Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: JOGOS LÚDICOS COMO FERRAMENTAS INOVADORAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE NOS ANAIS DO ENPEC
AUTORES: Mata, V.A. (UNIVASF/CAMPUS SÃO RAIMUNDO NONATO - PI) ; Mota, T.C. (UNIVASF/CAMPUS SÃO RAIMUNDO NONATO - PI) ; Cleophas, M.G.P. (UNIVASF/CAMPUS SÃO RAIMUNDO NONATO - PI)
RESUMO: Esta análise expõe o resultado de uma pesquisa realizada nos anais do ENPEC sobre
a utilização e aplicabilidade de jogos lúdicos como ferramentas auxiliadoras no
processo de ensino e aprendizagem voltada para o ensino de Química. Os jogos
didáticos vêm sendo inseridos como uma alternativa lúdica e eficaz para auxiliar
neste processo, pois estes representam uma nova oportunidade de ensinar ciências
de uma forma diferenciada, onde seu objetivo é fazer com que o aluno, mesmo
brincando, possa assimilar termos científicos, ou fortalecer os conhecimentos já
adquiridos, respeitando as relações entre indivíduos. Este trabalho visa fazer um
levantamento sobre o uso e aplicabilidade dos jogos como recurso didático para
ensino de ciências, mais especificamente para a Química.
PALAVRAS CHAVES: Química; Lúdico; Recursos didáticos
INTRODUÇÃO: Estudos apontam que o Ensino de Química de maneira geral, desde décadas
passadas, sempre apresentou problemas em sua forma de ensinar, isso acontece
porque esta disciplina ainda é instruída por muitos professores de modo
tradicional, levando os alunos a questionarem sobre qual a função e importância
da mesma em seu cotidiano, pois para muitos tratam-se de aulas monótonas,
cansativas e sem nenhum atrativo que possa fixar a sua atenção e o interesse por
parte dos mesmos. Para tentar contribuir com mudanças no atual panorama, os
jogos tem sido foco de estudos de muitos pesquisadores, pois os mesmos podem
auxiliar de forma dinâmica, atrativa e lúdica o possesso de ensino. Segundo
Santana (2008) o ensino lúdico é uma importante ferramenta na qual o professor
deve oferecer possibilidades para a elaboração do conhecimento. Para Neves et al
(2008), os jogos didáticos cumprem a função de eficientes recursos auxiliares,
pois estimulam a aprendizagem e o interesse por parte dos alunos e ajudando
professores a alcançarem seus objetivos nas aulas de Ciências. De acordo com
Antunes (1998) o jogo é uma das atividades que mais estimula a inteligência e
também o comportamento social, pois ele impõe regras e faz com que os jogadores
controlem seus impulsos, desenvolva e enriqueça suas personalidades. Portanto,
percebe-se o uso de atividades lúdicas, como jogos pedagógicos apresentam alto
potencial e que podem ser implantados no processo de ensino e aprendizagem,
excelentes instrumentos por serem dinâmicos e oferecerem meios de vencer
dificuldades encontradas perante os alunos durante a assimilação dos conteúdos,
servindo como meio de revisar os conteúdos vistos, ou de preencher lacunas
existentes durante o aprendizado, entre outras situações.
MATERIAL E MÉTODOS: Esta pesquisa restringiu-se em fazer um levantamento sobre os trabalhos que
foram publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em
Ciências (ENPEC), desde o ano de 1997 até 2011. Na referida pesquisa foram
examinados trabalhos de comunicação oral e painéis, visando detectar nestes
anais, trabalhos que abordassem a temática “Jogo” voltada para o ensino de
Química.O ENPEC é um evento que tem periodicidade bianual,apresenta uma
importância significativa ao ensino de ciências, sendo fomentado pela Associação
Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), esta foi fundada em
1997 com caráter científico e educacional sem fins lucrativos que tem por
finalidade divulgar, promover e socializar a pesquisa em Educação em Ciências. É
importante salientar que durante a esta varredura, foram localizados artigos
envolvendo as áreas da Física, Biologia e Matemática, porém, foram descartados,
pois o objetivo estava centrado em buscar temáticas que envolvessem jogos
didáticos para o ensino de Química. Com esta pesquisa foi conferira quantidade
de artigos que foram publicados com a referida temática, já que os jogos de
forma geral têm tido, ultimamente, grande repercussão no contexto educacional e
são considerados por muitos autores uma ferramenta com um potencial grandioso
para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de conceitos voltados para a
Química.
