Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: RECICLAGEM DA GARRAFA PET: METODOLOGIA PRÁTICA AO ENSINO DE QUÍMICA
AUTORES: Moura, A.A.B. (FAMASUL) ; Caroline Monteiro de Souza, N. (FAMASUL)
RESUMO: Este artigo tende mostrar a importância de concretizar a ideia de preservação do
meio ambiente a partir de um fator consequente da reciclagem de garrafas PET, no
intuito de fortalecimento de compreensão a conteúdos de Química dispersos no
decorrer das séries do Ensino Médio. Como também busca uma melhor conscientização
da sociedade inter e extraescolar, ou seja, a participação de todos em um mesmo
ideal, dinamizando o conceito de sensibilizar e conscientizar justamente todos os
envolvidos de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão.
PALAVRAS CHAVES: Meio Ambiente; Reciclagem; Química
INTRODUÇÃO: A Política Nacional de Educação Ambiental, em sua Lei n.º 9795/99, Capítulo I,
Art. 2º, reforça a importância da Educação Ambiental mencionada na Constituição
Federal: “A educação ambiental é um componente essencial e permanente da
educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os
níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”,
contudo, pensou-se também nas orientações curriculares oficiais e nos Parâmetros
Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) para uma melhor aplicação de
conceitos Químicos quando se trata da questão Educação Ambiental, pois não se
podia esquecer que estudos de Polímeros, Peso Molecular e Cadeias e Funções
Orgânicas, entre outros, estavam expostos durante as atividades práticas
mencionadas neste artigo, ou seja, conhecimento de Química Inorgânica, Físico-
Química e Química Orgânica permaneceram presentes no estudo desta temática Meio
Ambiente. Sendo assim, os alunos além de absorverem conhecimentos teóricos
propuseram a criar materiais alternativos com a utilização de garrafa PET como
forma de benefício a toda sociedade exercendo seu papel de cidadão diante a
mesma, mostrando o grande fator da reutilização de materiais.
MATERIAL E MÉTODOS: Fez-se um breve comentário histórico sobre o PET “Que material é este? De onde
vêm?” e sua utilização perante a sociedade, enfatizando que nas residências
acabam se transformando em lixo e que esse lixo pode ser reaproveitado. Segundo
Leite (2003), quanto maior o nível socioeconômico e consequente poder aquisitivo
do cidadão, maior o uso de descartáveis e quantidade de polímeros no lixo.
Leite (2003) ainda cita que um dos piores problemas originados no descarte de
materiais plásticos no Brasil é o espaço que ocupam nos aterros sanitários.
Embora representem algo em torno de 10% do peso total do lixo, ocupam até 20% de
seu volume, contribuindo também para o aumento dos custos de coleta, transporte
e descarte final dos resíduos urbanos. Outro problema sério a ser levado em
consideração é de o plástico (em geral) ser de difícil decomposição. Então, foi
aplicado um questionário buscando de cada aluno ideias para dispersar métodos e
práticas que poderiam favorecer a sociedade na questão de preservação ambiental
visualizando sempre a questão de reutilização/reciclagem do PET.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através do questionário foi possível perceber o quanto cada aluno possuía de
conhecimento quando se tratava de Preservação Ambiental. Pois, exemplificaram
ideias como a reutilização da Garrafa PET na criação de hortas suspensas, as
mesmas distribuídas pelos muros da escola, beneficiando e conscientizando toda
sociedade escolar, fabricação de armadilhas de mosquitos, que foram distribuídas
pelo município em mutirão estudantil, favorecendo toda comunidade do município a
entender que certos materiais como o PET podem ser reutilizados/reciclados, e,
até mesmo na criação de pequenas composteiras para a sustentabilidade da horta
suspensa e criação de adubo orgânico e fertilizante natural. Segundo Andrade
(2000) “posicionamo-nos por um processo de implementação que não seja
hierárquico, agressivo, competitivo e exclusivista, mas que seja levado adiante
fundamentado pela cooperação, participação e pela geração de autonomia dos
autores envolvidos”.
CONCLUSÕES: O trabalho mostrou como é possível desenvolver práticas educativas buscando do
alunado conceitos exemplificados que poderiam favorecer a sociedade inter e
extraescolar, as quais fortalecem a ideia de reutilização/reciclagem da garrafa
PET. Sendo assim, o professor teve um papel de mediador, para organização das
ideias e auxílio nas práticas das mesmas, fundamentando a autonomia dos alunos em
concretizarem suas teorias/práticas a partir do problema proposto.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Caderno de Orientações Pedagógicas para a Educação Ambiental: Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Secretaria de Educação. Governo de Pernambuco. Recife, 2005.
LEITE, P. R. Logística Reversa - Meio Ambiente e Competitividade. São Paulo : Prentice Hall, 2003. 246p.
ANDRADE, D. F. Implementação da Educação Ambiental em escolas: uma reflexão. In: Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 4. out/nov/dez, 2000.