53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A UTILIZAÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CADEIAS CARBÔNICAS

AUTORES: Lima Monteiro, S.H. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA) ; Cardoso, N. (UVA)

RESUMO: O tipo de pesquisa abordada é a pesquisa-ação investigando fatos que possam comprovar o quanto a interdisciplinaridade permite ao estudante interagir com o conhecimento de forma que o aprendizado seja expressivo e, aos professores observar a aplicação desta metodologia e os limites de sua execução. A técnica básica utilizada para o processo investigativo e de intervenção foi o uso de questionários e a ação-reflexiva entre professores das disciplinas em questão. Os resultados obtidos demonstram que a aplicação desse método contribuiu de forma positiva no aprendizado dos alunos, pois nos questionários, a quantidade de acertos, assim como o interesse pelo conteúdo abordado foi maior na aula interdisciplinar. Após a pesquisa os professores se interessaram em conhecer mais sobre o assunto.

PALAVRAS CHAVES: Interdisciplinaridade; Ensino Reflexivo; Pesquisa-ação

INTRODUÇÃO: A organização do trabalho escolar na Educação Básica, baseia-se na constituição de disciplinas que se estruturam de modo relativamente independente, com um mínimo de interação institucionalizada. Dessa forma, observa-se uma tendência de compartimentalizar os conhecimentos escolares, transpondo aos alunos informações incompletas e uma visão fragmentada do mundo. A escola é constituída de um currículo multidisciplinar. Este modelo educacional consiste na justaposição de disciplinas diversas sem uma relação aparente entre si. Por sua vez,essa organização atendia às necessidades da população no período da revolução industrial no século XVIII, momento em que se precisava de mão-de-obra eficiente na reprodução repetitiva de atividades. Hoje, na era da pós-modernidade precisa- se de um modelo educacional que forme pessoas criativas, críticas e com conhecimento totalizante, capacitadas para pensar e tomar decisões. No limiar do século XXI,em que a posse da informação garante o poder, é necessário um novo modelo de escola motivadora e inovadora(ANDRADE,1998).Uma renovação no ensino requer a intervenção efetiva da escola na intenção de reconstruir posturas. Por isso, propõe-se um modelo curricular que possua conceitos compondo a totalidade de significação, onde o mundo não seja mais visto como um quebra-cabeça desmontado.A proposta interdisciplinar visa a interdependência entre disciplinas buscando a profundidade do saber. Thiengo(2005) diz que 'os fatos sociais não são realidades independentes de outros planos da existência humana, ao contrário, são solidários e não podem ser estudados individualmente'.Portanto esse trabalho tenta estimular o trabalho coletivo usando a interdisciplinaridade em conteúdos programáticos para o aprendizado de Química e Biologia

