53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Dominó das funções orgânicas: uma metodologia alternativa para o ensino de química orgânica

AUTORES: Tavares, L.C. (UFPA) ; Santos Neto, O. (UFPA) ; Marinho, V.H.S. (IFPA) ; Batalha, F.N. (UFPA) ; Brito, R.C. (IFPA) ; Moreira, R.F. (UFPA) ; Faial, C.R.F. (UFPA)

RESUMO: Ao se buscar novos meios para o ensino da Química, é necessário que se veja a realidade dos alunos em relação ao assunto ministrado da referente disciplina e também que se revejam as metodologias empregadas. O uso de metodologias com ênfase em atividades lúdicas são alternativas que representam um apoio pedagógico em potencial, que o professor dispõe para tornar o processo ensino-aprendizagem mais eficiente. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo mostrar a confecção de um jogo de dominó das funções orgânicas como uma ferramenta para estimular os alunos ao aprendizado deste assunto, que é considerado de certo grau de dificuldade da química de 3° ano do ensino médio. Despertando desta forma o interesse para esta ciência que é tão importante para a sociedade.

PALAVRAS CHAVES: jogo de dominó; ensino de química; funções orgânicas

INTRODUÇÃO: O ensino de Química para alunos do ensino médio, sempre foi um grande desafio para os educadores, principalmente nas escolas públicas (DELIZOIKOV;ANGOTI; PERNAMBUCO, 2002). Os alunos que ingressam no Ensino Médio sem portar os pré- requisitos mínimos ao aprendizado da química, apresentam problemas relacionados à interpretação e compreensão de fenômenos químicos.A falta de perspectiva por parte dos alunos que cursam o ensino médio causado pela adoção de métodos de ensino-aprendizagem tradicionais,é uma das causas de desestímulo à aprendizagem,pois da forma como está organizada a escola pública atualmente,não existem condições para que a maioria dos alunos atinja seus objetivos. Assim o professor pode desempenhar um papel importante através da introdução de novos métodos de ensino evitando que os alunos fiquem dispersos durante a explanação dos temas durante as aulas (COELHO & ANDREOTTI, 2002).Com o intuito de despertar interesse no aprendizado de química em alunos do 3° ano do ensino médio, foi criado junto a esses alunos um jogo de dominó com ênfase na relação ensino- apredizagem,que versa sobre conceito de funções orgânicas,visando o desenvolvimento das competências e habilidades nele contidas.Neste trabalho,a palavra jogo será usada para jogos educativos,que completem o indivíduo no seu saber,seus conhecimentos e sua apreensão do mundo e mais especificamente para os “jogos em classe”,isto é:“para aquelas atividades relacionadas com o ensino,de natureza recreativa,usadas em sala de aula para obtenção de um maior rendimento no processo-ensino aprendizagem de um conteúdo específico”.(FLEMMING;COLLAÇO DE MELLO,2003,p.25).Desta forma surge o interesse em se investigar se a utilização de jogos como estratégia de ensino estimula e facilita a aprendizagem.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi desenvolvido em uma escola pertencente à rede estadual de ensino da cidade de Belém do Pará. Foi selecionada aleatoriamente uma turma do terceiro ano do ensino médio para constituir o público-alvo da pesquisa, que totalizou 38 alunos. A metodologia deste trabalho consistiu, num primeiro momento em uma exposição feita pela educadora aos estudantes sobre o conteúdo de funções orgânicas. Em seguida foi solicitado aos alunos que levassem para a escola, na próxima aula, materiais como folhas de papel cartão, tesouras e canetinhas, necessários para a confecção do jogo de dominó das funções orgânicas. Na segunda etapa, a turma foi dividida em dois grupos responsáveis pela construção do dominó, sob orientação da professora, foram selecionados sete funções orgânicas: éter, ácido carboxílico, cetona, éster, fenol, álcool e aldeído. () para substituírem as peças do dominó tradicional. Na terceira etapa os alunos fizeram uma exposição oral sobre as funções pertencentes ao jogo e jogaram diversas partidas com o jogo que produziram, o que permitiu avaliar o quão eficiente foi experiência lúdica desenvolvida em sala de aula para o nível de aprendizagem dos alunos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O uso de jogos lúdicos como ferramenta para ensino de Química é um tema bastante tratado na literatura e, na grande maioria das vezes, com relatos de resultados favoráveis. A figura 1 mostra peças do dominó das funções orgânicas organizadas em forma de matriz. A Aplicação do jogo lúdico com ênfase no ensino de conceitos de funções orgânicas para os alunos da referida escola mostrou que o método de ensino adotado em sala de aula é eficaz haja vista de ser um tipo de jogo popular e tradicional e com regras de fácil compreensão, além de trazerem consigo entretenimento abordando grupos funcionais da química orgânica focalizando sobre conceitos dos respectivos grupos durante as partidas ajudando os alunos a terem percepção imediata e instantânea de grupamentos através de referenciar a determinado grupo funcional a estrutura indicada na peça do dominó e vice-versa estimulando o raciocínio associativo como mostrado em uma partida na figura 2. Isto mostra que o ensino tradicional, ou seja, aquele no qual a transmissão do conteúdo abordado se realiza através da escrita em lousa e por muitas vezes apenas da leitura do que está escrito na mesma sem mostrar aos alunos técnicas de como se identificar se em determinada estrutura há a presença de algum grupo químico orgânico específico não estimula os alunos a desenvolverem competências curriculares para a disciplina. No entanto a assimilação de conceitos e mesmo propriedades básicas de grupos funcionais por intermédio do jogo lúdico proporcionou a melhora no desempenho dos alunos como apontado por trabalhos similares na literatura (COELHO & ANDREOTTI,2002). Portanto a introdução de novos métodos de ensino baseados em jogos lúdicos deve ser estimulada pelos educadores contribuindo para relação ensino-aprendizagem.

FIGURA 1

Peças do dominó das funções orgânicas

FIGURA 2

Partida de dominó de funções orgânicas

CONCLUSÕES: A atividade lúdica apresentada neste trabalho despertou o interesse dos alunos e pode-se observar que o jogo das funções orgânicas no processo ensino aprendizado é um recurso que se constituiu de grande importância para o ensino deste tópico da química orgânica tornando-se assim uma das ferramentas essenciais quando a metodologia tradicional de ensino não estimula os alunos ao aprendizado da química.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: COELHO, Geslie; ANDREOTTI, Miriam. 2002. Ciências Naturais, Guia e Recursos Didáticos, Projeto Presente. 1ª Edição: Editora Moderna.

DELIZOICOV, Demetério; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. 2002. Ensino de Ciências: Fundamento e Métodos, Docência em Formação, Ensino Fundamental. 2ª Edição: Cortez Editora.

FLEMMING, Diva Marilia; COLLAÇO DE MELLO, Ana Claudia. 2003. Criatividade Jogos Didáticos. São José: Saint-Germain.