Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Jogo Didático como recurso no ensino de Química com turmas do Ensino Médio da Escola Estadual Dom Idílio Jose Soares Ouricuri-PE
AUTORES: Alves de Oliveira, G. (IF SERTÃO-PE CAMPUS OURICURI) ; Francisco de Paiva Alcântara, A. (ORIENTADOR IF SERTÃO - PE CAMPUS OURICURI)
RESUMO: Neste trabalho pretende-se mostrar a pesquisa que descreve as etapas de produção,
aplicação e avaliação da proposta do jogo didático para a aprendizagem dos
elementos químicos da tabela periódica. O objetivo é apresentar uma proposta em
forma de jogo para contribuir e complementar o ensino-aprendizagem aos alunos das
escolas estaduais do sertão pernambucano. Tem como base os componentes da tabela
periódica e suas aplicabilidades cotidianas, utilizando materiais de baixo
custo para montar um jogo didático que possa contribuir na aprendizagem do
conteúdo ensinado em sala de aula. A proposta teve inicio através de um projeto
da disciplina de prática pedagógica VI no curso de licenciatura plena em química
IF Sertão-PE campus Ouricuri.
PALAVRAS CHAVES: ensino de química; jogos educativos; aplicabilidades
INTRODUÇÃO: A Química é uma disciplina que pode servir de instrumento na formação humana
levando o educando a interpretar o mundo interagindo com a realidade (BRASIL,
1999). Neste contexto o jogo torna-se uma ótima ferramenta para o professor
alfabetizador no processo de ensino aprendizagem, por estimular o interesse do
aluno, possibilitando a construção do conhecimento a partir das suas descobertas
e da interação com os outros, pois os processos do desenvolvimento dos
indivíduos estão relacionados com os processos de aprendizado adquiridos através
da sua interação sócio-cultural (VIGOTSKY, 1984).
Deste modo, pretende-se com este trabalho criar uma forma alternativa para o
ensino de química, através de abordagens práticas em sala de aula, elaboração de
materiais didáticos, jogos e outros recursos, para melhorar a percepção e a
motivação dos alunos da oitava série do ensino fundamental sobre a química e
conduzi-los a uma melhor aprendizagem dos conceitos científicos no ensino médio.
A utilização de lúdicos em sala de aula desenvolvendo jogos, brincadeiras e
propondo problemas que desenvolvem uma postura crítica ante qualquer situação
onde cada hipótese/estratégia formulada ou cada jogada desencadeia uma série de
questionamentos que leva o aluno a apresentar soluções, através da reflexão e da
socialização das descobertas.
MATERIAL E MÉTODOS: O jogo é constituído por duas tabelas, que apresenta a tabela periódica, onde
ocorrerá toda a movimentação e onde localizam-se 32 elementos entre 16 símbolos e
16 nomes dos elementos, feito de madeira, com papel impresso, e raios de bicicleta
e podendo ser trocado os elementos após toda memorização, pois a tabela contém 118
elementos. O 1º jogador gira uma peça e encontrando o símbolo ou elemento ele tem
que procurar a outra parte e vice-versa; encontrando a peça certa continua no jogo
se não passa a vez para outro jogador e assim sucessivamente, vence o jogador que
acertar mais peças iguais.
Para a realização do jogo será necessário conhecimentos básicos dos elementos e
da tabela periódica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O jogo foi aplicado em um grupo de alunos do ensino médio da rede Estadual
Pública do Estado do Pernambuco. As regras do jogo foram fáceis de entendidas por
ser bem livre, nenhum problema foi detectado. Desta forma podemos notar que a
aula tradicional é importante, mas que para complementar o conteúdo visto em sala
de aula, pode ser aplicado outras formas de ensino, como exemplo: jogos,
dinâmicas, etc. comparando as falas dos discentes, concluímos que após a
realização do jogo apresentado, o resultado obtido em sala de aula foi que os
alunos sentiram animo de querer aprender mais sobre o assunto abordado, e terem
mais aulas dinâmicas. E essa motivação do aluno em sala de aula, incentiva o
professor a querer produzir aulas diferenciadas.
CONCLUSÕES: Diante da proposta apresentada podemos dizer que a aula teórica junto com uma
aula complementar, no nosso caso um jogo didático, melhora o entendimento dos
alunos, amenizando a deficiência física que uma escola pública possa apresentar e
melhorando o conhecimento dos alunos na disciplina química, conseguindo assim
fazer com que eles associassem a teoria e a prática no cotidiano. O jogo didático
para a aprendizagem dos elementos da Tabela Periódica pode ser considerado como
interativo e um bom mecanismo de integração disciplinar.
AGRADECIMENTOS: O trabalho aqui apresentados não seria possível sem a valiosa contribuição da
CAPES, pela concessão das bolsas, PIBID, ao IF Sertão Pernambucano.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília, 1996.
PCN+ Ensino Médio. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 09/02/2012.
VIGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1984.