53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DA HISTORIA DAS CIÊNCIAS TENDO COMO OBJETO DE ESTUDO A AMÔNIA

AUTORES: Oliveira, A.C. (FAMASUL) ; Rocha, R.C.C.L. (FAMASUL) ; Silva, J.R. (FAMASUL) ; Silva, P.R.F. (FAMASUL) ; Silva, M.V. (FAMASUL) ; Silva, J.A. (FAMASUL) ; Silva, L.O. (FAMASUL)

RESUMO: A presente pesquisa mostra a importância da contextualização no ensino das ciências como recurso facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Foi desenvolvida uma proposta didática de contextualização de conteúdos específicos de química a partir do estudo da amônia. O objetivo desse trabalho é contextualizar conteúdos como equilíbrio químico, ligações químicas, geometria molecular, polaridade, princípios cinéticos e termodinâmicos. Durante a intervenção didática foi utilizada a amônia como tema objeto de estudo, de modo a facilitar a compreensão dos conteúdos trabalhados.

PALAVRAS CHAVES: Amônia; contextualização; ensino de química

INTRODUÇÃO: A amônia é uma substância química utilizada largamente na indústria agrícola como fertilizantes é também utilizada para fabricação de pesticidas, sendo um reagente para produção de outros compostos como ácido nítrico, uréia, fosfato de amônio, plásticos e fibras (PEREIRA, 2009) como também na fabricação de explosivos como, por exemplo, do tipo ANFO (Amonium Nitrate and Fuel Oil). Em 1913, Haber e Bosch implantaram um processo industrial capaz de converter o N2 gasoso em amônia. (NUNES, 2003). Esse método surgiu da necessidade de se produzir nitratos para fabricação de explosivos e munições, já que a maior parte dos nitratos que abasteciam a Alemanha eram importados do Chile. Através desse processo de produção de síntese da amônia podemos contextualizar alguns conteúdos no ensino da química, de modo que essa contextualização possibilite a construção do conhecimento cientifico através da vivência cotidiana do aluno, através dessa proposta não só possibilitamos uma educação que forme cidadãos para a sociedade, mas também, traçamos um caminho para um aprendizado mais significativo (SILVA, 2010).

MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia foi desenvolvida na Escola Estadual Ascenso Ferreira, localizada na cidade de Palmares-PE, a aplicação da metodologia foi realizada em duas turmas de 1° ano A e 1° ano B. Onde foi realizada num primeiro momento uma abordagem histórica sobre a amônia, bem como a sua importância para a sociedade e para a industrial química, com o intuito de orientar e esclarecer ao aluno o meio a qual ele está inserido. Em seguida as turmas foram divididas em grupos de pesquisas de 4 a 5 integrantes onde para cada grupo foram distribuídas questões problemas em relação a amônia, cada grupo de alunos foram instigados a buscarem respostas pra cada problema proposto através dos grupos de pesquisa, deixando evidente para os alunos que a construção do conhecimento não se faz de forma individual mais sim de forma coletiva, despertando nos mesmos um espírito de coletividade. No segundo momento foram analisadas as respostas pesquisadas pelos alunos, onde cada grupo apresentou uma resposta diferente, ou seja, cada resposta de acordo com suas pesquisas realizadas e com o seu conhecimento prévio do assunto, então foi aberto um momento de discussão em sala de aula, onde através do diálogo foi realizada a construção do conhecimento de cada aluno, conhecimento esse fruto da pesquisa, conquistado através do espírito científico e de coletividade.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O método de contextualização através da historia das ciência de uma forma geral mostrou-se bastante eficaz quanto aos seus resultados, os alunos ficaram bastantes atraídos pelos conteúdos abordados em sala de aula através da temática amônia. Quando trabalhamos a química dentro de um contexto histórico, onde o aluno seja incluído nesse contexto o processo de ensino-aprendizagem torna-se mais significativo, atraindo a atenção e concentração dos alunos, além de formar cidadão críticos, sociais e acima de tudo pesquisadores. Segundo afirma Dupuis e Pavão (2010, p. 160) Ensinar Ciências através da história, mostrando que o conhecimento é um processo de acumulação, é um caminho bastante atraente, que envolve o aluno numa aventura empolgante, facilitando e embasando o aprendizado, mas, sobretudo, estimulando-o a se aprofundar no tema e também oferecer suas contribuições.

CONCLUSÕES: No decorrer desse trabalho de pesquisa ficou claro que não se pode trabalhar o ensino das ciências sem que haja uma contextualização dos conteúdos estudados, pois ficou nítido de acordo com os resultados obtidos, que quando contextualizamos os conteúdos os alunos absorvem com maior facilidade e os conhecimentos químicos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DUPUIS, F. A. R.; PAVAO, A. C. Ensinar ciências através da história. In: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE EDUCAÇÕA BÁSICA. (Org.). Coleção explorando o ensino. Brasília: 2010. p. 01-212.

NUNES, F. S. 2003. Fixação de nitros gênio: Estrutura, função e modelagem bioinorgânicas das nitrogenases. Química Nova, 26: 872-879.

PEREIRA, E.D.B. 2009. Passado, presente e futuro da produção industrial do amoníaco: Uma investigação documental. Dissertação (Mestrado em Química) – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Porto

SILVA, L. P. et al. 2010. Contextualização do ensino da Química através da temática química dos alimentos. In: 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Águas de Lindoia.