Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Gincana dos Elementos Periódicos
AUTORES: Monteiro, W.R. (UFPA) ; Cruz, N.G. (UFPA) ; Alves, B.F.A.R. (UFPA) ; Pinheiro, E.S.P. (UFPA)
RESUMO: O processo de ensino e aprendizagem da disciplina de química, muitas vezes, é
considerado por professores e alunos como difícil e cansativo. O desenvolvimento
de ferramentas que tornem esse processo mais atraente e menos cansativo é de
grande interesse para ambos os participantes do processo, ou seja, tanto para o
educando como para o educador.
As ferramentas para tornar as aulas mais interessantes podem ser direcionadas
para o lado lúdico (jogos didáticos e jogos teatrais), ou para o lado musical, e
ainda para o lado tecnológico, envolvendo recursos audiovisuais como softwares e
vídeos relacionados aos assuntos abordados.
Este trabalho propõe uma “gincana”, que é um conjunto de tarefas disputadas
entre equipes, com o mesmo objetivo, envolvendo o tema classificação periódica
dos elementos
PALAVRAS CHAVES: Lúdico; Tabela Periódica; Gincana
INTRODUÇÃO: Despertar o interesse do aluno para o aprendizado de química no ensino médio vem
sendo um dos grandes desafios encontrados pelos professores em sala de aula.
Entretanto, o não interesse pela química pode estar relacionado à forma
estanque, desestimulante e descontextualizada como essa ciência vem sendo
tratada na maioria das escolas (Chassot, 2003). Assim, verifica-se a necessidade
de utilização de formas alternativas relacionadas ao ensino de química, que
tenham como objetivo despertar o interesse do aluno por essa ciência, bem como
torná-la mais significativa para a vivência do estudante.
A aplicação de jogos vem sendo uma alternativa viável para dar à química a nova
roupagem que ela precisa, já que o uso de atividades lúdicas na escola favorece
o aprendizado pelo erro e estimula a exploração e resolução de problemas. Há
vários exemplos publicados, de jogos relacionados ao assunto de classificação
periódica dos elementos: bingos, jogo da memória, baralhos, entre outros.
Pensando nisso, foi possível criar um jogo ao qual foi nomeado de “Gincana dos
Elementos Periódicos” no qual permite o raciocínio e a mobilidade do aluno, além
da interação com os outros membros da equipe.
Gincana é um conjunto de tarefas disputadas entre grupos diversos, com o mesmo
objetivo final. As gincanas podem ser realizadas por diversos tipos de
competições onde os concorrentes enfrentam várias provas, com obstáculos que
dificultam as tarefas.
MATERIAL E MÉTODOS: Foi confeccionada uma Tabela Periódica (figura 1), empregando papel cartão
(unidos por 0,5 centímetro nas suas extremidades) de cores variadas, onde cada
elemento foi desenhado e pintado com canetinha hidrocor, em um quadrado medindo
20x20cm. Cada elemento pintado ao centro do quadrado é acompanhado de seu nome,
número atômico, massa molecular e camada de valência (figura 2). O Hidrogênio e
as séries dos Lantanídeos e Actinídeos ficam separados da tabela. A tabela
periódica chega a aproximadamente 3m de comprimento por 1m de altura. O dado
empregado em uma outra configuração do jogo foi confeccionado em papel cartão
contendo em cada uma das suas extremidades alternativas de A a E
Material 1ª fase:
- Tabela periódica
- Perguntas em papel cartão
- Estrelinhas numeradas
- Fita adesiva
Jogo: Divide-se a turma em duas equipes, e são distribuídas todas as perguntas e
as estrelinhas em cima de uma mesa. A equipe tem um minuto para colar as
estrelinhas nas respostas que são encontradas na tabela periódica. Ganha a
equipe que acertar mais perguntas, caso haja empate faz-se uma última pergunta e
a equipe que responder primeiro ou em menos tempo, ganha pontos.
Material 2ª fase:
- A mesma Tabela periódica
- Dois dados contendo alternativas de A a E
Jogo: Cada equipe escolhe um representante e cada um deles fica com um dado, a
medida que as perguntas vão sendo feitas o jogador deve escolher uma resposta de
A a E a qual julga ser a resposta correta ou a incorreta com o auxilio do dado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Aprender a pensar. Aprender a aprender. Estas são as habilidades essenciais para o
sucesso do estudante. Pesquisas em teoria educacional e psicologia cognitiva,
mostram que a aprendizagem visual está entre os melhores métodos para ensinar
estudantes de todas as idades a como pensar, e como aprender. Dessa forma pode-se
dizer que o jogo em questão proporciona ao aluno uma maior aprendizagem, visto que
os alunos utilizam visualmente e mentalmente a tabela periódica em todas as fases
da Gincana.
Figura 1
Tabela Periódica (Série dos Lantanídeos e Actnídeos
ficam abaixo da tabela)
Figura 2
Propriedades do elemento
CONCLUSÕES: Espera-se com a aplicação do jogo aqui proposto provocar um maior entrosamento
entre o assunto abordado e o educando, de maneira que o mesmo possa interagir de
forma lúdica com os conceitos e com isso, romper sutilmente com o tradicionalismo
normalmente empregado na transmissão de conceitos de química.
Observa-se ainda que é possível experimentar a meritocracia visto que as
competições podem ser realizadas para por em prova as habilidades de conhecimento
dos alunos no assunto “Classificação periódica dos elementos”, sempre envolvendo
um prêmio final que podem ser pontos avaliativos.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: VASCONCELOS, CELSO DOS SANTOS. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad, 2008.
PAQUAY, L.; PERRENOUD, P.; CHARLIER, E.; ALTET, M.; Formando professores profissionais: Quais Estratégias? Quais competências?/ 2ª edição, Artmed – Porto Alegre, 2001.
DIFICULDADES de Aprendizagem: Detecção e estratégias de ajuda. [s.i.]: Cultura, 2011. 448 p.
SATURNINO, Joyce Cristine S. F. et al. Pôquer dos Elementos dos Blocos s e p. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/prelo/PIBID-69-12.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2013.
INSPIRATION SOFTWARE INC. (Brasil). Aprendizagem Visual. Disponível em: <http://www.inspirationbrasil.com.br/index.asp>. Acesso em: 15 jun. 2013.