MATERIAL E MÉTODOS: O procedimento metodológico foi realizado através da sequência de eventos descritos abaixo:  1.O professor da disciplina de Química ministrou uma aula tradicional sobre cadeias carbônicas (APÊNDICE A) aos quarenta e oito alunos do único 3º ano do turno da tarde do Ensino Médio de uma escola pública de Sobral.  2.Foi aplicado aos alunos um questionário(APÊNDICE B)continha perguntas objetivas e sem contextualizações em que os alunos precisariam apenas lembrar de conceitos simples de classificação de carbonos e de cadeias carbônicas.  3.Os professores de Química e Biologia da turma em questão elaboraram uma aula interdisciplinar(APÊNDICE C)envolvendo os conteúdos de estrutura das cadeias carbônicas associadas às suas atividades biológicas.  4.O professor de Química com base nas discussões com o professor de biologia e preparação de material comum, ministrou para estes alunos aula interdisciplinar.  5.Os alunos responderam um novo questionário (APÊNDICE D) com cinco questões do mesmo assunto, mas contextualizadas para efeito de comparação.  6.Foi aplicado aos professores das disciplinas de Química e Biologia da turma em questão um questionário (APÊNDICE E) identificando as dificuldades percebidas por esses professores na utilização da interdisciplinaridade em suas aulas.  7.Foram analisadas as respostas dos dois questionários e os resultados expressos em gráficos. 8. Após a aplicação dos instrumentais de pesquisa foi realizada uma análise sobre as respostas dos professores sobre a nova metodologia apresentada. 9.Discussão sobre a importância da interdisciplinaridade nas abordagens dos conteúdos programáticos e promoção do trabalho coletivo entre os professores de diferentes disciplinas. 10.Discussão entre professores e alunos acerca da metodologia aplicada.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Percebeu-se que o uso da interdisciplinaridade no ensino de cadeias carbônicas pode facilitar a aprendizagem dos alunos, pois se utiliza de estratégias de ensino diferentes e apresentam maior profundidade nos conteúdos. A aplicação da aula tradicional com verbalismo dinâmico não despertou tanto interesse como a segunda aula mais contextualizada e permitiu maior discussão entre alunos e professores. O primeiro questionário (APÊNDICE B) continha perguntas objetivas e sem contextualização em que os alunos precisariam apenas lembrar conceitos simples de classificação de carbonos e de cadeias carbônicas. O segundo questionário (APÊNDICE D) apresentava questões contextualizadas envolvendo assuntos das disciplinas de Química e Biologia produzidos pelos professores de ambas as disciplinas. Os itens dos questionários em questão, embora elaborados de maneira diferentes, tratam objetivamente de três assuntos específicos: completar cadeias carbônicas com átomos de hidrogênio; classificar átomos de carbono; classificar cadeias carbônicas abertas. Apesar das questões 1e5 do primeiro questionário e 1e3 do segundo questionário serem relacionadas ao uso de átomos de hidrogênio visando completar cadeias carbônicas, os alunos se saíram melhor na segunda avaliação pois em cada cadeia carbônica, falava-se sobre sua função biológica, estrutura e seus principais aspectos. Sobre a opinião dos professores, apesar de se interessarem pela metodologia aplicada alegaram pouco tempo para elaborarem materiais didáticos interdisciplinares ou não, e sentem dificuldade de inovar sua didática e de escolher quais assuntos devam ser integrados no uso da metodologia proposta. Essa visão aponta para uma concepção estagnada do sistema educacional consolidando aulas tradicionais e sem grandes novidades.









CONCLUSÕES: A interdisciplinaridade é uma ferramenta formidável onde o aluno tem a capacidade de perceber a importância das estruturas de moléculas vitais vendo que a natureza pode ser simples diante dos elementos químicos que a compõe e ao mesmo tempo complexa, diante da diversidade de substâncias essenciais e a forma como agem nos organismos vivos. A não efetivação dessa metodologia tem como obstáculos, costumes assentados em paradigmas tradicionais e referendados por alguns gestores e professores; pela falta de uma reorganização da estrutura educacional e pela precarização das relações de trabalho.

AGRADECIMENTOS: A DEUS em primeiro lugar; à Universidade Estadual Vale do Acaraú e a todos os Professores que participaram dessa pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: -AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia 1: Biologia das células. 2. ed. São Paulo:
Moderna, 2004.
-ANDRADE, R. C.Interdisciplinaridade: um novo paradigma curricular. In:
GOULART, I. B. (Org.). A educação na perspectiva construtivista: reflexões de uma
equipe interdisciplinar. 1. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1998. p. 93-104.
-SANTOMÉ, J. T. Globalização e Interdisciplinaridade: O currículo integrado.
1.ed.Porto Alegre: Artes Médicas,1998.
-SIQUEIRA, A. Práticas Interdisciplinares na Educação Básica: uma revisão
bibliográfica–1970–2000. Educação Temática Digital, v.3, n.1, p.90-97, dez. 2001.
-THIENGO, A. M. de A.; CARDOSO, F. S.; SILVA, N. R. da ; GONÇALVES, M. H.;
RODRIGUES, C. R.; CASTRO, H. C. Interdisciplinaridade: ontem, hoje e amanhã.
ENPEC, v. 1, p. 1-11, 2005.