53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Ciberespaço para o ensino de química: design de um objeto virtual de aprendizagem envolvendo atividades experimentais

AUTORES: Silva, P.H.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS) ; Santos, L.L.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS) ; Ferreira, R.K.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS) ; Xavier, L.L.V. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS) ; Benite, A.M.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS) ; Benite, C.R.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS)

RESUMO: O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino tem atraído atenção generalizada. Nesta perspectiva, este trabalho objetivou elaborar um Objeto Virtual de Aprendizagem visando discutir atividades experimentais, tanto em ambiente virtual como em ambiente real. Nesse sentido, o objeto visa ser útil para representar as três dimensões do pensamento químico (representacional, teórico e fenomenológico), pois elas têm a qualidade de dispor a informação em sistemas simbólicos diferentes, mas coordenados. Além de poder ser um instrumento de mediação útil para anunciar as distintas áreas de atuação do químico para alunos do ensino básico.

PALAVRAS CHAVES: OVA; experimentação; TIC’s

INTRODUÇÃO: O mundo atual vive um período de transformação nas comunicações entre os povos através das tecnologias de comunicação e informação (TIC’s). A educação vive um período de revisão em busca do atendimento qualificado à diversidade e também está sendo afetada por essa avalanche tecnológica. Um dos desafios é a construção de um novo perfil profissional para o professor pautado na convergência dos saberes teóricos e práticos da docência ampliando para o desenvolvimento do projeto educativo escolar, para a produção, sistematização e socialização de conhecimentos pedagógicos que contribuam para sua ação (BENITE, 2011). Podendo ser utilizados como ferramentas mediacionais pelo professor, os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) são recursos digitais que disponibilizam infor¬mações em diferentes formas, tais como imagens, sons e gráficos e que possuem objeti¬vos educacionais. Sua elaboração e projetada em peque¬nos blocos com intuito de maximizar as situações de aprendizagem (Benite et al, 2011). Neste trabalho apresentamos brevemente um OVA elaborado visando discutir atividades experimentais, tanto em ambiente virtual como em ambiente real. Concordamos com Giordan (1999) que a experimentação alimenta o processo de significação do mundo quando realizada no plano da simulação da realidade. Foram elaboradas atividades experimentais para serem realizadas e discutidas em ambiente real com materiais alternativos e em ambiente virtual, numa perspectiva de diminuição dos riscos presentes nos experimentos desenvolvidos em laboratório reais. Assim, buscamos na experimentação o papel estruturador de uma “realidade simulada, etapa intermediária entre o fenômeno, que também é acessado pelo prisma da experimentação, e a representação que o sujeito lhe confere” (Giordan,1999).

MATERIAL E MÉTODOS: O OVA foi construído no Flash Player 5.0 devido a sua ampla disseminação entre os usuários de computador. Por meio da utilização das características deste sistema de símbolos o conceito químico foi apresentado de maneira a representar seus níveis e características em diferentes formas. O OVA elaborado e intitulado “Albertinho em: descobertas químicas” é interativo e Albertinho e Helena são os personagens de um laboratório virtual. Apoiados em Albuquerque et al (2012), o OVA inicia propondo uma breve discussão sobre os corantes utilizados em produtos alimentícios e que são considerados maléficos à saúde humana, por meio de um programa de TV assistido por Albertinho. Para dar prosseguimento à discussão, Albertinho se dirige ao laboratório coordenado por Helena que o apresenta uma série equipamentos de laboratório e de experimentos para serem realizados tanto em ambiente virtual como em ambiente real. O primeiro experimento acontece em ambiente virtual simulando a inibição da ação enzimática ocorrida nas frutas quando em contato com vitamina C. O aluno, por meio do mouse, corta uma maçã ao meio, adiciona suco de limão em uma das metades com a ajuda de uma pipeta e, com o passar do tempo a banda da maçã sem a adição do suco escurece.No OVA atividades como essa são elaboradas como recursos suplementares ao processo de aprendizagem ou de apoio à aprendizagem, ou seja, para serem mediadas pelo professor (Benite et al, 2011).Outros experimentos são apresentados, como a destilação e a filtração que, além de permitir manipulação, apresentam os equipamentos utilizados. Vale ressaltar que após navegar por todo o OVA, os alunos tem acesso a atividades avaliativas relacionadas com os experimentos e leituras recomendadas com links para acesso rápido, caso estejam em ambiente de rede.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As atividades experimentais foram elaboradas objetivando organizar os alunos (A) em pequenos grupos, visando a interação entre os sujeitos na realização da atividade mediada pelo professor (P). Baseamo-nos em fornecer a possibilidade de se apropriarem dos conhecimentos químicos por meio de experimentos simulados com vieses investigativos. Apresentamos a seguir um recorte de um experimento (fig.1) que simula uma separação de mistura de substâncias imiscíveis. Fig. 1: Separação de substâncias imiscíveis P: Uma das maneiras de separar as substâncias de uma mistura é este. Esse é o material utilizado. O que vai acontecer quando eu clicar na torneira? A1: Vai liberar a substância que está embaixo primeiro. P: Isso aconteceu porque são líquidos imiscíveis. O que são líquidos imiscíveis? A2: Que não misturam. P: Sim, e que tem densidades diferentes. A1: Igual a água e o óleo? A água é mais densa que o óleo, sairia primeiro! P: Isso. E o que aconteceu aqui? A2: O corante foi separado da outra substância? P: Sim! Nesse experimento ele é mais denso, então, saiu primeiro. O experimento citado permitiu com que os sujeitos articulassem os conceitos de separação de misturas, densidade e substâncias imiscíveis que são construtos teóricos do conhecimento químico, a partir da representação simbólica virtual (Benite et al,2011).Essa ativida¬de se contrapõe à memorização, prática comum nas aulas de química. Objetivando a reflexão e o diálogo construtivo, os alunos são levados à identificação e solução do problema tomando decisões a partir do forte apelo visual, que rege todo o desenvolvimento da mídia apresentada.Além disso, o experimento simulado estimulou os alunos a buscar correlações no cotidiano, reconhecendo no modelo a representação analógica da realidade (Giordan,1999).

Figura 1

Fig. 1: Separação de substâncias imiscíveis

CONCLUSÕES: A presença das TIC’s nas escolas pode contribuir para melhorias nos processos educacionais, todavia os docentes ainda enfrentam a barreira de romper ao modelo tradicional. O OVA parece ser útil para representar as três dimensões do pensamento químico (representacional, teórico e fenomenológico), pois elas têm a qualidade de dispor a informação em sistemas simbólicos diferentes, mas coordenados. Especificamente, o objeto aqui apresentado pode ser uma ferramenta de mediação útil para divulgar as diversas áreas de atuação do químico para alunos do ensino básico.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1 ALBUQUERQUE, M.V.; SANTOS, S.A., CERQUEIRA, N.T.V. e SILVA, J.A. Educação alimentar: uma proposta de redução do consumo de aditivos alimentares. QNEsc, v.34, n.2, 2012.
2 BENITE, A.M.C. et al. Cibercultura no ensino de química: elaboração de um OVA para o ensino de modelos atômicos. QNEsc, v.33, n.2, 2011.
3 GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de Ciências. QNEsc, n.10, 1999.