Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Encurtando o caminho da aprendizagem química através da construção de um blog
AUTORES: Brandao, M.C.R. (IFPB) ; Silva, T.E. (IFPB) ; Silva, E.D. (IFPB) ; Oliveira, A.G.C. (IFRN)
RESUMO: O intuito do projeto foi à criação e manutenção do blog “Curta a Química”, como veículo para interação com os alunos através de ambiente e linguagem que os mesmos apreciam. O blog vem sendo utilizado pelos professores do IFPB – Campus Campina Grande, pelos estudantes do Campus e por estudantes e professores de outras instituições e cidades. Por tratar-se de um blog que visa à integração com os estudantes e a Química, muitos estudantes melhoram o seu desempenho acadêmico utilizando os materiais e as propostas divulgadas no blog. Diariamente atualizado com assuntos didáticos acerca da disciplina de Química, curiosidades, vídeos com experiências e vídeos aula, o blog chegou à marca de 5898 visitantes únicos e 14387 visualizações até o dia 23 de Julho de 2013.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Blog; Internet
INTRODUÇÃO: Partimos do pressuposto de que a utilização de recursos tecnológicos, especificamente, o blog, com objetivos estritamente educacionais, pode estender o conhecimento para além da sala de aula, criando assim um ambiente dialógico e interativo. Dessa forma o blog estaria dando ênfase à formação do professor/aluno, usando a discussão/interação como um caminho crítico, que conduz os aprendizes do acesso à informação à construção do conhecimento. Foi realizado neste projeto a construção de um blog educativo, o “Curta a Química”, cujo link é curtaaquimica.blogspot.com.br, para atender a necessidade de unir a interatividade e dinamismo do mundo moderno no qual os jovens estão inseridos e a abordagem dos conteúdos químicos de modo a promover uma aprendizagem efetiva, trazendo informações selecionadas de Química, utilizando recursos visuais e sonoros atrativos que estão sendo utilizados pelos alunos do IFPB, campus Campina Grande e por muitas outras pessoas que se interessam pela área. Através da internet viabiliza-se a interação entre vários grupos sociais, que, fazendo uso do blog¸ postam suas considerações e recebem respostas de modo simplificado, além de dispor de um veículo confiável de acesso a outros sites previamente analisados.
O objetivo do projeto foi à construção, manutenção e atualização de um blog educativo que facilitou o processo de ensino-apredizagem de Química no IFPB Campus Campina Grande, inserindo diariamente materiais que promovem a aprendizagem química tais como curiosidades, tira-dúvidas, vídeo-aulas, explicações de assuntos vistos em sala e a divulgação dos materiais de aula, utilizando as redes sociais como aliadas no processo de aprendizagem, diminuindo a barreira entre o estudante e a Química, através da linguagem da Internet.
MATERIAL E MÉTODOS: A construção, atualização do blog Curta a Química e a integração do mesmo as redes sociais foi um processo que não gerou despesas, pois não requer a aquisição de materiais, nem a contratação de mão-de-obra específica, haja vista que o servidor que hospeda o blog é gratuito e as redes sociais Tumblr, Twitter e Facebook não cobram para divulgar serviços.
O procedimento vem sendo realizado pelos autores deste trabalho e por voluntários, estudantes do Curso Técnico Integrado em Informática do IFPB Campus Campina Grande, utilizando qualquer um dos diversos computadores com acesso a rede presentes no Instituto, em horário de disponibilidade do equipamento e do estudante, ou mesmo em seu domicílio utilizando o seu computador particular, complementando a atividade realizada na escola.
Ficou a cargo dos estudantes voluntários, atualizar o blog diariamente, divulgá-lo na Internet e monitorar as dúvidas dos alunos nas redes sociais, postando os materiais propostos pelos professores e alunos, sob a supervisão dos autores deste trabalho. Os vídeos produzidos pelos alunos estão sendo postados no Youtube, no canal do blog no mesmo.
Todo o conteúdo postado no blog é sugerido e avaliado previamente pelos professores de Química do IFPB Campus Campina Grande, de modo que se garanta a confiabilidade e qualidade do material exposto.
O monitoramento dos acessos foi realizado mediante uso das estatísticas do Google Analytics® e da ferramenta de monitoramento Blogger do próprio blog.
Para divulgar o blog, além de utilizar as redes sociais, foi promovido um concurso de vídeos intitulado “Ajude Phineas e Ferb a Ganharem a Feira de Química”, onde os alunos teriam que aplicar os conhecimentos de Química vistos em sala, na prática, através de um vídeo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Houve uma boa aceitação do público, pois o blog alcançou em 15 meses a marca de 14387 visualizações, sendo 5898 visitantes únicos (cada computador que acessou o blog conta como acesso único). Foram registradas visitas de muitas outras cidades e estados do Brasil e também do exterior, demonstrando a capacidade de expansão de um trabalho desenvolvido, inicialmente, para benefício dos alunos do IFPB Campus Campina Grande.
Durante a realização do concurso de vídeos o blog apresentou o maior número de acessos, mesmo durante as férias escolares, além da participação direta de aproximadamente 100 alunos, divididos em 20 equipes. Dez dessas equipes foram selecionadas para a semifinal, que ocorreu por votação no blog. Os cinco vídeos mais votados dentre os 10 foram selecionados para a final, que também ocorreu por votação através do blog Curta a Química. As equipes responsáveis pelos vídeos finalistas foram premiadas com equipamentos eletrônicos e livros.
Desde a criação do blog verificou-se também o melhor desempenho dos alunos do IFPB Campus Campina Grande, durante as aulas de Química. Os professores registraram maior interesse dos alunos pelos conteúdos, que se apresentavam de forma dinâmica no blog e motivação para participação das atividades propostas, tais como o concurso de vídeos e as enquetes. As maiores reclamações vindas de estudantes na disciplina de Química é o fato de não conseguirem aplicar na prática os conteúdos vistos em sala e não conseguirem tirar as suas dúvidas, antes de uma prova. Utilizando as redes sociais Facebook e Twitter, o estudante pode divulgar a sua dúvida nessas redes e a mesma ser respondida através do blog de modo que outros estudantes também poderiam visualizar as respostas e facilitando sua aprendizagem.
CONCLUSÕES: Através da construção e frequente atualização do blog educacional “Curta a Química” foi possível melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados do IFPB Campus Campina Grande e também divulgar conteúdos confiáveis de Química para uma esfera global.
AGRADECIMENTOS: Ao IFPB pelo apoio ao desenvolvimento do projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ARAÚJO, M. C. M. U. Potencialidades do uso do blog em educação. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Educação. UFRN. 208 p. 2009.
GLOGOFF, S. Instructional blogging: Promoting interactivity, student-centered learning, and peer input. [online]. Innovate, v.1, n.5. (2005).
RICHARDSON, Will. Blogs, wikis, podcasts and other powerful web tools for classroom. Tousand Oaks, USA: Corwin, 2006.