53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Biodiesel: uma possibilidade de interdisciplinaridade na Química e as concepções de alunos de Ensino Médio

AUTORES: Vasconcelos, T. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGI) ; Lima, R.M. (INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGI)

RESUMO: No momento em que os problemas ambientais estão em debate, a introdução em sala de aula de temas como biodiesel, a partir de uma prática interdisciplinar, é fundamental para que o aluno compreenda as questões relacionadas com esta fonte de energia (Oliveira et al., 2008). Este trabalho tem o objetivo de investigar o nível de conhecimento dos alunos das escolas públicas da cidade de Campos dos Goytacazes (RJ) através de questionários. Percebeu-se que a maioria dos alunos já ouviu falar em biodiesel, porém grande parte dos alunos relatou que foi através da televisão que eles conheceram o biodiesel. Apenas 22% dos alunos afirmaram que este assunto foi trabalhado em sala de aula. Logo, verifica-se a necessidade de que o tema seja abordado mais frequentemente durante as aulas.

PALAVRAS CHAVES: BIODIESEL; ALUNOS; INTERDISCIPLINARIDADE

INTRODUÇÃO: Nos dias atuais, muito tem se falado na destruição do planeta Terra causada pela poluição gerada por ações humana. Com isso, tem sido pesquisado e, até mesmo já colocado em prática, maneiras economicamente viáveis de tentar diminuir as fontes que provocam a poluição do planeta. Uma dessas medidas é a tentativa de substituir os combustíveis fósseis por combustíveis de fontes renováveis de energia, os chamados biocombustíveis, onde a poluição é consideravelmente menor. Segundo FERREIRA et al. (2006) as fontes de combustíveis fósseis estão se esgotando no mundo inteiro e o consumo de energia no mundo tende sempre a aumentar. Por isso, faz-se necessário a busca por alternativas energéticas para a substituição e que ao mesmo tempo sejam menos poluentes. Um combustível de fácil obtenção e com características semelhantes ao diesel comum é o biodiesel. O biodiesel é um combustível renovável, biodegradável e ambientalmente correto, e sucedâneo ao óleo diesel mineral, constituído de uma mistura de ésteres metílicos ou etílicos de ácidos graxos, obtido da reação de transesterificação de qualquer triglicerídeo com um álcool de cadeia curta, metanol ou etanol, respectivamente (PARENTE, 2003, apud TEIXEIRA, 2008, p. 9). Os benefícios ambientais do uso do biodiesel são: redução da poluição do ar, das mudanças climáticas, grande variedade de matérias-primas possíveis para a sua produção, dentre eles: óleos vegetais, gordura animal, óleos e gorduras residuais. Tendo em vista a importância desses biocombustíveis, em especial, o Biodiesel, nas próximas gerações, foi proposta a presente pesquisa com a finalidade de conhecer mais detalhadamente como o tema biodiesel, de fundamental importância na atualidade, vem sendo abordado nas escolas da rede pública em Campos dos Goytacazes (RJ).

