Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Desenvolvimento de Atividade Lúdica para o Ensino de Química: Gincana PIBID QUÍMICA/CAA.
AUTORES: Gomes, E.O. (UFPE) ; Silva, J.E. (UFPE) ; Silva, A.S. (UFPE) ; Gomes, M.R.S. (UFPE) ; Cordeiro, (UFPE) ; Silva, B.B.S. (UFPE) ; Silva, J.T. (UFPE) ; Novaes, L.R. (FAFIRE) ; Sá, R.A. (UFPE)
RESUMO: O programa PIBID QUÍMICA UFPE/CAA, promove a integração entre universidade e
escola, de modo a estabelecer projetos de cooperação com a finalidade de elevar a
qualidade do ensino. A Gincana de Química assume um papel importante dentro de
uma escola no que diz respeito à aprendizagem e ao entendimento das etapas que
envolvem a construção do conhecimento científico. O trabalho teve como objetivo
relatar uma experiência do projeto PIBID QUÍMICA UFPE/CAA “Gincana de Química”
como atividade que tem contribuído no ensino-aprendizagem e incentivo dos alunos
pelo estudo desta ciência. Através de um espírito de cooperação, harmonia e
diversão, os alunos aprendem química de uma forma prazerosa. O prêmio maior, lhes
oferecidos, é o conhecimento.
PALAVRAS CHAVES: PIBID; Ensino de Química; Gincana
INTRODUÇÃO: O programa PIBID QUÍMICA UFPE/CAA, implantado no Campus Agreste em 2012, promove
a integração entre universidade e escola, de modo a estabelecer projetos de
cooperação com a finalidade de elevar a qualidade do ensino.
A Química enfrenta alguma resistência e desinteresse, por parte dos
alunos, especialmente quando trabalhada de maneira distante das demais
disciplinas e do cotidiano desses alunos. Consequentemente, os professores são
instigados a irem de encontro ao formalismo matemático e a dialogar com
disciplinas que apresentem conceitos em comum (NEVES, 2007).
Para VYGOTSKY (2007), o aluno exerce um papel ativo no processo de
aprendizagem, por apresentar condições de relacionar o novo conteúdo a seus
conhecimentos prévios, e o professor se torna o responsável por criar zonas de
desenvolvimento proximal, ou seja, proporcionar condições e situações para que o
aluno transforme e desenvolva em sua mente um processo cognitivo mais
significativo.
Atividades lúdicas são utilizadas como materiais didáticos alternativos,
pois tornam o processo de ensino-aprendizagem mais divertido e espontâneo, uma
vez que os estudantes se envolvem fisicamente e cognitivamente com a atividade
(MARCELINO-Jr. et al., 2004).
O PIBID QUÍMICA UFPE/CAA, desenvolve anualmente a atividade didática
“Gincana de Química”. Onde, os bolsistas e alunos do Ensino Médio, fazem uma
abordagem dinâmica dos conteúdos, usando a ludicidade como auxiliadora do
ensino, consequentemente, desenvolvendo a habilidade de expressão dos alunos e
sua capacidade de trabalho em equipe. O trabalho teve como objetivo relatar uma
experiência do projeto PIBID QUÍMICA UFPE/CAA “Gincana de Química” como
atividade que tem contribuído no ensino-aprendizagem e incentivo dos alunos pelo
estudo desta ciência.
MATERIAL E MÉTODOS: A gincana foi realizada no período da manhã com 06 turmas do 1º ano do Ensino
Médio da Escola Nicanor Souto Maior, Caruaru (PE). Inicialmente foi realizado um
levantamento das principais dificuldades encontradas pelo professor e alunos com
relação aos conteúdos abordados ao longo do ano. Desta forma, a atividade foi
estruturada com os temas: “desvendando os segredos do átomo” a partir dos
filósofos, alquimistas e modelos atômicos; tabela periódica e ligações químicas.
