53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Método alternativo de ensino da tabela periódica para alunos do nono ano do ensino fundamental

AUTORES: Pereira, A.T.B. (UEA) ; Monteiro, D.G. (UEA) ; Batista, I.H. (UEA) ; Souza, W.S.B. (SEDUC AM)

RESUMO: O ensino de química no ensino fundamental é um desafio tanto para alunos quanto para professores. É perceptível a insatisfação dos docentes por não conseguirem alcançar os objetivos educacionais propostos. Por outro lado também é observada a desmotivação dos alunos com a matéria por considera-la difícil. Esta proposta visa, por meio de atividades lúdicas, facilitar a aquisição de conhecimentos na área de química, tornando o processo de aprendizado mais expressivo e significativo para o aluno. Foi utilizada uma metodologia alternativa para o ensino de química no nono ano do ensino fundamental através da montagem de uma tabela periódica produzida com o uso de papel emborrachado. Esta atividade possibilitou o estudo dos conteúdos de forma prazerosa e educativa com resultados significativos.

PALAVRAS CHAVES: TABELA PERIODICA; ENSINO DE QUÍMICA ; MÉTODO ALTERNATIVO

INTRODUÇÃO: O ensino de ciências nos dias atuais é centrado no processo tradicional de ensino e suas principais metodologias estão focadas na memorização e em aulas meramente expositivas. Deste modo os professores encontram dificuldades em manter a atenção dos alunos nas aulas e como consequência há um grande desinteresse dos alunos com a disciplina, pois muitos a caracterizam como difícil e decorativa. Para combater esta problemática é necessário investir na busca de métodos alternativos que despertem o interesse do aluno. Segundo Bernardelli (2004), o ensino da química seria bem mais simples e agradável se fossem abandonadas as metodologias ultrapassadas muito utilizadas no ensino tradicional e se investissem mais nos procedimentos didáticos alternativos. O ensino deve direcionar o conteúdo trabalhado a partir do cotidiano, visando manter uma relação da disciplina com fatos vivenciados pelo educando. Outro aspecto é a interação e participação do aluno no processo de construção do conhecimento. Neste sentido situam-se as atividades lúdicas como jogos, brincadeiras, montagens. Para Kishimoto (1994), o jogo, considerado um tipo de atividade lúdica, possui duas funções: a lúdica e a educativa. Elas devem estar em equilíbrio, pois se a função lúdica prevalecer, não passará de um jogo e se a função educativa for predominante será apenas um material didático. Segundo Rosa e Rossi (2008) a busca por novas metodologias e estratégias de ensino para a motivação da aprendizagem, que sejam acessíveis, modernas e de baixo custo, é sempre um desafio para os professores. Este projeto propõe uma metodologia alternativa didática de baixo custo para o ensino dos conceitos inseridos na tabela periódica para alunos do nono ano do ensino fundamental.

MATERIAL E MÉTODOS: Foi realizada a construção de uma tabela periódica por alunos do nono ano do ensino fundamental sob a orientação da professora da disciplina e de alunos do Programa de Iniciação à docência (PIBID). A atividade foi realizada em 3 etapas e em cada uma foi montado um dos grupos de elementos: gases nobres, metais e não metais. Cada parte foi montada em uma aula de 40 minutos e para isso a turma foi dividida em grupos de 5 alunos. Os alunos do PIBID confeccionaram previamente um material alternativo para esta atividade. O material é composto em sua totalidade de papel emborrachado. Para a confecção do kit de montagem, foi padronizado como as informações iriam ser dispostas (Figura 01). Para cada elemento químico foi recortado um quadrado de 8cmx8cm que serviu de base para colocar informações, outro quadrado de 2,5cm x 2,5cm foi confeccionado e no centro foi escrito o símbolo do elemento químico e outros quadrados de 1cm x 1cm de quantidade equivalente a distribuição elétrons das camadas eletrônicas . Foram confeccionados dois retângulos de 1,0cm x 1,5cm onde constava o numero atômico e massa atômica. Para essas informações foi utilizado o emborrachado de cor branca e os símbolos e números escritos com pincel. Cada grupo recebeu um kit para a montagem com informações sobre os elementos químicos, tendo ainda o auxilio do livro didático e de sites específicos. Na segunda e terceira aula, os alunos não utilizaram a internet, e a montagem foi realizada com o auxilio de uma tabela periódica apenas com o numero atômico, massa atômica e o símbolo dos elementos. As informações exigidas dos alunos foram dispostas conforme a recomendação da Sociedade Brasileira de Química: número atômico, número de massa, símbolo do elemento e distribuição eletrônica.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A atividade despertou o interesse dos alunos em compreender a disposição dos elementos na tabela periódica, sobre os dados de cada elemento contidos na tabela, tais como: número atômico, sua massa, família e período dos elementos. Mesmo com muito interesse os alunos apresentaram dificuldades na primeira aula em saber em que lugar correspondiam as informações. Porém com o auxilio do celular, com uso da internet, os alunos conseguiram pesquisar e realizar a atividade. Na segunda e na terceira aula os alunos mostraram disposição e independência para realizar a montagem da tabela, mas alguns alunos apresentaram dificuldades em realizar a distribuição eletrônica. Durante o processo de montagem da tabela, os alunos apresentaram duvidas sobre temas referentes à tabela. Essas perguntas nortearam a aula de revisão que foi realizada uma aula após o termino da dinâmica. Todos os momentos da realização da atividade os alunos foram supervisionados pelos acadêmicos do Pibid. Após a conclusão da atividade os alunos fizeram uma avaliação da proposta alternativa para o ensino da tabela periódica. Muitos alunos consideram a atividade trabalhosa, más gostaram e classificaram como dinâmica. Comentaram que pelo fato da atividade ser realizada em grupo, favoreceu para que se tirassem dúvidas e o estabelecimento de uma estratégia de montagem, isso possibilitou uma compreensão significativa dos assuntos abordados.

Figura 01

Disposição das informações exigidas para a montagem da tabela periódica dos elementos químicos.

Figura 02.

Alunos realizando a montagem da tabela periódica.

CONCLUSÕES: A estratégia de montar a tabela periódica foi considerada uma ótima atividade para diversificar e dinamizar as aulas de ciências. Foi evidente a interação, discussão e busca de soluções propiciadas pelos alunos. A proposta de modificar a maneira tradicional de ensino da tabela periódica fez com que os alunos não tivessem aversão ao assunto.

AGRADECIMENTOS: PIBID, CAPES, Escola Estadual de Tempo Integral Altair Severiano Nunes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BERNARDELLI, M. S., Encantar para ensinar – um procedimento alternativo para o ensino da química. In: Convenção Brasil Latino América, Congresso Brasileiro e encontro paranaense de psicoterapias corporais. Foz do Iguaçu, 2004.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.

ROSA, M.I.P. e ROSSI, A.V. Educação Química no Brasil: memórias, políticas e tendências. Campinas: Átomo, 2008. TRASSI, R.C.M.; CASTELLANI, A.M.; GONÇALVES, J.E. e TOLEDO, E.A. Tabela periódica interactiva: um estímulo à compreensão. Acta Scientiarum, v. 23, n. 6, p.1335-1339, 2001.