Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: O Ensino de Química e Uma Proposta Empreendedora: Minicurso Produção de Sabonetes Artesanais
AUTORES: Machado, J.R.O. (IF SERTÃO - PE) ; Lopes, J.A. (IF SERTÃO - PE) ; Silva, C.D. (IF SERTÃO - PE) ; de Sá, E.G. (IF SERTÃO - PE) ; Fiqueroa, J.A. (IF SERTÃO - PE) ; Souza, M.J.S. (IF SERTÃO - PE) ; Silva, H.C. (IF SERTÃO - PE)
RESUMO: O respectivo trabalho elucidará experiências acerca do minicurso Produção de
Sabonetes Artesanais, que teve como público alvo, alunos do Ensino Médio. O mesmo
foi ofertado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência – PIBID, atuantes na cidade de Floresta - PE, em duas escolas de
diferentes séries do nível médio. Que teve como objetivo, trabalhar os conceitos
de reações químicas e propostas empreendedoras por meio do referido minicurso com
alunos do Ensino Médio de diferentes modalidades de ensino. Tal proposta conseguiu
englobar os conceitos químicos e empreendedores para com o corpo discente,
proporcionando momentos de interação e aprendizagem entre professor e aluno.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de química; minicurso; empreendedorismo.
INTRODUÇÃO: O ensino tem que ser pertinente às necessidades dos estudantes, tornando as
aulas interessantes e de acordo com a realidade deles, caso contrário, não
haverá interesse em saber sobre a Química Experimental, se eles não perceberem
de que forma isso pode ser aplicado em suas vidas, uma vez que as aulas têm que
despertá-los para o dia a dia. (LOPES et al., 2013). A partir dessa reflexão que
se propôs o minicurso Produção de Sabonetes Artesanais para alunos do Ensino
Médio com foco empreendedor, realizado pelos bolsistas do PIBID durante a II
Semana do Químico no IF Sertão campus Floresta, para que os discentes pudessem
entender através de um ensino contextualizado à Química presente na produção de
sabonetes artesanais, como também, as características empreendedoras essenciais
para os dias atuais, que outrora, tem dificuldade em perceber o quão a Química,
juntamente com seus processos, se fazem presentes em suas vidas. Em se tratando
do perfil empreendedor, Segundo (VALENCIANO SENTANIN e BARBOZA, 2005) Os
empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular,
apaixonadas pelo que fazem não se contentam em ser mais um na multidão, e querem
ser reconhecidas e admiradas. Características essas, trabalhadas com os alunos,
para que possam fazer de seus sonhos, realidade e oportunidades de negócio. Uma
vez que o ensino esteja voltado a sua realidade e necessidades, para que estes
possam pôr esse conhecimento em prática. Objetivou-se trabalhar os conceitos de
Químicas e propostas empreendedoras por meio do referido minicurso, com alunos
do ensino médio, com um público de 18 alunos, afim de não só desenvolver essas
habilidades artesanais e empreendedoras, mas também, contextualizar esse ensino
e despertá-lo para com o espírito empreendedor.
MATERIAL E MÉTODOS: Para realização do minicurso foram necessários: Data show, computador,
impressora, base glicerinada, lauril, becker, bastão de vidro, aquecedor
elétrico, fragrâncias diversas, corantes e manual com as respectivas instruções.
Incluiu os seguintes critérios metodológicos: Exposição dialogado acerca do
conceito o que é Química, onde está presente e qual sua importância em nossas
vidas, após, o que é empreendedorismo e como empreender. Ao término, se
trabalhou o contexto histórico do aroma, com ênfase no sabonete, que teve como
conseguinte a prática da produção dos mesmos. Os alunos foram divididos em
equipes e com ajuda dos bolsistas e do manual de instrução, ficaram responsáveis
pelas práticas e embalagem de sua produção, que teve um total de 8 Kg, para que
a partir destes, utilizem de suas habilidades empreendedoras para dar
continuidade à oportunidade oferecida pelos bolsistas pibidianos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O desenvolvimento das atividades integrou conteúdos e processos básicos da
Química, tais como, estados físicos da matéria e reações químicas. Sendo o
momento teórico essencial nesse processo, como também, a prática. Isso
verificado nas ocasiões em que colocavam em prática os conceitos discutidos em
sala, sendo de suma nesse processo a experimentação. Que exigiu dos mesmos o que
havia sido trabalhado anteriormente. Uma vez que, produziram seus próprios
sabonetes de maneira artesanal. O que lhes permitiu ver na prática o trabalho
com, medidas, envolvendo ganhos e perdas de concentração, como também, de massa.
Que em outras situações, só a tinham em teoria. O que veio a despertar
curiosidade e contribuir no sucesso do minicurso.
Por meio deste, foi possível estimular à criatividade no que diz respeito às
produções e personalização dos produtos, como também, a solução de problemas
oriundos durante a discussão sobre os conceitos químicos e empreendedores.
Obteve-se uma produção final de 8 kg de sabonetes de diversas formas, tamanhos,
cores, modelos e aromas. Corroborando no ensino/aprendizagem de Química.
Figura 1
Momentos de discussão teórica a cerca das temáticas
com o corpo discente.
Figura 2
Alunos realização a produção dos sabonetes
artesanais.
CONCLUSÕES: Trabalhar a disciplina de química através da teoria e da prática, aplicando outros
conceitos como empreendedorismo, veio não só incentivar os discentes para com a
mesma, mas também, trabalhar habilidades que antes não havia sido. O que vem a
dinamizar o ensino e “fugir” do tradicionalismo que se faz tão presente na
metodologia de alguns docentes. De forma dinâmica e interdisciplinar é possível
contextualizar o ensino de Química e proporcionar momentos de diálogos entre
professor e aluno, derivando desse processo uma aprendizagem significativa e
“empreendedora”.
AGRADECIMENTOS: Ao IF Sertão PE por sua contribuição para com a nossa formação; ao PIBID e CAPES
pelo apoio financeiro e as escolas participantes do programa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LOPES, J.A. Química e Empreendedorismo: minicurso aromatizantes de ambiente para alunos do Ensino Médio. SBQ. Disponível em: <http://www.eventoexpress.com.br/cd-36rasbq/resumos/T1472-1.pdf>. Acessado em: 14 de julho de 2013.
VALENCIANO SENTANIN, L. H. & BARBOZA, R. J. CONCEITOS DE EMPREENDEDORISMO. Revista Científica Eletrônica de Administração. Ano V – Número 9 – Dezembro de 2005. Disponível em: <http://www.revista.inf.br/adm09/pages/artigos/ADM-edic09-anov-art02.pdf>. Acessado em: 17 de julho de 2013