53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA CIENTÍFICA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

AUTORES: Ribeiro de Lima, I. (UECE) ; Gonçalves Pedrosa, R. (UECE) ; Bizerra Pereira, C. (UECE)

RESUMO: A pesquisa científica é um instrumento fundamental para a construção e propagação do conhecimento, pois estimula a busca por respostas para os fenômenos observados, produz novas descobertas,auxilia no crescimento do raciocínio lógico, no desenvolvimento do pensamento crítico e melhora o comportamento ético dos estudantes. O presente trabalho tem por objetivo avaliar a importância do envolvimento de alunos do ensino médio em projetos de pesquisa científica no processo de ensino-aprendizagem, bem como analisar o crescimento do conhecimento prático e teórico dos alunos em cada etapa do projeto.

PALAVRAS CHAVES: Pesquisa cienífica; Ensino médio; Estudantess

INTRODUÇÃO: A educação brasileira nos padrões atuais é, sem sombra de dúvidas, muito frágil. A falta de laboratórios de ciências; ou o seu não uso, quer seja pela falta de equipamentos adequados, quer seja por escassez de profissionais aptos a usá-los; a evasão escolar devido a insegurança; a falta de motivação de professores e alunos; os métodos falhos de avaliação e tantas outras moléstias que a muito tempo vem se fazendo presente nas escolas do nosso país, tem influenciado o processo de aprendizagem dos nossos jovens e adolescentes, que têm demonstrado déficits enormes que se arrastam desde o ensino fundamental, passando pelo médio e atingindo o superior, já que nessa fase da vida os maus hábitos e deficiências da educação de base são levados para as universidades acarretando outra infinidade de problemas.Não podemos esconder a ineficiência do tradicional modelo de ensino, sobretudo ao que se refere as ciências de um modo geral. Por muitas vezes, nos deparamos com jovens ingressando em cursos de nível superior sem terem a mínima ideia do que é um trabalho científico, sem nenhum interesse pela pesquisa, incapazes de resolver problemas práticos através da observação e da experimentação, ou ainda impossibilitados de exercerem o seu senso crítico.Tendo em vista a realidade e os rumos da educação da nossa nação, principalmente no que concerne as ciências, percebi a necessidade de uma avaliação mais aprofundada da importância do desenvolvimento de projetos de pesquisas científicas para o processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio. Analisar o crescimento de um educando tomando por base algo que ele construiu, desenvolveu, pesquisou e foi capaz de defender é para mim uma das melhores formas de incentivá-los e de promover o tão necessário crescimento dos seus conhecimentos

MATERIAL E MÉTODOS: O estudo proposto neste projeto é do tipo descritivo e de natureza investigativa, fundamentado em princípios teóricos-metodológicos e em estudos que interligam o aprendizado de química à importância do envolvimento em projetos científicos. Teve como cenário uma escolas de Ensino Médio abrangendo alunos dos 2º e 3º anos que participaram de pesquisas cientificas.Inicialmente, foi realizado um levantamento de materiais de estudo em livros, páginas da web e artigos relacionados a pesquisa científica, sua importância para o desenvolvimento dos estudantes e da sociedade, com a finalidade de obter suporte teórico necessário a esse pesquisa.Foi elaborado um questionário que contemplasse aspectos psicológicos, tais como as expectativas, os receios e as responsabilidades de estar envolvido em um pesquisa cientifica, e aspectos específicos, como por exemplo, conhecimento do título do projeto e de temas relacionados a ele. Esse questionário foi aplicado antes e depois dos discentes iniciarem o trabalho científico. O intuito maior desse método é avaliar a partir dos questionamentos feitos aos educandos o progresso do aprendizado em química quando há participação em projetos científicos. Foi solicitado aos alunos que apresentassem seminários, palestras e organizassem debates sobre os temas ligados aos projetos de pesquisa para que pudesse analisar o crescimento no que concerne a oralidade. Neste período também foram solicitadas resenhas aos alunos com a finalidade de verificar o avanço do pensamento crítico, da produção e interpretação de textos. Por fim, uni as informações coletadas e analisei os resultados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através desse estudo pude constatar a real importância do envolvimento de alunos do ensino médio em projetos de pesquisa científica para promover o crescimento ético, científico e intelectual dos nossos educandos. De posse das informações obtidas no questionário preenchido pelos jovens pesquisadores e das observações feitas pelos professores orientadores construí gráficos e tabelas para ilustrar o avanço dos discentes no decorrer da pesquisa científica. É válido ressaltar também que através desse estudo pude confirmar a enorme importância da pesquisa e da experimentação para elevar o nível de aprendizado na área da química de alunos do ensino médio e verificaremos um melhor desempenho desses educandos no que se refere ao conhecimento de projetos científicos, observações de fenômenos e capacidade de resolvê-los a partir da experimentação.

CONCLUSÕES: Durante o período no qual foi desenvolvido o estudo, confirmei que o importante no ensino de química é sempre aliar a teoria e a prática, estimular os alunos a observação e exigir dos mesmos soluções, valorizar projetos de pesquisa e ensiná- los a trabalhar cada etapa do método científico, desenvolver o senso crítico e ampliar a divulgação da pesquisa científica.Penso ainda que tendo em mãos os resultados desse trabalho, seremos capazes de incentivar mais profissionais a realizarem projetos que beneficiem o avanço dos estudante e, por conseguinte, o crescimento cientifico e tecnológico.

AGRADECIMENTOS: Aos meus alunos/ bolsistas, que por estarem ingressando neste maravilhoso universo da pesquisa foram de fundamental importância para este estudo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. 21. ed.. São Paulo:
Ed. Loyola, 1998.1
DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 5.ed. São Paulo: Cortez, 1997
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
SILVA. J.; ROSE. S. A importância da pesquisa no ensino superior. Revista Sapientia, v. 5, n.3, 2012. Disponível em: <http://revistasapientia.inf.br>. Acesso em: 11 jun.2013