Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Método alternativo de ensino da tabela periódica para alunos do nono ano do ensino fundamental
AUTORES: Pereira, A.T.B. (UEA) ; Monteiro, D.G. (UEA) ; Batista, I.H. (UEA) ; Souza, W.S.B. (SEDUC AM)
RESUMO: O ensino de química no ensino fundamental é um desafio tanto para alunos quanto
para professores. É perceptível a insatisfação dos docentes por não conseguirem
alcançar os objetivos educacionais propostos. Por outro lado também é observada
a desmotivação dos alunos com a matéria por considera-la difícil. Esta proposta
visa, por meio de atividades lúdicas, facilitar a aquisição de conhecimentos na
área de química, tornando o processo de aprendizado mais expressivo e
significativo para o aluno. Foi utilizada uma metodologia alternativa para o
ensino de química no nono ano do ensino fundamental através da montagem de uma
tabela periódica produzida com o uso de papel emborrachado. Esta atividade
possibilitou o estudo dos conteúdos de forma prazerosa e educativa com
resultados significativos.
PALAVRAS CHAVES: TABELA PERIODICA; ENSINO DE QUÍMICA ; MÉTODO ALTERNATIVO
INTRODUÇÃO: O ensino de ciências nos dias atuais é centrado no processo tradicional de
ensino e suas principais metodologias estão focadas na memorização e em aulas
meramente expositivas. Deste modo os professores encontram dificuldades em
manter a atenção dos alunos nas aulas e como consequência há um grande
desinteresse dos alunos com a disciplina, pois muitos a caracterizam como
difícil e decorativa. Para combater esta problemática é necessário investir na
busca de métodos alternativos que despertem o interesse do aluno. Segundo
Bernardelli (2004), o ensino da química seria bem mais simples e agradável se
fossem abandonadas as metodologias ultrapassadas muito utilizadas no ensino
tradicional e se investissem mais nos procedimentos didáticos alternativos. O
ensino deve direcionar o conteúdo trabalhado a partir do cotidiano, visando
manter uma relação da disciplina com fatos vivenciados pelo educando. Outro
aspecto é a interação e participação do aluno no processo de construção do
conhecimento. Neste sentido situam-se as atividades lúdicas como jogos,
brincadeiras, montagens. Para Kishimoto (1994), o jogo, considerado um tipo de
atividade lúdica, possui duas funções: a lúdica e a educativa. Elas devem estar
em equilíbrio, pois se a função lúdica prevalecer, não passará de um jogo e se a
função educativa for predominante será apenas um material didático. Segundo Rosa
e Rossi (2008) a busca por novas metodologias e estratégias de ensino para a
motivação da aprendizagem, que sejam acessíveis, modernas e de baixo custo, é
sempre um desafio para os professores. Este projeto propõe uma metodologia
alternativa didática de baixo custo para o ensino dos conceitos inseridos na
tabela periódica para alunos do nono ano do ensino fundamental.
MATERIAL E MÉTODOS: Foi realizada a construção de uma tabela periódica por alunos do nono ano do
ensino fundamental sob a orientação da professora da disciplina e de alunos do
Programa de Iniciação à docência (PIBID). A atividade foi realizada em 3 etapas
e em cada uma foi montado um dos grupos de elementos: gases nobres, metais e não
metais. Cada parte foi montada em uma aula de 40 minutos e para isso a turma foi
dividida em grupos de 5 alunos. Os alunos do PIBID confeccionaram previamente um
material alternativo para esta atividade. O material é composto em sua
totalidade de papel emborrachado. Para a confecção do kit de montagem, foi
padronizado como as informações iriam ser dispostas (Figura 01). Para cada
elemento químico foi recortado um quadrado de 8cmx8cm que serviu de base para
colocar informações, outro quadrado de 2,5cm x 2,5cm foi confeccionado e no
centro foi escrito o símbolo do elemento químico e outros quadrados de 1cm x 1cm
de quantidade equivalente a distribuição elétrons das camadas eletrônicas .
Foram confeccionados dois retângulos de 1,0cm x 1,5cm onde constava o numero
atômico e massa atômica. Para essas informações foi utilizado o emborrachado de
cor branca e os símbolos e números escritos com pincel. Cada grupo recebeu um
kit para a montagem com informações sobre os elementos químicos, tendo ainda o
auxilio do livro didático e de sites específicos. Na segunda e terceira aula, os
alunos não utilizaram a internet, e a montagem foi realizada com o auxilio de
uma tabela periódica apenas com o numero atômico, massa atômica e o símbolo dos
elementos. As informações exigidas dos alunos foram dispostas conforme a
recomendação da Sociedade Brasileira de Química: número atômico, número de
massa, símbolo do elemento e distribuição eletrônica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A atividade despertou o interesse dos alunos em compreender a disposição dos
elementos na tabela periódica, sobre os dados de cada elemento contidos na
tabela, tais como: número atômico, sua massa, família e período dos elementos.
Mesmo com muito interesse os alunos apresentaram dificuldades na primeira aula
em saber em que lugar correspondiam as informações. Porém com o auxilio do
celular, com uso da internet, os alunos conseguiram pesquisar e realizar a
atividade. Na segunda e na terceira aula os alunos mostraram disposição e
independência para realizar a montagem da tabela, mas alguns alunos apresentaram
dificuldades em realizar a distribuição eletrônica. Durante o processo de
montagem da tabela, os alunos apresentaram duvidas sobre temas referentes à
tabela. Essas perguntas nortearam a aula de revisão que foi realizada uma aula
após o termino da dinâmica. Todos os momentos da realização da atividade os
alunos foram supervisionados pelos acadêmicos do Pibid. Após a conclusão da
atividade os alunos fizeram uma avaliação da proposta alternativa para o ensino
da tabela periódica. Muitos alunos consideram a atividade trabalhosa, más
gostaram e classificaram como dinâmica. Comentaram que pelo fato da atividade
ser realizada em grupo, favoreceu para que se tirassem dúvidas e o
estabelecimento de uma estratégia de montagem, isso possibilitou uma compreensão
significativa dos assuntos abordados.
Figura 01
Disposição das informações exigidas para a montagem
da tabela periódica dos elementos químicos.
Figura 02.
Alunos realizando a montagem da tabela periódica.
CONCLUSÕES: A estratégia de montar a tabela periódica foi considerada uma ótima atividade para
diversificar e dinamizar as aulas de ciências. Foi evidente a interação, discussão
e busca de soluções propiciadas pelos alunos. A proposta de modificar a maneira
tradicional de ensino da tabela periódica fez com que os alunos não tivessem
aversão ao assunto.
AGRADECIMENTOS: PIBID, CAPES, Escola Estadual de Tempo Integral Altair Severiano Nunes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BERNARDELLI, M. S., Encantar para ensinar – um procedimento alternativo para o ensino da química. In: Convenção Brasil Latino América, Congresso Brasileiro e encontro paranaense de psicoterapias corporais. Foz do Iguaçu, 2004.
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
ROSA, M.I.P. e ROSSI, A.V. Educação Química no Brasil: memórias, políticas e tendências. Campinas: Átomo, 2008. TRASSI, R.C.M.; CASTELLANI, A.M.; GONÇALVES, J.E. e TOLEDO, E.A. Tabela periódica interactiva: um estímulo à compreensão. Acta Scientiarum, v. 23, n. 6, p.1335-1339, 2001.