53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: UTILIZAÇÃO DA TEMÁTICA MEDICAMENTOS EM UMA AMBIÊNCIA LÚDICA, ATRAVÉS DE UM JOGO INTITULADO DE “MEMORIZAÇÃO QUÍMICA”, COMO RECURSO DIDÁTICO PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS

AUTORES: Oliveira, A.C. (FAMASUL) ; Rocha, R.C.C.L. (FAMASUL) ; Silva, J.R. (FAMASUL) ; Silva, P.R.F. (FAMASUL) ; Silva, M.V. (FAMASUL) ; Silva, L.O. (FAMASUL) ; Silva, J.A. (FAMASUL) ; Fernandes, E.L. (FAMASUL)

RESUMO: Esta pesquisa teve como principal objetivo verificar a influência que o ambiente lúdico pode proporciona aos alunos através de seu aspecto de entretenimento, utilizando como recurso didático metodológico a elaboração de um jogo intitulado de “memorização química”, trabalhando com a temática medicamentos e as funções orgânicas. Essa relação entre o ambiente lúdico e os conteúdos de química trabalhados com o cotidiano dos discentes foi um fator de grande importância, pois facilitou um melhor entendimento e compreensão das funções.

PALAVRAS CHAVES: Medicamentos; atividade lúdica; contextualização

INTRODUÇÃO: Um dos grandes problemas enfrentados no ensino de química é a abordagem de conteúdos descontextualizados, as aulas se restringem apenas na teoria e resolução de exercícios repetitivos, despertando nos alunos grande falta de interesse (Pires et al., 2010). Pensando nisso fez-se uso da temática medicamentos, tema bastante difundido e conhecido dos alunos, proporcionando uma abordagem de conteúdo que favoreça a formação cidadã, viabilizada pela valorização das relações entre os conteúdos específicos e o contexto em que estão inseridos os discentes (Aires e Lambach, 2010). O tema medicamentos torna-se de grande importância para o aprendizado do aluno, acrescentando saberes em relação aos fármacos através de um ambiente lúdico que proporcionará aos discentes habilidades de dialogar, participar, interagir, e criticar, tornando a interação dos conteúdos com os jogos uma nova estratégia de ensino (Nardin, 2007). O objetivo desse estudo é fazer com que o aluno possa compreender de forma sucinta os conteúdos sobre funções orgânicas, se utilizando de uma abordagem do cotidiano presente no seu dia a dia como os medicamentos, através da realização de uma atividade lúdica como recurso didático de motivação dos discentes.

MATERIAL E MÉTODOS: Realizou-se com o intuito de motivar os discentes uma intervenção didática numa turma de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Ascenso Ferreira, localizada no município de Palmares, região da Mata Sul de Pernambuco. A intervenção foi realizada em dois momentos distintos, onde no primeiro momento foi realizada uma abordagem histórica sobre os medicamentos e as suas respectivas funções orgânica. No segundo momento foi trabalhada a questão da ludicidade com a realização do jogo intitulado de “memorização química”, jogo de perguntas e respostas. Na realização da atividade lúdica a sala foi dividida em grupos de 2 a 4 integrantes onde um jogador de cada vez escolhia a carta de pergunta (Carta Amarela), que apresenta a estrutura de um principio ativo do medicamento correspondente, e uma breve menção as atividades farmacológicas no organismo humano, e então era laçada a pergunta por meio da carta sobre qual era a função destacada na estrutura química daquele principio ativo, o aluno através da carta de resposta (Carta Verde) escolhia a que mais se adequava as características do grupo funcional correspondente destacado na estrutura.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A realização da atividade lúdica estimulou e trouxe uma motivação aos alunos a aprender as funções orgânicas, mostrando que jogos lúdicos são instrumentos motivadores, atraentes e estimuladores do conhecimento (Vygotsky, 2007 apud Santana, 2012). Quando fazemos uso de atividades lúdicas como recurso didático na abordagem dos conteúdos de química os alunos ficam mais envolvidos com o conteúdo, trazendo para sala de aula um ambiente de descontração e de entretenimento, fazendo com que os alunos possam ser motivados ao processo de ensino-aprendizagem utilizando como mediador o lúdico.

Figura

Carta do jogo “Memorização Química”, frente da carta de pergunta e resposta.

CONCLUSÕES: Através da realização desse trabalho pôde-se concluir o como é importante a contextualização através da realização de atividades lúdicas no ensino de química, fazendo uso de temas do cotidiano do aluno, pois os mesmos sentem-se motivados e movidos pelo desafio proporcionado pela atividade.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AIRES. J. A.; LAMBACH. M. Contextualização do ensino de química pela problematização e alfabetização cientifica e tecnológica: Uma possibilidade para a formação continuado de professores. Revista Brasileira de pesquisa em educação em ciências, v. 10, n. 1, 2010.

NARDIN, I. C. B. Brincando aprende-se química. Universidade Estadual de Londrina-UEL. [Arapongas-PR]. 2007. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=136>. Acesso em: 19 jun. 2013.

PIRES. R. O.; ABREU. T. C.; MESSEDER., J. C. Proposta de ensino de química com uma abordagem contextualizada através da história da ciência. Ciência em tela, v. 3, n. 1, 2010.

SANTANA, E. M. O uso do jogo autódromo alquímico como mediador da aprendizagem no ensino de química. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências). Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Instituto de Física, Instituto de Química e Instituto de Biociências. São Paulo.