53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Desenvolvimento de Atividade Lúdica para o Ensino de Química: Gincana PIBID QUÍMICA/CAA.

AUTORES: Gomes, E.O. (UFPE) ; Silva, J.E. (UFPE) ; Silva, A.S. (UFPE) ; Gomes, M.R.S. (UFPE) ; Cordeiro, (UFPE) ; Silva, B.B.S. (UFPE) ; Silva, J.T. (UFPE) ; Novaes, L.R. (FAFIRE) ; Sá, R.A. (UFPE)

RESUMO: O programa PIBID QUÍMICA UFPE/CAA, promove a integração entre universidade e escola, de modo a estabelecer projetos de cooperação com a finalidade de elevar a qualidade do ensino. A Gincana de Química assume um papel importante dentro de uma escola no que diz respeito à aprendizagem e ao entendimento das etapas que envolvem a construção do conhecimento científico. O trabalho teve como objetivo relatar uma experiência do projeto PIBID QUÍMICA UFPE/CAA “Gincana de Química” como atividade que tem contribuído no ensino-aprendizagem e incentivo dos alunos pelo estudo desta ciência. Através de um espírito de cooperação, harmonia e diversão, os alunos aprendem química de uma forma prazerosa. O prêmio maior, lhes oferecidos, é o conhecimento.

PALAVRAS CHAVES: PIBID; Ensino de Química; Gincana

INTRODUÇÃO: O programa PIBID QUÍMICA UFPE/CAA, implantado no Campus Agreste em 2012, promove a integração entre universidade e escola, de modo a estabelecer projetos de cooperação com a finalidade de elevar a qualidade do ensino. A Química enfrenta alguma resistência e desinteresse, por parte dos alunos, especialmente quando trabalhada de maneira distante das demais disciplinas e do cotidiano desses alunos. Consequentemente, os professores são instigados a irem de encontro ao formalismo matemático e a dialogar com disciplinas que apresentem conceitos em comum (NEVES, 2007). Para VYGOTSKY (2007), o aluno exerce um papel ativo no processo de aprendizagem, por apresentar condições de relacionar o novo conteúdo a seus conhecimentos prévios, e o professor se torna o responsável por criar zonas de desenvolvimento proximal, ou seja, proporcionar condições e situações para que o aluno transforme e desenvolva em sua mente um processo cognitivo mais significativo. Atividades lúdicas são utilizadas como materiais didáticos alternativos, pois tornam o processo de ensino-aprendizagem mais divertido e espontâneo, uma vez que os estudantes se envolvem fisicamente e cognitivamente com a atividade (MARCELINO-Jr. et al., 2004). O PIBID QUÍMICA UFPE/CAA, desenvolve anualmente a atividade didática “Gincana de Química”. Onde, os bolsistas e alunos do Ensino Médio, fazem uma abordagem dinâmica dos conteúdos, usando a ludicidade como auxiliadora do ensino, consequentemente, desenvolvendo a habilidade de expressão dos alunos e sua capacidade de trabalho em equipe. O trabalho teve como objetivo relatar uma experiência do projeto PIBID QUÍMICA UFPE/CAA “Gincana de Química” como atividade que tem contribuído no ensino-aprendizagem e incentivo dos alunos pelo estudo desta ciência.

