Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: OS EXPERIMENTOS EM CINÉTICA QUÍMICA: ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PICOS-PI
AUTORES: Sousa, I.F.L.L. (IFPI) ; Rosa, C.R.M. (IFPI) ; Seandra, S.D. (IFPI) ; Junior, R.M.M.P. (IFPI) ; Santos, O.J. (UESPI)
RESUMO: Os experimentos quando propostos nos livros didáticos, quase sempre não são
realizados, e quando são, limita-se a uma simples demonstração sem participação
ativa dos alunos, ou apenas os convidam a seguir um roteiro, sem instigar a
curiosidade ou mesmo fazê-lo associar a relação existente entre o experimento e os
conceitos (LIMA, et. al., 2000). Diante disto, o presente estudo tem como objetivo
analisar os livros didáticos adotados em duas escolas do município de Picos- PI.
Foram analisados quatro experimentos. Verificou-se que os experimentos são de
fácil execução, pois apresenta materiais presentes no dia-a-dia, e que contribui
bastante para a aprendizagem dos alunos.
PALAVRAS CHAVES: Ensino; Cinética química; Experimentos
INTRODUÇÃO: O estudo da cinética química no ensino médio procura salientar essencialmente os
motivos pelos quais as diferentes reações químicas ocorrem em velocidades
diferentes, bem como alguns fatores que podem modificar a velocidades dessas
reações, e a forma como isso ocorre (JUST e RUAS; 1997).
O ensino de química vem se resumindo na sua grande maioria a memorização de
fórmulas, nomenclatura de compostos e cálculos matemáticos deixando de lado os
aspectos conceituais. Os experimentos quando propostos nos livros didáticos,
quase sempre não são realizados, e quando são, limita-se a uma simples
demonstração sem participação ativa dos alunos, ou apenas os convidam a seguir
um roteiro, sem instigar a curiosidade ou mesmo fazê-lo associar a relação
existente entre o experimento e os conceitos (LIMA, et. al., 2000).
Diante disto, os professores adquirem uma formação incompleta, sem
contextualização e habilidades para atuar junto aos alunos na realização de
atividades experimentais ou práticas e dessa forma dificultando o processo de
ensino-aprendizagem. Zanon e Palharinhe (1995), afirmam que a não
contextualização da química pode ser responsável pelos altos índices de rejeição
do estudo dessa ciência pelos alunos e isso se deve ao fato de termos uma
formação ineficiente que não prepara os professores para a contextualização dos
conteúdos.
Nesse contexto, existe uma necessidade de se aperfeiçoar o ensino de cinética
química procurando sempre uma atualização dos conceitos do ensino médio e a
constante contextualização dos conteúdos transmitidos (SILVA apud LIMA et. al.,
2000).
A proposta do nosso estudo consiste em analisar os experimentos propostos pelos
autores dos livros didáticos de química do ensino médio de uma escola publica
estadual e uma particular.
MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia utilizada foi a pesquisa documental, adotou-se uma abordagem
qualitativa por trazer o diálogo e análise de interpretação diante de
determinados fatos.
Primeiramente foi verificado se os livros de química adotados em uma escola
pública estadual e particular do Piauí apresentavam experimentos propostos
referentes aos conteúdos de cinética química. Os livros analisados foram os
seguintes: Tito e Canto (2009) e Feltre (2004). Foram analisados quatro
experimentos, três na escola privada que adotava Feltre (2004) e um na escola
pública que adotava Tito e Canto (2009). Para analise foi levado em consideração
os seguintes aspectos: a) materiais utilizados; b) o nível de dificuldade para a
realização dos experimentos e; c) a verificação do acesso aos reagentes
utilizados. A partir da apropriação e seleção dos dados coletados nos livros
didáticos, passou-se a fazer a pré-análise, exploração do material, tratamento
dos resultados e suas inferências e resultados (BARDIN, 2009). Os experimentos
foram realizados e as perguntas relacionadas aos mesmos respondidas. Foi feito a
verificação da acessibilidade do material e de facilidade de execução.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observou-se que os experimentos tantos os retirados do livro de Tito e Canto
(2009) quanto o retirado do livro de Feltre (2005) era de fácil realização pelos
alunos, uma vez que apresenta materiais de fácil acesso, reagentes simples e
presentes no dia-a-dia, o que facilita a aprendizagem do aluno, visto que a
prática atrelada à teoria é de suma importância para a compreensão do conteúdo.
Ainda mais quando se trata de cinética química. Um dos experimentos pedia
provetas, mas estas poderiam ser substituídas por copos de vidros sem interferir
no resultado do experimento.
CONCLUSÕES: A partir da análise feita em livros de Química do Ensino Médio pode-se considerar
que a utilização de atividades experimentais podem ser uma ferramenta essencial em
sala de aula contribuindo muito para uma melhoria do ensino de química. Diante dos
seguintes aspectos analisados : a) materiais utilizados; b) o nível de dificuldade
para a realização dos experimentos e; c) a verificação do acesso aos reagentes
utilizados. Considera-se também que essa prática aguça a curiosidade do aluno,
desperta sua atenção e facilita sua aprendizagem.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.
FELTRE, Ricardo. Química. v.2, 6 ed, São Paulo: Moderna, 2004.
JUSTI. R.S.; RUAS. R.M. Aprendizagem de química reprodução de pedaços isolados do conhecimento?. Química Nova na Escola. Aprendizagem de Química, nº 5, Maio 1997.
LIMA, J. F. L; PINA, M. S. L; BARBOSA, R. M. N; JÓFILI, Z. M. S. A contextualização do ensino de cinética química. Revista Química Nova, 2000.
PERUZZO, F.M; CANTO, E.L. Química na abordagem do cotidiano. v.2, 5 ed., São Paulo: Moderna, 2009.
SILVA, Fausthon Fred. A Equação de Arrhenius: Uma alternativa em Ensino de Cinética Química no Nível médio. CNNQ, 2007.
ZANON, l.B. e PALHARINI, E.M.A Química no ensino fundamental de ciências. Química Nova na Escola, n. 2, p. 15-18, 1995.