Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA AMBIENTAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM
AUTORES: Lima, M.J. (IFPI) ; Coelho, A.S.L. (IFPI) ; Veloso, E.S. (IFPI) ; Rocha, S.F. (IFPI) ; Araujo, J.L. (IFPI) ; Veloso, J.J.L. (IFPI) ; Fé, B.S.M. (IFPI) ; Passos, M.H.S. (IFPI)
RESUMO: O presente trabalho desenvolveu-se através de uma pesquisa qualitativa, tendo
como objetivo analisar a importância da contextualização da Química Ambiental no
ensino de Química para a formação de cidadãos conscientes, sendo que a Química
Ambiental pode abranger informações que amplia os conhecimentos do alunado sobre
o meio ambiente e os seus problemas, correlacionando assim o ensino de Química
com o meio ambiente, podendo repassar, que a Química além de agredir o mesmo
quando usada de forma incorreta, também pode ser a solução destes e de muitos
outros problemas, portanto o docente de Química deve dispor de metodologias que
inclua assuntos sobre a Química Ambiental nas suas aulas, trabalhando de forma
teórica e prática para que os alunos conheçam a real situação do meio em que
vive.
PALAVRAS CHAVES: Química Ambiental; Ensino de Química; Cidadania
INTRODUÇÃO: Nas últimas décadas, o nosso planeta vem sofrendo várias transformações, estas
ocasionadas por vários agentes que agridem o meio ambiente, quer sejam naturais
ou causadas pelo homem, como as queimadas, gases tóxicos liberados pelas
indústrias, metalúrgicas, agroindústrias, contaminações de água, desmatamentos
de forma ilegal, tendo como consequências o surgimento de vários fenômenos
químicos. Trazer o conhecimento desses fatos para a sala de aula é de suma
importância, sendo que a Química Ambiental pode abranger tais assuntos,
objetivando ampliar as informações do alunado sobre o meio ambiente e os seus
problemas, correlacionando assim o ensino de Química com o meio ambiente,
repassando que a Química além de agredir o meio ambiente quando usada de forma
incorreta, também pode ser a solução destes e de muitos outros problemas,
portanto o docente de Química deve dispor de metodologias que inclua assuntos
sobre a Química Ambiental nas suas aulas.
Segundo os (PCNs, 2000, p. 26), A associação de temas “atuais” com o ensino de
Química pode ser vista como questões que fazem parte de “processos que estão
sendo intensamente vividos pela sociedade, pelas comunidades, pelas famílias,
pelos alunos e educadores em seu cotidiano”. O professor precisa trazer para a
sala de aula temas que ocorre no dia-a-dia, deve estar atualizado com assuntos
relacionados com o meio ambiente, associando-os com os conteúdos de Química
abordados, podendo assim formar cidadãos conscientes dos seus direitos, deveres
e responsabilidades.
Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da
contextualização da Química Ambiental no ensino de Química para a formação de
cidadãos conscientes.
MATERIAL E MÉTODOS: O desenvolvimento da pesquisa foi realizado através de questionários aos
docentes formados em Química da rede Estadual do Ensino Médio nas turmas de 1ª a
3ª série em Colégios situado na cidade de PICOS-PI, a fim de analisar os
conhecimentos dos professores sobre a Química Ambiental, se há uma
contextualização desse assunto na sala de aula com os conteúdos de Química. Para
isso foi usado como coletas de dados um questionário, dirigido a dez professores
de Química de diferentes instituições de ensino, abordando temas como: O que se
entende sobre química ambiental? Como a educação da Química Ambiental está
inserida no ensino médio? Como a Química Ambiental influência a sociedade? Que
assunto interessante você gostaria de trabalhar sobre a Química Ambiental na
escola? É importante que os alunos estejam por dentro desse assunto?
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através dos questionários aplicados, analisou-se que os professores
concordam que a química ambiental estuda os processos químicos que acontecem na
natureza, e que é um assunto bem interessante de ser abordado na sala de aula,
só que infelizmente não há muito destaque nos livros didáticos. Cada professor
apresentou seu ponto de vista sobre como a química ambiental influência a
formação de um cidadão mais crítico dentro da sociedade, afirmando que quando
sabem do que se trata o estuda da Química no meio a ambiente as pessoas se
conscientizam, e enxergam a importância de preservar o meio ambiente.
O assunto mais interessante segundo os professores, o qual eles mais
gostariam de trabalhar, é a coleta seletiva, reciclagem do lixo que é um grande
agressor, também a reciclagem voltada ao ensino da química e sua importância
para o meio ambiente. Em relação aos alunos, é necessário que estejam por dentro
desse assunto, para que assim possam tomar decisões melhores para o nosso
planeta preservando-o para que gerações futuras possam ter vida com qualidade.
CONCLUSÕES: A partir da análise dos resultados obtidos nessa pesquisa, realizada com os
docentes de química nos colégios do ensino médio da rede Estadual de PICOS-PI,
pode-se constatar que a química ambiental é de suma importância ser inserida no
contexto escolar dos alunos, pois havendo a contextualização dos assuntos de
química com o meio ambiente, estará contribuindo de forma positiva na formação de
cidadãos conscientes. Ressaltando ainda que muitos docentes afirmam que os livros
didáticos devem abordar mais sobre assuntos relevantes ao meio ambiente.
AGRADECIMENTOS: Agradeço primeiramente a Deus que esta sempre do meu lado e nunca me abandona, a
minha família, meus amigos que me deram muita força e me ajudaram.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Disponível em <:http://www.abq.org.br/cbq/2011/trabalhos/6/6-918-6660.htm> acessado: 20/07/2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000.