53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS PROBLEMATIZADORES COM ENFOQUE CTSA NAS PRÁTICAS DO PIBID COMO PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: de Freitas Almeida, A. (UFES) ; Souza Batista, R. (IFES/ES) ; Alves de Queiroz, S. (UFES) ; Nico Pereira, B.G. (UFES) ; Ribeiro, M.A. (UFES) ; Reis Terra, V. (IFES/ES) ; Fontes Lelis, M.F. (UFES) ; Duarte Ferreira, S.A. (UFES) ; Quezada Meireles Leite, S. (IFES/ES)

RESUMO: Esta pesquisa de intervenção foi realizada com estudantes do 2º ano do EM de uma escola pública. Utilizou-se como metodologia a experimentação, a fim de problematizar os conteúdos de Química e promover a educação científica com o objetivo de discutir as contribuições do uso de experimentos investigativos e sua influência na alfabetização científica dos educandos. Caracterizou-se como pesquisa descritiva qualitativa, com aplicação de um questionário, antes da realização da sequência didática, com o intuito de verificar os conhecimentos prévios dos estudantes. Os experimentos problematizadores realizados pelos alunos os levaram a observações cuidadosas, coleta de dados e registros o que possibilitou a apropriação reflexiva e crítica do conhecimento científico, requerendo as trocas, a interação e o confronto de ideias.

PALAVRAS CHAVES: PIBID; Ensino de Química; Educação Científica

INTRODUÇÃO: Com o agravamento dos problemas ambientais e diante de discussões sobre a natureza do conhecimento científico e seu papel na sociedade, cresceu no mundo inteiro um movimento que passou a refletir criticamente sobre as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA). As práticas experimentais com abordagem em CTSA correspondem, portanto, a uma integração entre educação científica, tecnológica e social, em que os conteúdos científicos e tecnológicos são estudados. Para Paulo Freire (1967) estas situações funcionam como desafios aos grupos, são situações-problemas, codificadas, guardando em si elementos que serão decodificados pelos grupos, com a colaboração do coordenador. Os debates em torno delas irão propiciar formação de um conceito antropológico de cultura, levando os grupos a se conscientizarem para que concomitantemente se alfabetizem. São situações locais que abrem perspectivas, porém, para análise de problemas nacionais e regionais. O uso da experimentação problematizadora possibilita a apropriação do conhecimento científico pelo aluno de forma crítica e reflexiva, requerendo as trocas, a formação na coletividade, a interação e o confronto de ideias numa situação contextualizada e ativa. SANTOS (2011) destaca a importância da natureza do conhecimento científico, da linguagem científica e da argumentação científica no ensino. O objetivo deste trabalho foi analisar qualitativamente a aplicação de uma sequência didática (SD) produzida a partir da proposta de DELIZOICOV et al. (2011) com os três momentos pedagógicos (3MP), que prevê um momento inicial de problematização, a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento.

