Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: Contribuições e perspectivas da Prática experimental no Ensino de Química na E.E.E.M. “O Pequeno Príncipe” localizada no Município de Marabá-PA.
AUTORES: Leal, C.E.T. (UEPA) ; de Oliveira, B.K.C. (UEPA) ; dos Santos, M.S. (UEPA) ; da Costa, D.R.M. (UEPA)
RESUMO: Aulas práticas tem proporcionado uma perspectiva construtiva no processo de
ensino-aprendizagem de química, pois a mesma estimula o interesse em estudar
química, aprimorando conhecimentos científicos e assim contribuindo para uma
aprendizagem. Este trabalho relata a realização de 1 (uma) aula prática de
Química, com o objetivo de facilitar a compreensão dos assuntos estudados em
sala de aula por 45(quarenta e cinco) alunos do 2º ano “B” do período vespertino
do ensino médio da E.E.E.M. “O Pequeno Príncipe” localizada no Município de
Marabá-PA. O método utilizado foi à realização de 1(um) experimento sobre
soluções e a aplicação de questionários. Percebemos por meio dos questionários
aplicados que através das aulas experimentais os mesmos demostram melhor
assimilação dos assuntos abordados.
PALAVRAS CHAVES: Experimentação; Soluções; Perspectiva no Ensino
INTRODUÇÃO: As aulas práticas proporcionam novas perspectivas construtivas no Ensino de
Química, pois é um excelente método para a compreensão dos conceitos químicos
relacionando a teoria e a prática, contribuindo para o processo de ensino-
aprendizagem dos alunos. Esse método deveria ser mais utilizado pelos
professores para proporcionar os alunos um maior interesse pela química e assim
associá-la com o cotidiano dos mesmos. Espera-se que através das aulas
experimentais se crie novas perspectivas de ensino que proporcione aos alunos a
capacidade de interagir, expor seus pontos de vista, suas suposições,
confrontando seus erros e acertos sobre os fenômenos científicos que acontecem
ao seu redor. A experimentação permite que o aluno manipule objetos e crie
ideias junto com o professor, e torna as aulas mais interessantes e agradáveis e
que haja troca de ideias e conceitos a serem discutidas no decorrer da aula
(FERREIRA, HARTWIG e OLIVEIRA, 2010). Realizar um experimento seguido de
discussão para a montagem da interpretação dos resultados é uma atividade
extremamente rica em termos de aprendizagem... Teoria e prática andam juntas num
ensino que valoriza a parte experimental. As aulas teóricas e atividades
práticas se completam, reforçando-se e garantindo a solidez dos conhecimentos
adquiridos.(MAGALHÃES, 2003 p.34). A experimentação é percebida pelos alunos
como um método motivador para a compreensão dos conteúdos de química, pois ela
promove a compreensão dos conceitos científicos a partir da visualização dos
experimentos.. Este trabalho relata as contribuições que a aula prática
proporcionou aos alunos 2º ano "B" do período vespertino do ensino médio da
E.E.E.M. “O Pequeno Príncipe” localizada no Município de Marabá-PA.
MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho foi desenvolvido com 45 (quarenta e cinco) alunos do 2º ano
“B” do período vespertino na E.E.E.M “O pequeno príncipe”, localizada no
município de Marabá-Pará. Foi realizada 1 (uma) aula experimental constituída de
1(uma) prática sobre o tema soluções. A prática abordada foi à realização da
produção de amaciante caseiro de roupa, usando materiais de baixo custo como,
sabonete, glicerina, leite de rosa e água.
Antecedente à prática, foi introduzida uma breve revisão sobre o assunto em
questão. Em seguida os alunos foram orientados a formar grupos de 5 (cinco)
pessoas para a realização do experimento. Logo após a realização da prática os
mesmos responderam a um questionário referente á aula. Os questionários
aplicados tiveram como objetivo de avaliar o desenvolvimento dos alunos em
relação à aprendizagem dos mesmos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Pôde-se perceber através da aula prática ministrada e dos questionários de
avaliação de desempenho do aluno, que houve um grande desempenho na por parte
dos alunos na assimilação e compreensão da teoria com a prática, pois a
utilização deste método mostrou-se uma ferramenta eficiente na solidificação dos
conceitos expostos em sala de aula. Ao longo do trabalho realizado, percebemos
vários problemas para executarmos a aula prática na E. E. E. M “O Pequeno
Príncipe” como a falta de laboratórios adequados, equipamentos e reagentes que
permitam a realização da prática. Apesar dos problemas encontrados, verificou-se
satisfação dos alunos ao desenvolverem a aula prática, pois ficou notável a
estimulação e o desempenho dos mesmos, em contextualizar a teoria com a prática
o que facilitou a compreensão e a aprendizagem do conteúdo abordado.
Dado o desenvolvimento posto, este trabalho apresenta como hipótese principal
que união entre teoria e prática no ensino de química pode proporcionar um
caminho facilitador no ensino aprendizado.
CONCLUSÕES: Com a realização deste trabalho, observou-se que as aulas teóricas possuem grande
relevância didática, mas quando a realização da prática fundir-se com teoria tem-s
e melhor compreensão do conteúdo ensinado em sala, portanto a realização de aula
experimental é imprescindível no ensino de Química, pois ajuda a entender suas
aplicações no cotidiano. Este trabalho sugere como método alternativo as aulas
experimentais contribuindo para a assimilação da teoria. Espera-se que a
comunidade escolar procure planejar novas metodologias para que seja uma fonte
motivadora no desenvolvimento de no ensino.
AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem a UEPA e a comunidade da E.E.E.F.M. “O Pequeno Príncipe”.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FERREIRA,L. H.; HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R. C. Ensino experimental de Química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova na Escola. v.32, n.2, p.101-106, 2010.
GIODAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola, n. 10, p. 43-49, 1999.
MAGALHÃES, Mariza. Técnicas criativas para dinamizar aulas de Química.
Niterói, RJ:Editora Muiraquitã, 2002.