Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Festa do Hélio
AUTORES: Silva, M. (IFG) ; Paraguay, L. (IFG) ; Vieira, G. (IFG) ; Rodrigues, L. (IFG) ; Carvalho, E. (IFG) ; Miranda, A.L. (IFG) ; Oliveira, G. (IFG) ; Gomes, W. (IFG) ; Guimaraes, A. (IFG) ; Gomes, F. (IFG)
RESUMO: Este trabalho relata a utilização do teatro como metodologia de ensino e aprendizagem de conteúdos de química. Alunos bolsistas do programa PIBID escreveram e apresentaram uma peça teatral com o título “A festa do He”. Nesta foram tratados os conteúdos previstos para o primeiro ano do ensino médio, tais quais elementos químicos e suas reações, de maneira lúdica e dinâmica. Como pontos positivos desta metodologia estão: pesquisa, verbalização do conteúdo, interação entre os estudantes e compreensão de conhecimentos.
PALAVRAS CHAVES: ensino de química; elementos químicos; teatro
INTRODUÇÃO: Ensinar química revela-se um desafio a todos que se propõem, visto que muitos alunos encontram dificuldade na compreensão de conceitos químicos básicos, principalmente os abstratos. Para Miranda e Costa (2001, s.p), a química é considerada, pela maioria dos alunos, uma matéria difícil e desinteressante ou ainda, sem utilidade na sua vivência diária. Pensando desta forma, fica assim a difícil tarefa para o professor de, além de demonstrar os conceitos químicos, buscar novas ferramentas que contribuam com sua aprendizagem. Segundo Chateau, a utilização do lúdico (jogos, brinquedos e brincadeiras) pode não representar de imediato um aprendizado, mas pode vir a desenvolver potenciais no sujeito, até mesmo quando são encaradas como passatempo, proporcionando mais oportunidades de se abastecer intensamente de informações, de conhecimentos, com base nas várias simulações e fantasias que executa (CHATEAU, 1984 apud SOARES, 2008, p.4). Assim, o lúdico em si não eleva a capacidade de ampliação conceitual, entretanto considera-se que eles aperfeiçoam preenchendo certas necessidades e funções essenciais ao acréscimo intelectual e conseqüentemente da aprendizagem. Roque (2007, p. 27) diz que, ao ensinar por meio de improvisações teatrais, exercita-se a criatividade, as expressões oral e corporal dos estudantes e a compreensão de um conhecimento.
MATERIAL E MÉTODOS: O texto foi elaborado por dez bolsistas do programa PIBID, do IFG, Campus Uruaçu, com a temática de uma festa para o elemento Hélio. A ideia foi baseada em um vídeo da internet intitulado “a tabela periódica”. O elenco foi constituído por vinte alunos, incluindo os dez bolsistas PIBID, alunos do curso de licenciatura em química e alunos do curso técnico. O enredo inicia-se com uma festa na casa do carbono (C) com a presença de alguns convidados: He, Ar, Kr, Rn, Xe, Ne, Na, Cl, K, H2S,H2O, H, O, F, Cs, Fr, In, Ga, Pu, U. Durante a narração iam-se apresentando as principais propriedades destas substâncias. No momento da surpresa preparada pelo carbono ao aniversariante hélio, entram as hidrogenetes, quatro hidrogênios que passam a cantar uma paródia intitulada “vida de quimiquete”, em alusão a musica “vida de empregue-te”. A peça foi apresentada aos alunos do IFG, campus Uruaçu, como comemoração ao Dia do Químico, 18 de junho.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O roteiro da peça foi elaborado para envolver 20 elementos da tabela periódica, sendo os protagonistas da estória: oxigênio, carbono, hidrogênio e gases nobres. Como características dos elementos foram demonstradas as reações que o oxigênio faz com o ferro e o torna vermelho; a explosão que ocorre com o potássio quando encontra a água; o fato do carbono se ligar a quatro hidrogênios; a dificuldade em separar o cloro do sódio, no cloreto de sódio; entre outras. O momento mais interessante da peça foi a entrada das “hidrogenetes”, quatro hidrogênios que queriam ficar junto ao carbono, cantando a paródia criada especialmente para o momento em que o carbono faz uma surpresa ao hélio. A peça durou em média 15 minutos e foram utilizadas como figurino, camisetas brancas com o símbolo dos elementos grafitado de preto.
CONCLUSÕES: Para os alunos do PIBID, participar de todas as etapas desta metodologia que vai da elaboração até execução deste projeto, foi uma experiência gratificante e enriquecedora. Isso porque permitiu uma maior interação entre os envolvidos e os alunos espectadores. Percebeu-se que houve uma maior participação dos alunos do ensino técnico aos alunos de licenciatura, visto durante a apresentação da peça. A partir desta percepção, pode-se inferir que o teatro é uma ferramenta divertida e lúdica para ensinar assuntos da disciplina de química, servindo como práticas de pesquisa, escrita e oralidade para todos que delas participam.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos a CAPES pelo apoio financeiro.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: http://www.youtube.com/watch?v=QymQTqUlddk
MIRANDA, R.G.P.; COSTA, N.S. Professor de química: Formação, competências/habilidades e posturas. 2007. Disponível em: http://www.ufpa.br/eduquim/formdoc.htm. Acesso em 14 de julho de 2013.
ROQUE, N. F. Química por meio de teatro. Química Nova na Escola, nº 25, 2007.
SOARES, M.H.F. Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: Teoria, Métodos e Aplicações. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, UFPR, 2008. Disponível em:http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0309-1.pdf> acesso em 18 de maio de 2013.