Danças, teatro ou paródias foram utilizados na contextualização dos conteúdos. A
segunda fase “Despertar do Espirito Cientifico”, através de uma “Bancada de
Ciências” com materiais que deveriam ser utilizados pelos grupos, para responder
aos questionamentos. A última tarefa, “Olimpíada PIBID de Química”, com
perguntas e respostas, fez uma abordagem de todo conteúdo abordado. Bolsistas
PIBID, Professor Supervisor e Coordenador do subprojeto foram responsáveis pela
organização e aplicação das tarefas. Procurando sempre o envolvimento dos alunos
da escola. Assim, além de aprenderem o que foi abordado, eles instigariam novos
colegas para o envolvimento no projeto. Todas as tarefas foram organizadas
previamente com intuito de que os conceitos fossem repassados de uma forma que
houvesse a compreensão dos alunos. A avaliação da atividade foi realizada por um
júri composto por Licenciandos em Química da UFPE/CAA e professores que
ministram a disciplina química na escola. Observaram-se os seguintes quesitos:
abordagem contextualizada dos conceitos químicos, interação entre os membros do
grupo e animação da torcida. No final, os bolsistas reuniram-se e fizeram um
diagnóstico do que foi explorado, objetivando melhorar nas próximas Gincanas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O projeto PIBID QUÍMICA, está estruturado em dois tipos de atividades:
atividades regulares com a presença dos bolsistas na sala de aula, reuniões
semanais planejando atividades; Atividades complementares com Workshop, Feira de
Conhecimentos e Gincana Interdisciplinar.
É importante despertar o interesse do aluno, contextualizando os
conteúdos e procurando minimizar as atividades de memorização. Desta forma, a
Gincana, através de uma abordagem diferenciada, relacionando os conteúdos de
química com o cotidiano dos alunos, cumpriu o seu papel de revisão, ênfase e
compreensão das temáticas abordadas pelo professor. Os materiais das tarefas
faziam parte do dia-a-dia dos alunos, possibilitando, assim, que eles
enxergassem a química ao seu redor, além de despertar o interesse por esta
ciência.
A tarefa inicial foi de suma importância para a compreensão do conceito
de átomo, pois fez uma abordagem histórica, enfatizando os estudos desde os
filósofos até Bohr. Nos conteúdos de tabela periódica e ligações, os grupos
utilizaram a interdisciplinaridade com a Biologia para enfatizar a importância
de alguns elementos e ligações para a vida dos vegetais e do homem.
A bancada de Ciência mostrou ser uma excelente ferramenta didática, pois
instigou o espírito científico nos alunos, fazendo com que eles refletissem e
resolvessem questões propostas ao grupo. Por fim, a “Olimpíada PIBID”, além de
uma atividade avaliadora, contribui para atenção dos alunos as tarefas. Pois,
foi informado que seriam realizadas perguntas ao final das tarefas. Ou seja, foi
uma forma de conquistar a atração dos alunos e trazê-los para aquele ambiente de
ensino-aprendizagem. Todas as tarefas foram realizadas no tempo determinado, sem
gerar desconforto e contribuindo para o conhecimento da ciência química.
CONCLUSÕES: Através de um espírito de cooperação, harmonia e diversão, os alunos aprenderam
química de uma forma prazerosa. O prêmio maior, lhes oferecidos, foi o
conhecimento. Observamos, com a gincana, um envolvimento maior dos alunos com o
PIBID. Em relação aos futuros professores, alunos PIBID, foi uma experiência
gratificante, pois exigiram novas habilidades para ensinar. Por fim, a forma com
que foram abordados os conteúdos, fez com que houvesse uma maior interação entre
aluno-aluno e aluno-professor. Proporcionando uma evolução no aprendizado e
estimulo no estudo da Química.
AGRADECIMENTOS: A CAPES e ao PIBID Química UFPE/CAA.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MARCELINO-JR, C.A.C.; BARBOSA, R.M.N.; CAMPOS, A.F.; LEÃO, M.B.C.; CUNHA, H.S. e PAVÃO, A.C. Perfumes e essências: a utilização de um vídeo na abordagem de funções orgânicas. Química Nova na Escola, n. 19, 2004.
NEVES, L. O. R. O Lúdico nas Interfaces das Relações Educativas. Leitura e Linguagem: Discursos de Letramentos. 1ª ed. Porto Velho-RO. Editora da Universidade Federal de Rondônia-EDUFRO, 2007, p. 319-330.
VIGOTSKI, L.S. A formação social da mente. In: Interação entre aprendizado e desenvolvimento (Cap. 06). 7º ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 87 – 106.