53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ABORDAGEM DE REAÇÕES ORGÂNICAS DO TIPO SN2: UMA PROPOSTA DE RECURSOS DIDÁTICOS

AUTORES: Melo, N.F. (UFPE) ; Silva, J.T. (UFPE) ; Santos, J.D. (UFPE) ; Anjos, J.A.L. (UFPE)

RESUMO: Observou-se que muitos estudantes do curso de Licenciatura em Química da UFPE/CAA, que cursavam a disciplina Química Orgânica I, apresentavam dificuldades em compreender e visualizar a mudança na estereoquímica de uma reação SN2. Neste trabalho, propomos uma modelagem construída a partir da estrutura de um guarda- chuva, como recurso auxiliar na compreensão deste tipo de reação. A eficiência da modelagem proposta foi avaliada através da comparação entre questionários aplicados antes e depois de sua utilização. A análise dos dados mostra uma clara evolução quanto à adequação, compreensão e clareza das respostas em todos os itens avaliados. Por fim, concluímos que a modelagem desenvolvida mostrou-se adequada e eficiente enquanto suporte auxiliar ao entendimento dos conceitos abordados.

PALAVRAS CHAVES: Modelagem; Ensino de química orgânic; Reações SN2

INTRODUÇÃO: Uma das áreas da química que os estudantes mais tendem a utilizar a memorização é a química orgânica. Ainda que haja tamanha carência didática no ensino dessa área, alguns recursos, tais como modelos concretos podem constituir, quando adaptados coerentemente a prática, meios eficazes para que os estudantes alcancem uma aprendizagem significativa. Neste estudo dirigimos nosso olhar para o Ensino Superior, investigando a aprendizagem de alguns conceitos em Química Orgânica, com estudantes de graduação. Conforme Roque e Silva (2008), essa área é pouco investigada e sugerem que para uma compreensão efetiva é necessário no processo de estruturação conceitual estudar e compreender o significado das diferentes representações moleculares. Para Mariano et. al (2008), o ensino dos mecanismos de reação orgânica é bastante complexo e se constitui como fator desafiante na aprendizagem dos estudantes, inclusive de graduação. Além disso, temas relacionados à estereoquímica têm sido apontados como fonte de dificuldades (Baker; George; Harding, 1998), já que exigem a visualização e manipulação mental de estruturas moleculares no espaço. (BAKER et. al, 1998). Neste contexto, observou-se que muitos estudantes do curso de Licenciatura em Química da UFPE/CAA, que cursavam a disciplina Química Orgânica I, apresentavam dificuldades, em compreender e visualizar a estereoquímica envolvida em uma Reação de Substituição Nucleofílica Bimolecular (SN2) em detrimento a Reações de Substituição Nucleofílica Unimolecular (SN1). Para atenuar esta dificuldade, propomos uma modelagem construída a partir da estrutura metálica de um guarda-chuva, como recurso alternativo, palpável e de baixo custo, facilitador da compreensão da dinâmica espacial e geométrica das espécies ligantes em torno do centro quiral.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho foi direcionado a 10 estudantes do 5º período do curso de Licenciatura em Química da UFPE - CAA, que cursavam a disciplina Química Orgânica I e a metodologia utilizada consiste em duas etapas, nas quais foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados e uma modelagem desenvolvida para reapresentar uma Reação de Substituição Nucleofílica Bimolecular (SN2) evidenciando a inversão da configuração estereoquímica. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram dois questionários semi- estruturados, denominados de questionário 1 e questionário 2 (tabela1). Ambos os questionários foram compostos por uma questão de natureza teórica e duas de natureza prática, sendo o questionário 2 construído de modo a preserva os mesmos conceitos, natureza, objetivos e grau de dificuldade. A modelagem utilizada neste trabalho foi desenvolvida a partir da estrutura metálica de um guarda- chuva, a qual teve suas aspas agrupadas em três aglomerados, sendo estes dispostos em ângulos de 109,5º entre si e entre o tubo central, de modo que as extremidades da estrutura estivessem dispostas no sentido dos vértices de um tetraedro, Cuja mobilidade possibilitava a mimetização da inversão de configuração observada em uma reação SN2. Esta modelagem está ilustrada na figura 1. Na etapa 1, os participantes foram orientados sobre a atividade e o questionário 1 foi aplicado como o intuito de averiguar o conhecimento acerca da reação SN2 e de sua estereoquímica. Na etapa 2, a modelagem foi apresentada aos participantes e o questionário 2 foi aplicado. Na análise dos questionários, critérios de foram definidos segundo Bardin (1978).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A análise da modelagem se deu pela comparação entre os questionários 1 e 2, por meio de critérios definidos de acordo com Bardin (1978). Os critérios definidos foram: adequação, clareza e coerência entre respostas. No questionário 1, constatou-se que os universitários conseguiram conceituar e identificar uma reação que ocorre via SN2, demonstrando entendimento sobre o que é uma reação (Q1), no entanto nas questões em que a descrição e explicação do mecanismo de uma reação SN2 (Q2) e de sua estereoquímica (Q3) foram solicitados, boa parte dos estudantes apresentaram dificuldades e não evidenciaram a aproximação nucleófilo-carbono estereogênico e as repulsões carbono estereogênico-grupo abandonador e nucleófilo-grupos ligantes. Desta forma, o caráter eletrostático envolvido em uma SN2, fato que explica a mudança na configuração R-S, não foi satisfatoriamente atendido, demonstrando que os mesmo ainda não visualizam e consequentemente não compreendem o arranjo estereoquímico deste tipo de reação. Na análise do questionário 2, foi observado na Q4 o mesmo percentual de acertos que na Q1. Este resultado está de acordo com os objetivos e com a metodologia adotada nesta investigação, uma vez que aspectos conceituais sobre este tipo de reação não foram explanados. Ao analisar os resultados de Q5, observamos clara evolução na compreensão e na clareza das respostas. Este resultado deve-se ao fato de que na modelagem utilizada, o nucleófilo e grupo abandonador só podem se deslocar através do tubo central e do caráter elétricos dos grupos envolvidos terem sidos evidenciados. Com efeito, na Q6 também houve uma evolução bastante pronunciada. A tabela 1 apresenta as questões contidas em cada questionário, suas naturezas e conceitos abordados, além dos resultados obtidos.

