Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A UTILIZAÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CADEIAS CARBÔNICAS
AUTORES: Lima Monteiro, S.H. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA) ; Cardoso, N. (UVA)
RESUMO: O tipo de pesquisa abordada é a pesquisa-ação investigando fatos que possam
comprovar o quanto a interdisciplinaridade permite ao estudante interagir com o
conhecimento de forma que o aprendizado seja expressivo e, aos professores
observar a aplicação desta metodologia e os limites de sua execução. A técnica
básica utilizada para o processo investigativo e de intervenção foi o uso de
questionários e a ação-reflexiva entre professores das disciplinas em questão.
Os resultados obtidos demonstram que a aplicação desse método contribuiu de
forma positiva no aprendizado dos alunos, pois nos questionários, a quantidade
de acertos, assim como o interesse pelo conteúdo abordado foi maior na aula
interdisciplinar. Após a pesquisa os professores se interessaram em conhecer
mais sobre o assunto.
PALAVRAS CHAVES: Interdisciplinaridade; Ensino Reflexivo; Pesquisa-ação
INTRODUÇÃO: A organização do trabalho escolar na Educação Básica, baseia-se na constituição
de disciplinas que se estruturam de modo relativamente independente, com um
mínimo de interação institucionalizada. Dessa forma, observa-se uma tendência de
compartimentalizar os conhecimentos escolares, transpondo aos alunos informações
incompletas e uma visão fragmentada do mundo. A escola é constituída de um
currículo multidisciplinar. Este modelo educacional consiste na justaposição de
disciplinas diversas sem uma relação aparente entre si. Por sua vez,essa
organização atendia às necessidades da população no período da revolução
industrial no século XVIII, momento em que se precisava de mão-de-obra eficiente
na reprodução repetitiva de atividades. Hoje, na era da pós-modernidade precisa-
se de um modelo educacional que forme pessoas criativas, críticas e com
conhecimento totalizante, capacitadas para pensar e tomar decisões. No limiar do
século XXI,em que a posse da informação garante o poder, é necessário um novo
modelo de escola motivadora e inovadora(ANDRADE,1998).Uma renovação no ensino
requer a intervenção efetiva da escola na intenção de reconstruir posturas. Por
isso, propõe-se um modelo curricular que possua conceitos compondo a totalidade
de significação, onde o mundo não seja mais visto como um quebra-cabeça
desmontado.A proposta interdisciplinar visa a interdependência entre
disciplinas buscando a profundidade do saber. Thiengo(2005) diz que 'os fatos
sociais não são realidades independentes de outros planos da existência humana,
ao contrário, são solidários e não podem ser estudados individualmente'.Portanto
esse trabalho tenta estimular o trabalho coletivo usando a interdisciplinaridade
em conteúdos programáticos para o aprendizado de Química e Biologia
MATERIAL E MÉTODOS: O procedimento metodológico foi realizado através da sequência de eventos
descritos abaixo:
1.O professor da disciplina de Química ministrou uma aula tradicional sobre
cadeias carbônicas (APÊNDICE A) aos quarenta e oito alunos do único 3º ano
do turno da tarde do Ensino Médio de uma escola pública de Sobral.
2.Foi aplicado aos alunos um questionário(APÊNDICE B)continha perguntas
objetivas e sem contextualizações em que os alunos precisariam apenas lembrar de
conceitos simples de classificação de carbonos e de cadeias carbônicas.
3.Os professores de Química e Biologia da turma em questão elaboraram uma aula
interdisciplinar(APÊNDICE C)envolvendo os conteúdos de estrutura das cadeias
carbônicas associadas às suas atividades biológicas.
4.O professor de Química com base nas discussões com o professor de biologia e
preparação de material comum, ministrou para estes alunos aula interdisciplinar.
5.Os alunos responderam um novo questionário (APÊNDICE D) com cinco
questões do mesmo assunto, mas contextualizadas para efeito de comparação.
6.Foi aplicado aos professores das disciplinas de Química e Biologia da turma
em questão um questionário (APÊNDICE E) identificando as dificuldades percebidas
por esses professores na utilização da interdisciplinaridade em suas aulas.