MATERIAL E MÉTODOS: A presente pesquisa foi realizada na cidade de Campos dos Goytacazes, Estado do Rio de Janeiro. A coleta dos dados foi realizada em três escolas da rede pública (identificadas por A, B e C) por meio de um questionário, visando identificar o grau de conhecimento dos adolescentes com relação ao Biodiesel. O questionário foi composto de 22 questões e foi respondido por estudantes das três séries do Ensino Médio de forma aleatória e sem que os alunos precisassem se identificar. O instrumento foi distribuído e recolhido no mesmo dia. O questionário foi previamente aprovado por uma pedagoga e posteriormente aprovado pela coordenação de todas as escolas. A faixa etária dos alunos selecionados correspondeu as idades entre 14 e 24 anos, compreendendo as 3 séries do Ensino Médio. Os alunos levaram em torno de 10 minutos para responder o questionário. Foram excluídos da amostragem os alunos que não responderam a todas as questões ou que se recusaram a preencher voluntariamente o questionário. Foi elaborada uma cartilha para ser utilizada como referencial teórico para ser distribuído nas escolas para os alunos do Ensino Médio. Ela é constituída por conteúdos retirados do trabalho, com ilustrações, jogos e fotos, sendo assim, é um material didático com o objetivo de facilitar a aprendizagem.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na escola A foram respondidos 145 questionários, na escola B, 68 e na escola C, 114 questionários. Primeiro os alunos foram questionados quanto a ter ouvido falar sobre o biodiesel. A figura 1 mostra a porcentagem dos alunos das três escolas públicas que já ouviram falar sobre Biodiesel. Em seguida, os alunos foram entrevistados sobre onde eles ouviram falar sobre o tema. E foi possível observar que o principal meio através do qual eles adquiriram o conhecimento sobre o Biodiesel foi através da televisão (54,2%, 61,7% e 63,8% respectivamente nas escolas A, B e C). Segundo Bassi(2007, p.6) esses resultados são reforçados pelo fato de que na atualidade, a preocupação em defender a natureza passou a ser mundial, e vem sendo mostrados quase que diariamente pelas televisões, como exemplo, a poluição do planeta, sua temperatura que vem se elevando a cada dia, as erosões progredindo incessantemente, as áreas agrícolas irrigáveis diminuindo, a população aumentando e os ecossistemas sofrendo efeitos devastadores. Quando questionados se o biodiesel já foi abordado em sala de aula, a grande maioria respondeu que não, como mostrado na figura 2. Como é possível observar, o tema biodiesel tem sido pouco tratado em sala de aula (figura 2). Esses resultados sugerem que o tema deve ser discutido com mais frequência nas aulas, tanto de química, quanto em outras disciplinas onde possa haver uma contextualização do tema. Segundo Prado et al. (2006, p. 203) um tema como o biodiesel é uma oportunidade de combinar vários assuntos e várias disciplinas. Trata sobre alguns dos mais importantes problemas da humanidade, como energia e meio ambiente. Está nos noticiários diários e envolve decisões políticas. Este tema pode ser um eixo articulador para se trabalhar a interdisciplinaridade.

Gráfico 1

Percentual de alunos entrevistados de Ensino Médio em escolas da rede pública de Campos dos Goytacazes (RJ) que já ouviram ou não sobre o biodiesel.

Gráfico 2

Frequência com que o biodiesel vem sendo abordado nas aulas de escolas de Ensino Médio da rede pública em Campos dos Goytacazes (RJ).

CONCLUSÕES: Com os resultados apresentados neste trabalho podemos concluir que: -A grande maioria dos alunos conhecem o biodiesel, mesmo sem ele ter sido abordado em sala de aula; -A maior parte dos alunos adquiriram o conhecimento sobre o biodiesel através da televisão; -O biodiesel deve ser inserido com mais frequência nas aulas não só na disciplina de química, mas também em vários outras disciplinas, onde é possível uma contextualização do tema. - Sendo assim, este trabalho sugere que este tema deve ser inserido no contexto curricular das disciplinas.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: - BASSI, I. M. 2007. Relação homem-natureza, desenvolvimento sustentável e educação ambiental. Curitiba.
- FERREIRA, E.S. da; RICACZESKI, C.C.; ZANCANORO, D.; ALZANI, A. 2006. Biodiesel, um combustível em expansão. Universidade Tecnológica Federal do Paraná
- OLIVEIRA, F. C. C.; SUAREZ, P. A. Z.; SANTOS, W. L. P. Dos. 2008. Biodiesel: possibilidades e desafios. Revista Química Nova na Escola.
- PARENTE, E. J. S. 2003. Biodiesel: uma aventura tecnológica num país engraçado. Fortaleza.
- PRADO, E. A.; ZAN, R. A.; GOLFETTO, D. C.; SCHWADE, V. D.; 2006. Biodiesel: um tema para um aprendizado efetivo. Revista Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, PASSO Fundo, RS.
- TEIXEIRA, M. C. 2008. Biodiesel: uma alternativa energética e social. Campos dos Goytacazes.