MATERIAL E MÉTODOS: A gincana foi realizada no período da manhã com 06 turmas do 1º ano do Ensino Médio da Escola Nicanor Souto Maior, Caruaru (PE). Inicialmente foi realizado um levantamento das principais dificuldades encontradas pelo professor e alunos com relação aos conteúdos abordados ao longo do ano. Desta forma, a atividade foi estruturada com os temas: “desvendando os segredos do átomo” a partir dos filósofos, alquimistas e modelos atômicos; tabela periódica e ligações químicas. Danças, teatro ou paródias foram utilizados na contextualização dos conteúdos. A segunda fase “Despertar do Espirito Cientifico”, através de uma “Bancada de Ciências” com materiais que deveriam ser utilizados pelos grupos, para responder aos questionamentos. A última tarefa, “Olimpíada PIBID de Química”, com perguntas e respostas, fez uma abordagem de todo conteúdo abordado. Bolsistas PIBID, Professor Supervisor e Coordenador do subprojeto foram responsáveis pela organização e aplicação das tarefas. Procurando sempre o envolvimento dos alunos da escola. Assim, além de aprenderem o que foi abordado, eles instigariam novos colegas para o envolvimento no projeto. Todas as tarefas foram organizadas previamente com intuito de que os conceitos fossem repassados de uma forma que houvesse a compreensão dos alunos. A avaliação da atividade foi realizada por um júri composto por Licenciandos em Química da UFPE/CAA e professores que ministram a disciplina química na escola. Observaram-se os seguintes quesitos: abordagem contextualizada dos conceitos químicos, interação entre os membros do grupo e animação da torcida. No final, os bolsistas reuniram-se e fizeram um diagnóstico do que foi explorado, objetivando melhorar nas próximas Gincanas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O projeto PIBID QUÍMICA, está estruturado em dois tipos de atividades: atividades regulares com a presença dos bolsistas na sala de aula, reuniões semanais planejando atividades; Atividades complementares com Workshop, Feira de Conhecimentos e Gincana Interdisciplinar. É importante despertar o interesse do aluno, contextualizando os conteúdos e procurando minimizar as atividades de memorização. Desta forma, a Gincana, através de uma abordagem diferenciada, relacionando os conteúdos de química com o cotidiano dos alunos, cumpriu o seu papel de revisão, ênfase e compreensão das temáticas abordadas pelo professor. Os materiais das tarefas faziam parte do dia-a-dia dos alunos, possibilitando, assim, que eles enxergassem a química ao seu redor, além de despertar o interesse por esta ciência. A tarefa inicial foi de suma importância para a compreensão do conceito de átomo, pois fez uma abordagem histórica, enfatizando os estudos desde os filósofos até Bohr. Nos conteúdos de tabela periódica e ligações, os grupos utilizaram a interdisciplinaridade com a Biologia para enfatizar a importância de alguns elementos e ligações para a vida dos vegetais e do homem. A bancada de Ciência mostrou ser uma excelente ferramenta didática, pois instigou o espírito científico nos alunos, fazendo com que eles refletissem e resolvessem questões propostas ao grupo. Por fim, a “Olimpíada PIBID”, além de uma atividade avaliadora, contribui para atenção dos alunos as tarefas. Pois, foi informado que seriam realizadas perguntas ao final das tarefas. Ou seja, foi uma forma de conquistar a atração dos alunos e trazê-los para aquele ambiente de ensino-aprendizagem. Todas as tarefas foram realizadas no tempo determinado, sem gerar desconforto e contribuindo para o conhecimento da ciência química.

CONCLUSÕES: Através de um espírito de cooperação, harmonia e diversão, os alunos aprenderam química de uma forma prazerosa. O prêmio maior, lhes oferecidos, foi o conhecimento. Observamos, com a gincana, um envolvimento maior dos alunos com o PIBID. Em relação aos futuros professores, alunos PIBID, foi uma experiência gratificante, pois exigiram novas habilidades para ensinar. Por fim, a forma com que foram abordados os conteúdos, fez com que houvesse uma maior interação entre aluno-aluno e aluno-professor. Proporcionando uma evolução no aprendizado e estimulo no estudo da Química.

AGRADECIMENTOS: A CAPES e ao PIBID Química UFPE/CAA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MARCELINO-JR, C.A.C.; BARBOSA, R.M.N.; CAMPOS, A.F.; LEÃO, M.B.C.; CUNHA, H.S. e PAVÃO, A.C. Perfumes e essências: a utilização de um vídeo na abordagem de funções orgânicas. Química Nova na Escola, n. 19, 2004.

NEVES, L. O. R. O Lúdico nas Interfaces das Relações Educativas. Leitura e Linguagem: Discursos de Letramentos. 1ª ed. Porto Velho-RO. Editora da Universidade Federal de Rondônia-EDUFRO, 2007, p. 319-330.

VIGOTSKI, L.S. A formação social da mente. In: Interação entre aprendizado e desenvolvimento (Cap. 06). 7º ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 87 – 106.