7.Foram analisadas as respostas dos dois questionários e os resultados
expressos em gráficos.
8. Após a aplicação dos instrumentais de pesquisa foi realizada uma análise
sobre as respostas dos professores sobre a nova metodologia apresentada.
9.Discussão sobre a importância da interdisciplinaridade nas abordagens dos
conteúdos programáticos e promoção do trabalho coletivo entre os professores de
diferentes disciplinas.
10.Discussão entre professores e alunos acerca da metodologia aplicada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Percebeu-se que o uso da interdisciplinaridade no ensino de cadeias
carbônicas pode facilitar a aprendizagem dos alunos, pois se utiliza de
estratégias de ensino diferentes e apresentam maior profundidade nos conteúdos.
A aplicação da aula tradicional com verbalismo dinâmico não despertou tanto
interesse como a segunda aula mais contextualizada e permitiu maior discussão
entre alunos e professores. O primeiro questionário (APÊNDICE B) continha
perguntas objetivas e sem contextualização em que os alunos precisariam apenas
lembrar conceitos simples de classificação de carbonos e de cadeias carbônicas.
O segundo questionário (APÊNDICE D) apresentava questões contextualizadas
envolvendo assuntos das disciplinas de Química e Biologia produzidos pelos
professores de ambas as disciplinas. Os itens dos questionários em questão,
embora elaborados de maneira diferentes, tratam objetivamente de três assuntos
específicos: completar cadeias carbônicas com átomos de hidrogênio; classificar
átomos de carbono; classificar cadeias carbônicas abertas. Apesar das questões
1e5 do primeiro questionário e 1e3 do segundo questionário serem relacionadas ao
uso de átomos de hidrogênio visando completar cadeias carbônicas, os alunos se
saíram melhor na segunda avaliação pois em cada cadeia carbônica, falava-se
sobre sua função biológica, estrutura e seus principais aspectos. Sobre a
opinião dos professores, apesar de se interessarem pela metodologia aplicada
alegaram pouco tempo para elaborarem materiais didáticos interdisciplinares ou
não, e sentem dificuldade de inovar sua didática e de escolher quais assuntos
devam ser integrados no uso da metodologia proposta. Essa visão aponta para uma
concepção estagnada do sistema educacional consolidando aulas tradicionais e sem
grandes novidades.
CONCLUSÕES: A interdisciplinaridade é uma ferramenta formidável onde o aluno tem a capacidade
de perceber a importância das estruturas de moléculas vitais vendo que a natureza
pode ser simples diante dos elementos químicos que a compõe e ao mesmo tempo
complexa, diante da diversidade de substâncias essenciais e a forma como agem nos
organismos vivos. A não efetivação dessa metodologia tem como obstáculos, costumes
assentados em paradigmas tradicionais e referendados por alguns gestores e
professores; pela falta de uma reorganização da estrutura educacional e pela
precarização das relações de trabalho.
AGRADECIMENTOS: A DEUS em primeiro lugar; à Universidade Estadual Vale do Acaraú e a todos os
Professores que participaram dessa pesquisa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: -AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia 1: Biologia das células. 2. ed. São Paulo:
Moderna, 2004.
-ANDRADE, R. C.Interdisciplinaridade: um novo paradigma curricular. In:
GOULART, I. B. (Org.). A educação na perspectiva construtivista: reflexões de uma
equipe interdisciplinar. 1. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1998. p. 93-104.
-SANTOMÉ, J. T. Globalização e Interdisciplinaridade: O currículo integrado.
1.ed.Porto Alegre: Artes Médicas,1998.
-SIQUEIRA, A. Práticas Interdisciplinares na Educação Básica: uma revisão
bibliográfica–1970–2000. Educação Temática Digital, v.3, n.1, p.90-97, dez. 2001.
-THIENGO, A. M. de A.; CARDOSO, F. S.; SILVA, N. R. da ; GONÇALVES, M. H.;
RODRIGUES, C. R.; CASTRO, H. C. Interdisciplinaridade: ontem, hoje e amanhã.
ENPEC, v. 1, p. 1-11, 2005.