Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Mini-Projeto - Chuva Ácida: uma experiência de educação científica para a ESCOLA PÚBLICA NO ENSINO MÉDIO
AUTORES: Patricia de Lima Sampaio, M. (UFMT) ; Denardi, A. (UFMT)
RESUMO: Este trabalho apresenta a experiência do mini- projeto, Chuva Ácida proposto como
atividade da disciplina de Projetos de Ensino de Química, e foi aplicado no
Miniprojetos de Educação Científica no município de Cuiabá, para alunos da rede
pública do ensino médio. O objetivo desse mini- projeto foi propiciar ao aluno
relacionar a teoria e prática com abordagem investigativa e contextualizada da
química sobre um tema de relevância social, de forma a melhorar a educação
científica. O referencial para elaboração do projeto pautou-se nos estudos de
Zabala, relacionado aos estudos da educação química. A avaliação dos resultados
demonstram ampla aceitação pela participação no mini-projeto, equívocos sobre
conceitos químicos relacionados ao tema, os quais foram superados no processo.
PALAVRAS CHAVES: experimentos investigativ; Projetos de Ensino de Quí; chuva acida
INTRODUÇÃO: Muito se fala em construtivismo na educação como um referencial para propiciar
aprendizagem significativa na escola. No entanto, segundo a OCNEMQ (2006) pouco
ou quase nada mudou nas escolas. Isso foi evidenciado ao se ver os planos e
materiais didáticos fortemente presentes nas escolas. As dificuldades e novas
exigências para o trabalho do professor são muitas mas, o modelo tradicional de
ensino persiste. De acordo com os PCNs (1998), o ensino de Química tem se
reduzido à transmissão de informações, definições e leis isoladas, sem qualquer
relação com a vida do aluno exigindo deste quase sempre a pura memorização
restrita a baixos níveis cognitivos. Para melhorar esse cenário uma das
alternativas é a utilização do método de Zabala (1998), associados à educação
química. Para esse autor, aprender vai além de copiar ou reproduzir a
realidade, mas, sim, relacionar o conhecimento já existente aos novos provocando
rupturas, ou modificando-os e/ou estabelecendo novas relações. Esse método
caracteriza e ajuda a organização do conhecimento em conceitos, procedimentos e
atitudes, que nesse caso passou por um estudo de base construtivista em estreita
consonância à educação química. Essa metodologia foi favorável, pois
possibilitou o entendimento de elementos importantes do processo
ensino/aprendizagem. O projeto teve 90% aceitação e verificou-se cerca de 80%
de acertos nas questões de avaliação propostas. Este foi um dos fatores que
demonstraram avanços no conhecimento químico.
MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado no laboratório da UFMT/Depto de Química, área de
ensino, para 17 alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Francisco Ferreira
Mendes no município de Cuiabá/MT. O projeto de extensão contou com uma carga
horária de 12 horas realizados em etapas,a saber: elaboração de apostilas e
instrumentos de avaliação, 2ª etapa - operacionalização do Projeto e 3ª etapa
Avaliação Coletiva do Projeto. A fase da operacionalização do projeto foi
dividido em 3 momentos pedagógicos. Esses momentos pedagógicos, foram adaptados
do método de Zabala por Denardi(2013). Esses contribuíram para elaboração da
apostila, para conduzir o desenvolvimento e a comporem o instrumento de registro
do processo. O primeiro momento consistiu em levantar os conhecimentos prévios
dos alunos sobre o tópico Chuva Ácida, identificação de fatores que causam a
chuva ácida e/ou explicações macro e microscópica do assunto. Nessa fase foi
utilizado um vídeo, e mediado por perguntas. O segundo momento foram propostos
atividades experimentais investigativas com simulação do fenômeno. Esta fase
oportunizou aos alunos, organizados em grupos, a levantarem e testarem
hipóteses, com apoio em observações, registros discussão e analises dos
fenômenos. Essa fase recebeu apoio dos monitores. No terceiro momento, foram
propostos questões de avaliação, estilo do ENEM, sobre os tópicos estudados,
para verificar o que os alunos conseguiram aprender. E no final os alunos
avaliaram o projeto através de questionários que levantaram questões sobre o
conteúdo, os ministrantes, as limitações e pontes fortes do projeto. Todo o
processo foi registrado por dois auxiliares de pesquisa com o uso dos
instrumentos de avaliação. Os instrumentos analisaram a apostila, o conhecimento
dos alunos e a postura do professor
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante o desenvolvimento do projeto foi possível observar e confirmar através
dos registros as dificuldades sobre os conceitos e a evolução da construção do
conhecimento a respeito das reações, dos fatores que causam a chuva acida e o
conceito de pH. Na realização do experimento de simulação da chuva acida em
sistema fechado, os alunos ficaram surpresos com os efeitos visíveis das
reações, de combustão do enxofre e da chuva ácida sobre as flores. Na indagação
sobre o que se transformou e por que ocorreu a transformação apresentavam
dificuldades em explicar o que ocorreu com os reagentes e produtos. Isso
demonstra a dificuldade em ultrapassar os aspectos perceptivos, o que dificulta
a transição entre os níveis fenomenológico e atômico molecular, MORTIMER(1995).
No teste de acidez com indicadores ácido base e na introdução do uso da escala
de pH vários alunos demonstraram uso mecânico da escala ao dizerem: “acido é
para direita ou para a esquerda? Uma vez detectado os problemas de compreensão
estes foram esclarecidos com a mediação. Foram demonstrados e explicados os
conceitos e propriedades das substancias sobre: reagentes, produtos, reação
completa e incompleta, fatores que interferem na reação, o conceito de pH,
acidez e basicidade, e as propriedades acido-base em outros contextos.
CONCLUSÕES: Os resultados obtidos com a aplicação do projeto favoreceu a concretizar de forma
eficaz o exercício da teoria e pratica possibilitando a autora e acompanhantes do
mini projeto a vivenciarem uma experiência inovadora em termos de docência e
contribuiu para a superação dos conhecimentos prévios do senso comum e a ajudar o
aluno a entender a natureza da Ciência Química com seus métodos, suas linguagens,
códigos, explicações que promovem a alfabetização cientifica no contexto real de
problemas.
AGRADECIMENTOS: A PROCEV pela aprovação do projeto de extensão: Miniprojetos de Educação
Científica, para as escolas públicas no Município de Cuiabá.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ______Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio de Química.SEB/MEC. Brasilia.(2006).
_____PCNs Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. SEB/MEC/DF.Brasilia.(1998).
DENARDI,A Instrumentos de avaliação do processo ensino aprendizagem.de Ciências: Zabala e a Educação Química em três momentos pedagógicos.UFMT/Cuiabá/MT,(2013).
ZABALA,A. A prática educativa – como ensinar. Ed.Artmed.1998.
MACENO, N.G, GUIMARÃES,O.M.A Inovação na Área de Educação Química. QNEsc Vol.35, N°1,p.48-56,Fev.2013.
MORTIMER,E.F, MIRANDA,L.C.Transformações concepções de estudantes sobre reações químicas.O Aluno em foco.QNEsc.nº2,novembro,1995.