Toda a análise foi feita via internet por meio do site de pesquisa Google e no
próprio site do ENPEC (http://www.nutes.ufrj.br/abrapec), onde no mesmo estão
disponibilizadas informações que envolvem: mesas redondas, conferências,
comunicação oral, painéis, dentre outras.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dentre os períodos analisados nos anais desde 1997 a 2011 foram localizados 50
artigos com a temática “Jogo”, sendo que destes, apenas 04 (quatro) estavam de
acordo com os critérios da pesquisa, ou seja, relacionados ao ensino de Química.
No ano de 2007 foram encontrados três trabalhos “O jogo teatral nos processos de
ensino e aprendizagem em ciências: um estudo de caso”,cujo objetivo é analisar a
aprendizagem dos alunos com temas voltados para Química orgânica por meio do
jogo “O debate”;“A influência de jogos e atividades lúdicas no ensino e
aprendizagem de química”,neste artigo foi desenvolvido um jogo de tabuleiro
“Autódromo Alquímico” para alunos da 9ºano do ensino fundamental, que abordavam
temas voltados para a História da Química; já “Os jogos na Química”,trataram de
divulgar a confecção de jogos, como por exemplo, Baralho das reações e perfil do
equilíbrio químico, ambos voltados para alunos do ensino médio,tendo como
finalidade trabalhar conceitos químicos abordando os seguintes conteúdos: íons,
funções inorgânicas e equilíbrio químico. Finalmente, no ano de 2009 foi
localizado o jogo denominado “O uso do role playing game (RPG) como estratégia
de avaliação da aprendizagem no ensino de química”, onde sua proposta era
averiguar os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante a apresentação de um
minicurso, anterior a aplicação do jogo e o mesmo abordou conceitos relacionados
ao álcool, gasolina e biodiesel.Logo abaixo, segue uma tabela mais detalhada
sobre os artigos encontrados (Tabela 1).
Além destes trabalhos, também foram encontrados mais (02) dois artigos, os quais
estão detalhados na tabela abaixo (Tabela 2).
Nota-se que, pela quantidade de trabalhos encontrados, ainda é incipiente a
existência de trabalhos completos com esta temática.
Tabela 1
Artigos encontrados durante a pesquisa sobre os
anais do ENPEC.
Tabela 2
Artigos relacionados a jogos.
CONCLUSÕES: Conclui-se que poucos jogos foram divulgados com a temática “jogos para o ensino
de Química” no ENPEC, durante o período de 1997 a 2001. Provavelmente, com o ENPEC
de 2013, novos trabalhos sobre jogos para o ensino de Química serão divulgados.
Vale ressaltar que, o uso dos jogos no ensino da Química é suma importância para
promover a popularização de estratégias viáveis ao ensino da Química. Recursos
didáticos que sejam acessíveis e exequíveis ao ensino desta Ciência, é importante
para contribuir com um ensino de Química mais prazeroso e eficaz, tanto para o
aluno, quanto para o professor.
AGRADECIMENTOS: O grupo agradece ao PIBIC/UNIVASF e ao POPEQUIM (Popularizando o ensino e a
História da Química). E-mail: popehquim@gmail.com.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SANTANA, E. M. A Influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. In: SENEPT, 2008, Belo Horizonte. Anais...São Paulo: Universidade de São Paulo, Instituto de Física - Programa de Pós-Graduação, 2008. p. 1-12.
NEVES, J. P.; CAMPOS, L. L. ; SIMÕES, M. G. Jogos como recurso didático para o ensino de conceitos paleontológicos básicos aos estudantes do ensino fundamental. Terr@ Plural, Ponta Grossa, 2008 v. 2, p. 103-114.
ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis: Vozes, 1998.