MATERIAL E MÉTODOS: Esta pesquisa realizada pelos alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)-Química, do campus Vitória- UFES se caracteriza como análise qualitativa de um estudo de caso, conforme corroborado por Lüdke e André (1986), que também afirmam que a observação direta constitui-se num importante alvo nas abordagens qualitativas, pois permite que o observador chegue mais perto das “perspectivas dos sujeitos”. Foi desenvolvida com 26 alunos do 2º ano no período de dois meses de 2013 na escola EEEFM Clotilde Rato, localizada no município da Serra, ES. Inicialmente foi aplicado um questionário diagnóstico contendo perguntas relacionadas com o tema poluição do ar com o intuito de verificar os conhecimentos prévios dos estudantes. Como intervenção para trabalhar o tema poluição atmosférica sugeriu-se uma sequência didática (SD) baseada nos (3MP) com a abordagem CTSA com título: “O ar está para respirar ou está para sufocar?”. A problematização Inicial ocorreu com a apresentação do vídeo sobre poluição do ar nas grandes cidades e em seguida houve um debate e produção de síntese sobre as reflexões das questões expostas no vídeo. O segundo momento pedagógico da organização do conhecimento aconteceu em duas aulas expositivas dialogadas. Na primeira aula trabalhou-se a classificação dos poluentes atmosféricos e os efeitos na saúde e no ambiente e na segunda aula dividiu-se a turma em cinco grupos de trabalho. Os experimentos problematizadores foram apresentados como projeto de investigação e cada grupo fez sua escolha. Em seguida os alunos tiveram que pesquisar sobre o tema escolhido durante um mês, elaborar hipóteses e demonstrar toda a problemática desenvolvida em um pequeno diário de bordo contendo as observações realizadas durante o período da pesquisa.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A análise do questionário aplicado demonstrou que os alunos souberam responder o que é poluição do ar (Gráfico 01), mas apresentaram dificuldades em indicar quais os poluentes e quais as conseqüências para o ambiente e os seres vivos (Gráfico 02). A escolha da SD com questões sociais e científicas justificou o tema e ampliou os conceitos dos alunos sobre a problemática estudada. O terceiro momento pedagógico, referente à aplicação do conhecimento, ocorreu quando os alunos apresentaram os experimentos problematizadores, representados por: Projeto 1: Investigando a ação da chuva ácida no crescimento dos vegetais; Projeto 2: Investigando a produção de chuva ácida e suas consequências; Projeto 3: Investigando a fumaça de cigarro na produção de gases poluentes; Projeto 4: Investigando a presença de material particulado no ar; Projeto 5: Investigando o efeito estufa e suas conseqüências e seus diários de bordo com fotografias e dados do desenvolvimento da pesquisa, com um pequeno histórico sobre o assunto, as hipóteses e explicações para os fenômenos observados, a relação da presença de outras áreas do conhecimento (Matemática, Geologia, Geografia, Física, Química e Biologia) e os registros das impressões CTSA realizadas durante a investigação. A escrita do diário de bordo exigiu uma reorganização do pensamento. O diálogo escrito possibilitou corporificar a aproximação epistemológica em relação ao objeto de estudo, resultando, em outro momento, na superação das ideias espontâneas e compreensão do fenômeno. Houve uma aproximação do pensamento científico, pois as observações e o registro dos dados são etapas imprescindíveis para promoção da educação científica (Júnior et al, 2008).

Gráfico 01- Resultados das opiniões dos alunos sobre poluição atmosfér

gráfico com o resultado da análise da seguinte pergunta: em sua opinião, o que é poluição do ar?

Gráfico 02- Resultados das opiniões dos alunos sobre os efeitos da pol

Gráfico com a análise da respostas da seguinte pergunta: em sua opinião, quais os danos causados pela poluição atmosférica?

CONCLUSÕES: A SD propiciou a discussão de conteúdos de química e de análise dos aspectos socioambientais da produção humana, na perspectiva da totalidade, visando compreender as implicações sociais do conhecimento científico. A abordagem problematizadora e dialógica é o princípio norteador, pois o ensino de Ciências é pautado na discussão do contexto social e recorre a conhecimentos científicos e tecnológicos na tentativa de compreender a realidade (Auler, 2011). As atividades investigativas, para Carvalho et al (1995), precisam ser aplicadas com diferentes atividades, que envolvem situações problematizadoras, questionadoras e de diálogo, implicando na resolução de problemas fazendo com que os alunos construam seu conhecimento.

AGRADECIMENTOS: PIBID, CAPES, CNPQ, EDUCIMAT-IFES, UFES, SEDU

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AULER, Décio. Novos Caminhos para a Educação CTS: ampliando a participação. In: SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; AULER, Décio (Org.). CTS e Educação Científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília – DF: Editora UnB, 2011.
CARVALHO, A. M. P. et al. El papel de las atividades em la construción del conocimiento em classe. Investigación em la escuela, n.25, p. 60-70, 1995.
DELIZOICOV,D, et al. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4ª Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FRANCISCO JÚNIOR et al. Experimentação Problematizadora: Fundamentos Teóricos e Práticos para a Aplicação em Salas de Aula de Ciências. Química Nova na Escola, n. 30, p. 34-41, 2008.
LÜDKE, M. ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1967.