização; Identificação de Metais
INTRODUÇÃO: Devido às dificuldades no processo de aprendizagem dos educandos, foi necessário
mudanças no modo de ensino aprendizagem de química. Neste contexto, o PCNEM
(Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio) vem incentivar os
educadores a refletirem sobre a prática diária, visando uma nova forma de
planejamento de aula, onde o professor atuante têm que usar da
interdisciplinaridade e a contextualização, a fim de despertar no aluno o
interesse em estudar e a capacidade de observar e relacionar os conteúdos com o
meio em que vivem, desta forma tornando o aprendizado científico em “parte
essencial da formação cidadã de sentido universal e não somente de sentido
profissionalizante” (BRASIL. p.4). São evidentes as dificuldades que os alunos
sentem para relacionar e aplicar os conteúdos químicos com o cotidiano,
principalmente quando os assuntos são vistos de forma abstrata. Sendo assim, se
faz necessário que a teoria ministrada em sala de aula venha acompanhada de
exemplos concretos. A utilização da experimentação contextualizada em sala de
aula é “uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam
a contextualização e o estímulo de questionamentos de investigação” (GUIMARÃES
p.198 et al.,2009), onde o aluno deixa de ser um mero ouvinte memorizador de
conteúdos e passa a compreender e relacionar os assuntos de Química no seu dia-
a-dia. Neste sentido, a aplicação da experimentação contextualizada em sala de
aula é uma forma do educador “desafiar o educando com quem se comunica, a quem
se comunica, a produzir sua compreensão do que vêm sendo comunicado” (FREIRE,
p.39 et al, 2011).
MATERIAL E MÉTODOS: Uma aula experimental sobre identificação de metais usando o teste da chama foi
realizada no laboratório multidisciplinar da Escola Estadual Avertano Rocha
(Distrito de Icoaraci, Belém-PA) com uma turma de 14 alunos do 1° ano do ensino
médio. Inicialmente, um roteiro experimental foi distribuído para os alunos
contendo exercícios. O roteiro foi elaborado pelos bolsistas PIBID, contendo um
texto base sobre o Círio de Nazaré, que é a maior manifestação religiosa
Católica do Brasil e o maior evento religioso do mundo, com o propósito de
questionar a luz colorida que é emitida quando são lançados fogos de artifícios.
Os alunos desenvolveram os experimentos com a ajuda dos bolsistas do PIBID de
Química da seguinte forma: um pedaço de algodão umedecido com álcool foi
colocado em um cadinho de porcelana para cada grupo, e então foi acrescentada
uma ponta de espátula contendo a amostra a ser analisada. Em seguida, o algodão
foi acendido e cada grupo comparou as cores das chamas obtidas com uma Tabela
que continha vários metais com suas respectivas cores características, a fim de
identificar o Lítio, Bário e o Cobre pela coloração que foi emitida na chama. Ao
término dos experimentos, os alunos responderam as questões contidas no roteiro
referente à aula prática. As respostas do questionário serviram como método de
verificação e observação do desempenho dos alunos. As questões respondidas
corretamente valeram 1,5 pontos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Como sugerido pelo PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio)
foi utilizada uma nova forma de aplicação de conteúdos de Química, onde a
experimentação contextualizada foi utilizada como forma de despertar o interesse
do aluno em observar e relacionar os conteúdos com o cotidiano. Constatou-se que
a prática proporcionou uma maior participação e interação dos alunos, onde os
educandos se empenharam na realização do experimento, a fim de descobrirem os
metais que estavam nos sais. O questionamento da coloração dos fogos de
artifícios que são emitidos no Círio de Nazaré, fez com que os estudantes
refletissem sobre o fenômeno químico, relacionando com o experimento que fora
realizado, com o intuito de observar a forma de energia e o deslocamento dos
elétrons nas camadas eletrônicas do átomo. Como ratificado por GUIMARÃES (2009),
a experimentação é uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais
que permite a contextualização e o estímulo de questionamentos de investigação.
A verificação e observação do desempenho dos alunos na experimentação
contextualizada estão representadas no Gráfico 1, onde pode ser observado que
todos os alunos obtiveram bom desempenho nas questões do roteiro, não tendo
menos de 50% de acertos, equivalente a menos de 0,75 pontos, comprovando que os
estudantes conseguiram compreender e relacionar o conteúdo de Química com o meio
social ao qual vivem.
CONCLUSÕES: Pode-se concluir que a utilização da experimentação envolvendo a contextualização,
promove resultados significativos no processo de ensino aprendizagem de química,
sendo uma maneira de fazer com que o aluno participe de forma ativa das aulas e de
acrescentar o conhecimento químico, possibilitando que o educando observe e
consiga relacionar os conteúdos com o cotidiano, estimulando o questionamento de
investigação no aluno.
AGRADECIMENTOS: PIBID-Química/UFPA e CAPES.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ensino Médio Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Parte III.
GUIMARÃES, Cleison Carneiro. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola. Vol. 31, N° 3, AGOSTO 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativo. São Paulo, Paz e terra, 2011.