Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: RELATO DA CONTRIBUIÇÃO DO PIBID/QUÍMICA MACEIÓ PARA A MELHORIA DO ENSINO DE QUÍMICA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA DA SALETE GUSMÃO DE ARAÚJO
AUTORES: Rodrigues, R.A.F. (UFAL) ; Silva, L.C. (UFAL) ; Santos, M.C. (UFAL) ; Araújo, R.C.L. (UFAL) ; Silva, M.L. (UFAL) ; Silva, J.G. (UFAL) ; Silva, M.M. (UFAL)
RESUMO: Neste trabalho relatamos a contribuição da equipe de bolsistas do PIBID/ Área
Química- Maceió, que são alunos do curso de licenciatura em Química do
Instituto
de Química e Biotecnologia da UFAL, para a melhoria do ensino de Química na
Escola
Estadual Maria da Salete Gusmão de Araújo. As intervenções pedagógicas
realizadas
tiveram como objetivos minimizar a carência de laboratórios para a realização de
atividades experimentais, bem como as dificuldades para o desenvolvimento de um
ensino contextualizado e interdisciplinar. Ao contribuirmos para minimizar estas
limitações procuramos mostrar a importância de se estudar Química, já que esta
área do conhecimento é de fundamental importância para que os alunos abram
janelas
que facilitem sua compreensão do mundo e a maneira como interagem com o mesmo.
PALAVRAS CHAVES: Educação; Pibid; Ensino de Química
INTRODUÇÃO: O presente trabalho descreve as atividades e intervenções pedagógicas
desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência (PIBID), na Área de Química-Maceió. O Programa foi desenvolvido por
alunos do curso de Licenciatura em Química do Instituto de Química e
Biotecnologia/ UFAL junto à Escola Estadual Professora Maria da Salete Gusmão de
Araújo. O objetivo principal foi o de colaborar para encontrar soluções para
alguns dos problemas enfrentados pelo professor/supervisor na sua prática
docente.
O Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) tem mostrado que o nível
educacional em Alagoas não é satisfatório, principalmente nas escolas públicas.
Para o Ministério da Educação (MEC), tal situação traz o desafio de que sejam
estabelecidas propostas que propiciem a melhoria da qualidade de ensino nas
escolas públicas.
MATERIAL E MÉTODOS: Este projeto iniciou-se em 2011 e desde o início foi possível observar os
grandes desafios que os professores e alunos de uma escola pública enfrentam
todos os dias. Buscamos nos focar na relação professor/aluno, desde que esta é
fundamental para o melhoria do ensino. De imediato fizemos um levamento das
dificuldades encontradas, pesquisamos experimentos que pudessem auxiliar nas
aprendizagens dos conteúdos dados em sala de aula, para contornar o problema dos
conceitos abstratos, tão característicos do ensino de Química. Elaboramos uma
atividade interdisciplinar denominada Projeto Xingó: uma proposta
interdisciplinar que foi desenvolvida na Cidade de Piranhas, localizada no
sertão do Estado de Alagoas.
Na escola os alunos foram estimulados a realizarem trabalhos interdisciplinares;
vários grupos apresentaram seus trabalhos com base no Projeto Xingó, que
resultaram em seminários apresentados na própria escola, análises das águas
obtidas na região de Xingó pelos alunos da Escola Estadual, sob orientação do
professor da disciplina de Química e alunos/bolsistas do PIBID. Os alunos
tiveram a oportunidade, auxiliados por professores das disciplinas de História,
Literatura, Português e Artes, de confeccionar cordéis com base na história do
cangaço, uma marco na história da região de Piranhas, município sede da Usina de
Xingó.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O projeto PIBID proporcionou uma nova visão, do ensino médio da rede estadual de
ensino, a partir do trabalho na Escola Estadual Salete de Gusmão, o que terá
grande impacto na nossa prática docente. A atividade do Projeto Xingó, em
especial, indicou que ao se trabalhar fora do ambiente escolar e de maneira
interdisciplinar, os alunos tiveram mais interesse em aprender, questionaram
mais e em consequência assimilaram melhor os temas trabalhados. Ademais
observou-se uma melhora na relação professor/aluno.
O projeto Xingó possibilitou enfatizar-se a importância da consciência
ambiental através de discussões acerca do desmatamento da região, poluição dos
rios e solo, lixo etc. De acordo com Fiori, projetos de pesquisa que abordem as
relações ser humano/ambiente devem necessariamente incluir estudos de percepção
como parte integrante da abordagem interdisciplinar (FIORI, 2002, p.110).
A Escola Salete de Gusmão conta com um laboratório de química, entretanto o
espaço não era utilizado. Os reagentes estavam vencidos, existiam poucas
vidrarias e a poeira tomava conta de tudo. Fizemos um mutirão, foi feito uma
faxina, e assim pudemos realizar alguns experimentos com kits de análises
físico- químicos emprestados junto a Usina Ciência de Alagoas, o espaço de
divulgação científica da UFAL. Os bolsistas de química, durante a vigência do
projeto, realizaram também aulas práticas interdisciplinares, atuando junto com
os bolsistas das outras áreas (matemática e física), buscando um conhecimento
científico menos fragmentado.
Um ponto a ser destacado foi justamente a melhoria que observamos nas notas de
Química e na desenvoltura dos alunos em apresentar seminários, em realizar
experimentos dentro do laboratório ou até mesmo no espaço disponibilizado na
sala de aula.
Figura 1:
Entrevista dos Alunos com os moradores da Cidade de
Piranhas - Alagoas
Figura 2:
Interação dos alunos em sala de aula.
CONCLUSÕES: Apesar das dificuldades encontradas, ainda é possível realizar um ensino de
qualidade e que motive os alunos em busca do conhecimento, alcançando
principalmente um ensino contextualizado e interdisciplinar. Associando os
aspectos teóricos com a prática, onde podemos perceber a prática educativa diante
da realidade, que a partir dela possamos observar que o aprender e o ensinar são
um processo permanente, buscando uma educação de qualidade, que é o que a Lei Nº
9394/96 da LDB garante.
AGRADECIMENTOS: Ao Coordenador Drº.Reinaldo A.F.Rodrigues,à CAPES,PIBID, UFAL, Usina Ciência,
E.E.Profª Mª Salete de Gusmão Araújo e ao Supervisor Luciano C.N.Silva
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