Informações sobre os questionários

A tabela 1 apresenta o perfil e os resultados das análises de cada questão.

Modelagem Desenvolvida

A modelagem utilizada neste estudo foi desenvolvida a partir de um guarda-chuva e bolas de isopor.

CONCLUSÕES: Os resultados nos permitem inferir que a após utilização do recurso didático desenvolvido, os estudantes universitários apresentaram uma melhor compreensão acerca dos conceitos, dinâmicas, interações e representações das Reações de Substituição Nucleofílica Bimolecular – SN2. Com efeito, a modelagem utilizada mostrou-se adequado e eficiente enquanto suporte auxiliar. Concluímos que a utilização da modelagem desenvolvida contribuiu de forma eficaz para a compreensão dos conceitos, do mecanismo e da estereoquímica de reações orgânicas Reações de Substituição Nucleofílica Bimolecular.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BAKER, R. W.; GEORGE, A.V. E HARDING, M. M. Identification and rectification of student difficulties concerning three-dimensional structures, rotation, and reflection. Journal of Chemical Education, v. 75, n. 7, p. 853. 1998.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. p.225.

MARIANO, A.; VENTURA, E.; MONTE, S. A.; BRAGA, C. F.; CARVALHO, A. B.; ARAUJO, R. C. M. U.; SANTANA, O. L. O ensino de reações orgânicas usando química computacional: I. Reações de adição eletrofílica a alquenos. Química Nova. V. 31, n. 5, p. 1243-1249, 2008.

ROQUE, N. F., SILVA, J. L. P. B. A Linguagem Química e o ensino da química orgânica. Química Nova, v. 31, n. 4, p. 921-923, 2008.