53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE TEMAS GERADORES

AUTORES: Meyrelles Correia, R. (FAESA) ; Cardoso Neves, C. (FAESA) ; Soares da Costa Pereira, I. (FAESA) ; Correa da Silva, M. (FAESA) ; Gilles, L. (SEDU)

RESUMO: No ensino de química trabalhar através de temas geradores possibilita o maior desenvolvimento dos alunos no processo ensino aprendizagem. Este artigo tem como objetivo contextualizar o ensino da química, por meio de temas geradores, mostrando como esta ferramenta se torna útil no refletir, pensar e aprender sobre o conhecimento científico desta disciplina. Partindo desta temática foi realizada uma intervenção numa escola estadual de ensino médio, localizada em Vitória, Espirito Santo, onde foi aplicada uma aula sobre Metais Tóxicos e Ambientes, procedido por um debate com os educandos sobre o tema proposto. Chega-se a conclusão de que a extração de bons temas geradores contextualiza o ensino de química resultando na melhor absorção do conhecimento por parte dos educandos.

PALAVRAS CHAVES: Temas geradores; Ensino de Química; Senso crítico

INTRODUÇÃO: A química se enquadra nas condições de que habilita o cidadão a um posicionamento frente à resolução dos problemas, mas ensinar química é uma árdua tarefa para os professores, pois a disciplina é considerada de difícil absorção. Para facilitar o processo de ensino aprendizagem, a contextualização da química, com outras disciplinas e com assuntos do cotidiano, se torna importante para que haja uma compreensão de forma clara e concisa. O tema gerador é uma proposta metodológica fundamentada na teoria dialética do conhecimento. Sem o dialogo, para Paulo Freire, não há comunicação e sem esta, não há a verdadeira educação. Em seu livro, Pedagogia do Oprimido (2011), defende o ensino dialético onde a escola deixa de ser campo de reprodução para ser agente de transformação da realidade. Para o autor estes temas chamam-se geradores porque qualquer que seja a natureza de sua compreensão como a ação por eles provocada contém em si a possibilidade de desdobrar-se em tantos outros temas que, por sua vez, provocam novas tarefas a serem cumpridas. Temas geradores são utilizados para promover discussões construtivas em sala de aula. De acordo com FREIRE (2011), torna-se necessário associar esses temas à realidade dos alunos. [...] “É importante re-enfatizar que o tema gerador não se encontra nos homens isolados da realidade, nem tampouco na realidade separada dos homens. Só pode ser compreendido nas relações homens-mundo. Investigar o tema gerador é investigar, repitamos o pensar do homem referido à realidade, é investigar seu atuar sobre a realidade, que é sua práxis”. Nesse contexto o objetivo principal deste trabalho é contextualizar o ensino da química, por meio de temas geradores, em uma escola de ensino médio da rede pública estadual.

MATERIAL E MÉTODOS: O interesse pela temática aconteceu após percepção de que os alunos necessitavam compreender os conceitos químicos de maneira crítica e reflexiva, e não através de regras pré- estabelecidas. Sendo assim, o ambiente natural e o estudo do processo, foram utilizados como fonte de obtenção dos dados nesta pesquisa qualitativa. Para coleta de dados foi realizada uma intervenção numa escola estadual de ensino médio localizada na capital do Estado do Espírito Santo, Vitória, por universitários de uma instituição de ensino superior, também localizada na capital, por meio de uma aula sobre Metais Tóxicos e Meio Ambientes, a fim de contextualizar o conteúdo programático com o cotidiano dos alunos, transformando este assunto em tema gerador no ensino de química. A aula teve como fundamento a ideia de RESSETTI (2012), onde o mesmo cita que associar os conteúdos químicos a problemas ambientais presentes na realidade tornam estes conteúdos mais significativos, além de formar cidadãos capazes de intervir ativamente no ambiente social em que vivem. Nesta aula foram demonstrados casos de intoxicação e uma amostra do elemento Mercúrio, bem como explicações acerca do tema, utilizando como recurso o Projetor Multimídia e um mapa conceitual, sendo o último usado para interligar conceitos dentro da matéria, o que propicia a reflexão sobre o assunto. Para acrescentar informações, em seguida, foi realizado um debate com os discentes, pois a melhor maneira de avaliar o resultado obtido é através da opinião dos que fazem parte deste processo, onde tiveram total liberdade para expressar suas carências e necessidades, em conjunto com os aspectos que julgam ser essenciais para formação da sua cidadania, com foco no tema proposto (Metais Tóxicos e Meio Ambientes) através da disciplina de química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Analisando a participação e o interesse dos alunos durante a aula sobre Metais tóxicos e Meio Ambientes, o uso de amostras e de casos verídicos demonstrou a relevância de se contextualizar o ensino de química, ao associar a realidade social do aluno ao conteúdo programático. O diálogo pós-aula foi uma discussão entre os mesmos, onde os educandos participavam questionando se havia produtos contendo metais tóxicos em sua residência, propondo maneiras de amenizar os impactos ambientais e como agiam estes elementos no organismo o que demonstra que o material tornou possível também interdisciplinaridade com conhecimentos do campo da Biologia, mostrando que RESSETI(2012) estava correto quanto a eficácia da contextualização do ensino de química através de temas geradores ambientais. A partir disto verificou-se que a utilização de temas geradores aproxima o aluno do seu cotidiano, conforme ideia de OLIVEIRA (2005), resultando na melhor absorção do conteúdo, cita-se como consequência deste modo de ensino não a preparação dos alunos, mas sim sua integração e prática social, que vai de acordo com a proposta educacional dialógica-problematizadora, de FREIRE (2011), que visa formar o senso crítico, conduzindo a reflexão, e resultando na capacidade do indivíduo de distinguir o correto. Diante deste novo modo de ensino, à extração de bons temas geradores para a disciplina se tornam parte fundamental neste processo de contextualização. Após estudos sobre o uso de temas geradores no ensino de química determina-se a importância desta ferramenta na compreensão de conceitos científicos desta disciplina, pois oportuniza momentos de reflexão e tomada de decisões, proporcionando aproximação à realidade do aluno e direcionando a uma educação geradora da cidadania, com princípios críticos.

Mapa conceitual

Mapa conceitual abordando o tema Metais Tóxicos e Meio Ambientes.

CONCLUSÕES: Verifica-se que a utilização de Metais Tóxicos e Meio Ambientes como tema gerador no ensino de química, demonstrou eficácia na transmissão e absorção do conhecimento, facilitando o processo de ensino aprendizagem e contextualizando o ensino, ao fazer com que os alunos refletissem e opinassem sobre o conteúdo aplicado em sala de aula.

AGRADECIMENTOS: A professora Mônica Ribeiro Mello

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
RESSETTI, Rolan Roney. O ensino de química através de temas geradores ambientais. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos /70-4.pdf> Acesso em: 06/11/2012.
OLIVEIRA,Ana Maria Cardoso.A química no ensino médio e a contextualização:a fabricação do sabão como tema gerador de ensino aprendizagem. Disponível em:<http://bdtd.bczm.ufrn.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1304> Acesso em:09/08/2013.