Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
AUTORES: Ribeiro de Lima, I. (UECE) ; Gonçalves Pedrosa, R. (UECE) ; Bizerra Pereira, C. (UECE)
RESUMO: A pesquisa científica é um instrumento fundamental para a construção e propagação
do conhecimento, pois estimula a busca por respostas para os fenômenos observados,
produz novas descobertas,auxilia no crescimento do raciocínio lógico, no
desenvolvimento do pensamento crítico e melhora o comportamento ético dos
estudantes. O presente trabalho tem por objetivo avaliar a importância do
envolvimento de alunos do ensino médio em projetos de pesquisa científica no
processo de ensino-aprendizagem, bem como analisar o crescimento do conhecimento
prático e teórico dos alunos em cada etapa do projeto.
PALAVRAS CHAVES: Pesquisa cienífica; Ensino médio; Estudantess
INTRODUÇÃO: A educação brasileira nos padrões atuais é, sem sombra de dúvidas, muito frágil.
A falta de laboratórios de ciências; ou o seu não uso, quer seja pela falta de
equipamentos adequados, quer seja por escassez de profissionais aptos a usá-los;
a evasão escolar devido a insegurança; a falta de motivação de professores e
alunos; os métodos falhos de avaliação e tantas outras moléstias que a muito
tempo vem se fazendo presente nas escolas do nosso país, tem influenciado o
processo de aprendizagem dos nossos jovens e adolescentes, que têm demonstrado
déficits enormes que se arrastam desde o ensino fundamental, passando pelo médio
e atingindo o superior, já que nessa fase da vida os maus hábitos e deficiências
da educação de base são levados para as universidades acarretando outra
infinidade de problemas.Não podemos esconder a ineficiência do tradicional
modelo de ensino, sobretudo ao que se refere as ciências de um modo geral. Por
muitas vezes, nos deparamos com jovens ingressando em cursos de nível superior
sem terem a mínima ideia do que é um trabalho científico, sem nenhum interesse
pela pesquisa, incapazes de resolver problemas práticos através da observação e
da experimentação, ou ainda impossibilitados de exercerem o seu senso
crítico.Tendo em vista a realidade e os rumos da educação da nossa nação,
principalmente no que concerne as ciências, percebi a necessidade de uma
avaliação mais aprofundada da importância do desenvolvimento de projetos de
pesquisas científicas para o processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino
médio. Analisar o crescimento de um educando tomando por base algo que ele
construiu, desenvolveu, pesquisou e foi capaz de defender é para mim uma das
melhores formas de incentivá-los e de promover o tão necessário crescimento dos
seus conhecimentos
MATERIAL E MÉTODOS: O estudo proposto neste projeto é do tipo descritivo e de natureza
investigativa, fundamentado em princípios teóricos-metodológicos e em estudos
que interligam o aprendizado de química à importância do envolvimento em
projetos científicos. Teve como cenário uma escolas de Ensino Médio abrangendo
alunos dos 2º e 3º anos que participaram de pesquisas cientificas.Inicialmente,
foi realizado um levantamento de materiais de estudo em livros, páginas da web e
artigos relacionados a pesquisa científica, sua importância para o
desenvolvimento dos estudantes e da sociedade, com a finalidade de obter suporte
teórico necessário a esse pesquisa.Foi elaborado um questionário que
contemplasse aspectos psicológicos, tais como as expectativas, os receios e as
responsabilidades de estar envolvido em um pesquisa cientifica, e aspectos
específicos, como por exemplo, conhecimento do título do projeto e de temas
relacionados a ele. Esse questionário foi aplicado antes e depois dos discentes
iniciarem o trabalho científico. O intuito maior desse método é avaliar a partir
dos questionamentos feitos aos educandos o progresso do aprendizado em química
quando há participação em projetos científicos. Foi solicitado aos alunos que
apresentassem seminários, palestras e organizassem debates sobre os temas
ligados aos projetos de pesquisa para que pudesse analisar o crescimento no que
concerne a oralidade. Neste período também foram solicitadas resenhas aos alunos
com a finalidade de verificar o avanço do pensamento crítico, da produção e
interpretação de textos. Por fim, uni as informações coletadas e analisei os
resultados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através desse estudo pude constatar a real importância do envolvimento de alunos
do ensino médio em projetos de pesquisa científica para promover o crescimento
ético, científico e intelectual dos nossos educandos. De posse das informações
obtidas no questionário preenchido pelos jovens pesquisadores e das observações
feitas pelos professores orientadores construí gráficos e tabelas para ilustrar
o avanço dos discentes no decorrer da pesquisa científica.
É válido ressaltar também que através desse estudo pude confirmar a enorme
importância da pesquisa e da experimentação para elevar o nível de aprendizado
na área da química de alunos do ensino médio e verificaremos um melhor
desempenho desses educandos no que se refere ao conhecimento de projetos
científicos, observações de fenômenos e capacidade de resolvê-los a partir da
experimentação.
CONCLUSÕES: Durante o período no qual foi desenvolvido o estudo, confirmei que o importante no
ensino de química é sempre aliar a teoria e a prática, estimular os alunos a
observação e exigir dos mesmos soluções, valorizar projetos de pesquisa e ensiná-
los a trabalhar cada etapa do método científico, desenvolver o senso crítico e
ampliar a divulgação da pesquisa científica.Penso ainda que tendo em mãos os
resultados desse trabalho, seremos capazes de incentivar mais profissionais a
realizarem projetos que beneficiem o avanço dos estudante e, por conseguinte, o
crescimento cientifico e tecnológico.
AGRADECIMENTOS: Aos meus alunos/ bolsistas, que por estarem ingressando neste maravilhoso universo
da pesquisa foram de fundamental importância para este estudo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. 21. ed.. São Paulo:
Ed. Loyola, 1998.1
DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 5.ed. São Paulo: Cortez, 1997
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
SILVA. J.; ROSE. S. A importância da pesquisa no ensino superior. Revista Sapientia, v. 5, n.3, 2012. Disponível em: <http://revistasapientia.inf.br>. Acesso em: 11 jun.2013