Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Dominó das funções orgânicas: uma metodologia alternativa para o ensino de química orgânica
AUTORES: Tavares, L.C. (UFPA) ; Santos Neto, O. (UFPA) ; Marinho, V.H.S. (IFPA) ; Batalha, F.N. (UFPA) ; Brito, R.C. (IFPA) ; Moreira, R.F. (UFPA) ; Faial, C.R.F. (UFPA)
RESUMO: Ao se buscar novos meios para o ensino da Química, é necessário que se veja a
realidade dos alunos em relação ao assunto ministrado da referente disciplina e
também que se revejam as metodologias empregadas. O uso de metodologias com
ênfase
em atividades lúdicas são alternativas que representam um apoio pedagógico em
potencial, que o professor dispõe para tornar o processo ensino-aprendizagem
mais
eficiente. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo mostrar a
confecção
de um jogo de dominó das funções orgânicas como uma ferramenta para estimular os
alunos ao aprendizado deste assunto, que é considerado de certo grau de
dificuldade da química de 3° ano do ensino médio. Despertando desta forma o
interesse para esta ciência que é tão importante para a sociedade.
PALAVRAS CHAVES: jogo de dominó; ensino de química; funções orgânicas
INTRODUÇÃO: O ensino de Química para alunos do ensino médio, sempre foi um grande desafio
para os educadores, principalmente nas escolas públicas (DELIZOIKOV;ANGOTI;
PERNAMBUCO, 2002). Os alunos que ingressam no Ensino Médio sem portar os pré-
requisitos mínimos ao aprendizado da química, apresentam problemas relacionados
à interpretação e compreensão de fenômenos químicos.A falta de perspectiva por
parte dos alunos que cursam o ensino médio causado pela adoção de métodos de
ensino-aprendizagem tradicionais,é uma das causas de desestímulo à
aprendizagem,pois da forma como está organizada a escola pública atualmente,não
existem condições para que a maioria dos alunos atinja seus objetivos. Assim o
professor pode desempenhar um papel importante através da introdução de novos
métodos de ensino evitando que os alunos fiquem dispersos durante a explanação
dos temas durante as aulas (COELHO & ANDREOTTI, 2002).Com o intuito de despertar
interesse no aprendizado de química em alunos do 3° ano do ensino médio, foi
criado junto a esses alunos um jogo de dominó com ênfase na relação ensino-
apredizagem,que versa sobre conceito de funções orgânicas,visando o
desenvolvimento das competências e habilidades nele contidas.Neste trabalho,a
palavra jogo será usada para jogos educativos,que completem o indivíduo no seu
saber,seus conhecimentos e sua apreensão do mundo e mais especificamente para os
“jogos em classe”,isto é:“para aquelas atividades relacionadas com o ensino,de
natureza recreativa,usadas em sala de aula para obtenção de um maior rendimento
no processo-ensino aprendizagem de um conteúdo específico”.(FLEMMING;COLLAÇO DE
MELLO,2003,p.25).Desta forma surge o interesse em se investigar se a utilização
de jogos como estratégia de ensino estimula e facilita a aprendizagem.
MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi desenvolvido em uma escola pertencente à rede estadual de
ensino da cidade de Belém do Pará. Foi selecionada aleatoriamente uma turma do
terceiro ano do ensino médio para constituir o público-alvo da pesquisa, que
totalizou 38 alunos. A metodologia deste trabalho consistiu, num primeiro
momento em uma exposição feita pela educadora aos estudantes sobre o conteúdo de
funções orgânicas. Em seguida foi solicitado aos alunos que levassem para a
escola, na próxima aula, materiais como folhas de papel cartão, tesouras e
canetinhas, necessários para a confecção do jogo de dominó das funções
orgânicas. Na segunda etapa, a turma foi dividida em dois grupos responsáveis
pela construção do dominó, sob orientação da professora, foram selecionados sete
funções orgânicas: éter, ácido carboxílico, cetona, éster, fenol, álcool e
aldeído. () para substituírem as peças do dominó tradicional. Na terceira
etapa os alunos fizeram uma exposição oral sobre as funções pertencentes ao jogo
e jogaram diversas partidas com o jogo que produziram, o que permitiu avaliar o
quão eficiente foi experiência lúdica desenvolvida em sala de aula para o nível
de aprendizagem dos alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O uso de jogos lúdicos como ferramenta para ensino de Química é um tema bastante
tratado na literatura e, na grande maioria das vezes, com relatos de resultados
favoráveis. A figura 1 mostra peças do dominó das funções orgânicas organizadas
em forma de matriz. A Aplicação do jogo lúdico com ênfase no ensino de conceitos
de funções orgânicas para os alunos da referida escola mostrou que o método de
ensino adotado em sala de aula é eficaz haja vista de ser um tipo de jogo
popular e tradicional e com regras de fácil compreensão, além de trazerem
consigo entretenimento abordando grupos funcionais da química orgânica
focalizando sobre conceitos dos respectivos grupos durante as partidas ajudando
os alunos a terem percepção imediata e instantânea de grupamentos através de
referenciar a determinado grupo funcional a estrutura indicada na peça do dominó
e vice-versa estimulando o raciocínio associativo como mostrado em uma partida
na figura 2. Isto mostra que o ensino tradicional, ou seja, aquele no qual a
transmissão do conteúdo abordado se realiza através da escrita em lousa e por
muitas vezes apenas da leitura do que está escrito na mesma sem
mostrar aos alunos técnicas de como se identificar se em determinada estrutura
há a presença de algum grupo químico orgânico específico não estimula os alunos
a desenvolverem competências curriculares para a disciplina. No entanto a
assimilação de conceitos e mesmo propriedades básicas de grupos funcionais por
intermédio do jogo lúdico proporcionou a melhora no desempenho dos alunos como
apontado por trabalhos similares na literatura (COELHO & ANDREOTTI,2002).
Portanto a introdução de novos métodos de ensino baseados em jogos lúdicos deve
ser estimulada pelos educadores contribuindo para relação ensino-aprendizagem.
FIGURA 1
Peças do dominó das funções orgânicas
FIGURA 2
Partida de dominó de funções orgânicas
CONCLUSÕES: A atividade lúdica apresentada neste trabalho despertou o interesse dos alunos e
pode-se observar que o jogo das funções orgânicas no processo ensino aprendizado é
um recurso que se constituiu de grande importância para o ensino deste tópico da
química orgânica tornando-se assim uma das ferramentas essenciais quando a
metodologia tradicional de ensino não estimula os alunos ao aprendizado da
química.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: COELHO, Geslie; ANDREOTTI, Miriam. 2002. Ciências Naturais, Guia e Recursos Didáticos, Projeto Presente. 1ª Edição: Editora Moderna.
DELIZOICOV, Demetério; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. 2002. Ensino de Ciências: Fundamento e Métodos, Docência em Formação, Ensino Fundamental. 2ª Edição: Cortez Editora.
FLEMMING, Diva Marilia; COLLAÇO DE MELLO, Ana Claudia. 2003. Criatividade Jogos Didáticos. São José: Saint-Germain.