Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DA HISTORIA DAS CIÊNCIAS TENDO COMO OBJETO DE ESTUDO A AMÔNIA
AUTORES: Oliveira, A.C. (FAMASUL) ; Rocha, R.C.C.L. (FAMASUL) ; Silva, J.R. (FAMASUL) ; Silva, P.R.F. (FAMASUL) ; Silva, M.V. (FAMASUL) ; Silva, J.A. (FAMASUL) ; Silva, L.O. (FAMASUL)
RESUMO: A presente pesquisa mostra a importância da contextualização no ensino das
ciências como recurso facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Foi
desenvolvida uma proposta didática de contextualização de conteúdos específicos de
química a partir do estudo da amônia. O objetivo desse trabalho é contextualizar
conteúdos como equilíbrio químico, ligações químicas, geometria molecular,
polaridade, princípios cinéticos e termodinâmicos. Durante a intervenção didática
foi utilizada a amônia como tema objeto de estudo, de modo a facilitar a
compreensão dos conteúdos trabalhados.
PALAVRAS CHAVES: Amônia; contextualização; ensino de química
INTRODUÇÃO: A amônia é uma substância química utilizada largamente na indústria agrícola
como
fertilizantes é também utilizada para fabricação de pesticidas, sendo um
reagente para
produção de outros compostos como ácido nítrico, uréia, fosfato de amônio,
plásticos e
fibras (PEREIRA, 2009) como também na fabricação de explosivos como, por
exemplo, do
tipo ANFO (Amonium Nitrate and Fuel Oil). Em 1913, Haber e Bosch implantaram um
processo industrial capaz de converter o N2 gasoso em amônia. (NUNES, 2003).
Esse
método surgiu da necessidade de se produzir nitratos para fabricação de
explosivos e
munições, já que a maior parte dos nitratos que abasteciam a Alemanha eram
importados
do Chile. Através desse processo de produção de síntese da amônia podemos
contextualizar alguns conteúdos no ensino da química, de modo que essa
contextualização possibilite a construção do conhecimento cientifico através da
vivência cotidiana do aluno, através dessa proposta não só possibilitamos uma
educação
que forme cidadãos para a sociedade, mas também, traçamos um caminho para um
aprendizado mais significativo (SILVA, 2010).
MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia foi desenvolvida na Escola Estadual Ascenso Ferreira, localizada
na cidade de
Palmares-PE, a aplicação da metodologia foi realizada em duas turmas de 1° ano A
e 1° ano
B. Onde foi realizada num primeiro momento uma abordagem histórica sobre a
amônia, bem como
a sua importância para a sociedade e para a industrial química, com o intuito de
orientar e
esclarecer ao aluno o meio a qual ele está inserido. Em seguida as turmas foram
divididas
em grupos de pesquisas de 4 a 5 integrantes onde para cada grupo foram
distribuídas
questões problemas em relação a amônia, cada grupo de alunos foram instigados a
buscarem
respostas pra cada problema proposto através dos grupos de pesquisa, deixando
evidente para
os alunos que a construção do conhecimento não se faz de forma individual mais
sim de
forma coletiva, despertando nos mesmos um espírito de coletividade. No segundo
momento
foram analisadas as respostas pesquisadas pelos alunos, onde cada grupo
apresentou uma
resposta diferente, ou seja, cada resposta de acordo com suas pesquisas
realizadas e com o
seu conhecimento prévio do assunto, então foi aberto um momento de discussão em
sala de
aula, onde através do diálogo foi realizada a construção do conhecimento de cada
aluno,
conhecimento esse fruto da pesquisa, conquistado através do espírito científico
e de
coletividade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O método de contextualização através da historia das ciência de uma forma geral
mostrou-se bastante eficaz quanto aos seus resultados, os alunos ficaram
bastantes
atraídos pelos conteúdos abordados em sala de aula através da temática amônia.
Quando
trabalhamos a química dentro de um contexto histórico, onde o aluno seja
incluído
nesse contexto o processo de ensino-aprendizagem torna-se mais significativo,
atraindo a atenção e concentração dos alunos, além de formar cidadão críticos,
sociais e acima de tudo pesquisadores. Segundo afirma Dupuis e Pavão (2010, p.
160)
Ensinar Ciências através da história, mostrando que o conhecimento é um processo
de
acumulação, é um caminho bastante atraente, que envolve o aluno numa aventura
empolgante, facilitando e embasando o aprendizado, mas, sobretudo, estimulando-o
a se
aprofundar no tema e também oferecer suas contribuições.
CONCLUSÕES: No decorrer desse trabalho de pesquisa ficou claro que não se pode trabalhar o
ensino das ciências sem que haja uma contextualização dos conteúdos estudados,
pois ficou nítido de acordo com os resultados obtidos, que quando contextualizamos
os conteúdos os alunos absorvem com maior facilidade e os conhecimentos químicos.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DUPUIS, F. A. R.; PAVAO, A. C. Ensinar ciências através da história. In: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE EDUCAÇÕA BÁSICA. (Org.). Coleção explorando o ensino. Brasília: 2010. p. 01-212.
NUNES, F. S. 2003. Fixação de nitros gênio: Estrutura, função e modelagem bioinorgânicas das nitrogenases. Química Nova, 26: 872-879.
PEREIRA, E.D.B. 2009. Passado, presente e futuro da produção industrial do amoníaco: Uma investigação documental. Dissertação (Mestrado em Química) – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Porto
SILVA, L. P. et al. 2010. Contextualização do ensino da Química através da temática química dos alimentos. In: 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Águas de Lindoia.