Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA INTERATIVA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
AUTORES: Oliveira, W.N. (IF SERTÃO-PE) ; Silva, J.B.S. (IF SERTÃO-PE) ; Lopes, J.A. (IF SERTÃO-PE) ; Silva, H.C. (IF SERTÃO-PE) ; Sá, C.L.S.G. (IF SERTÃO-PE) ; Barbosa, D.M.N. () ; Santos, J.C.S. ()
RESUMO: A utilização dos recursos tecnológicos no ensino de ciências se faz necessário
para o ambiente escolar, que por sua vez, são de grande auxilio para a prática
pedagógica do professor. Partindo dessa necessidade, que se propôs o respectivo
trabalho. Que teve como objetivo, intensificar a melhoria do ensino de Ciências no
9° ano, por meio das ferramentas computacionais, sendo estas, simuladores.
Vivenciado durante o 2° Bimestre letivo, onde teve como base de conteúdo, a ementa
curricular, com intuito de gerar resultados positivos, para inspirar, capacitar e
conectar à rede os alunos em prol do saber. Os resultados obtidos por meio do
mesmo demonstram que o aprendizado é mais eficiente mediante a mudança de
metodologia em sala, sendo uma delas o uso das novas tecnologias.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de cências; Recursos tecnológicos; Prática docente
INTRODUÇÃO: O ensino de Ciências no nível fundamental (6º ao 9º ano), de acordo com os
Parâmetros Curriculares Nacionais, envolve os campos das Geociências, Biologia,
Física e Química e deve possibilitar uma visão mais ampla sobre a Ciência para o
aluno.
Segundo LIMA (2007) a abordagem de conceitos químicos é justificada por sua
relevância para o entendimento dos fenômenos do dia a dia, além de permitir a
compreensão de fenômenos da Física e da Biologia, ainda possibilita um trabalho
interdisciplinar com as mesmas.
A partir dessa ponderação e da reflexão para com as escolas estaduais do estado
de Pernambuco que possuem sala de informática, permitindo aos docentes o uso de
ferramentas computacionais nas aulas de Ciências, que se pensou em trabalhar com
as mesmas.
Nesse caso, em específico, entende-se como simuladores, softwares gratuitos
disponibilizados pelo Ministério da Educação, que permitem tanto ao professor
quanto ao aluno, criar situações por meio de um ambiente virtual que contemple
os conteúdos trabalhadas em sala de aula. Uma vez que, cada qual, tem seus
objetivos a serem contemplados com a sua utilização.
O projeto teve como objetivo, propor a melhoria do ensino de Ciências no 9° Ano
“B” do Ensino Fundamental na Escola Estadual Júlio de Mello, localizada no
município de Floresta - PE, para com isso, aproximar o aluno do mundo químico e
tecnológico, tornando as aulas mais prazerosas, diminuindo a apatia dos mesmos
para com a disciplina. Sendo vivenciado durante o 2° Bimestre letivo, onde teve
como base de conteúdo, a ementa curricular, com intuito de gerar resultados
positivos, para inspirar, capacitar e conectar à rede os alunos em prol do
saber.
MATERIAL E MÉTODOS: Para efetivação deste, foram necessários os seguintes materiais: Laboratório de
informática, notebook, projetor de imagens e softwares gratuito.
Tendo como ordem metodológica os seguintes procedimentos:
Pré-Questionário de nivelamento;( Composto pelo questionário e o índice
de rendimento bimestral anterior ao projeto)
Explanação do conteúdo com auxílio do simulador;
Atividade acerca dos conteúdos trabalhados;
Utilização de simulador pelos alunos no laboratório de informática;
Pós-questionário.
Contemplando os seguintes conteúdos:
Propriedades gerais da Matéria;
Modelos atômicos;
Ácidos e Bases inorgânicos;
Ligações Químicas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com a pré-avaliação, constatou-se que o conhecimento dos discentes
acerca das temáticas trabalhadas era fragmentado e que se fazia necessário a
continuação desse conhecimento, assim como, sua motivação para com as aulas,
dificultando o processo de ensino-aprendizagem. Com isso, a ideia integrou o
conteúdo disciplinar com atividades propostas, resgatando a motivação e o olhar
do aluno acerca da disciplina.
Ao longo do semestre foram utilizados 11 simuladores, sendo estes divididos em
duas classes:
1°- Simulador de auxílio metodológico: Utilizado pelo docente nas
explanações dos conteúdos, propondo momentos de discussão.
2°- Simulador de atividades:Utilizado pelo aluno no laboratório de informática
da escola, com objetivo de aferir conhecimentos cognitivos e colaborativos no
discente, com ajuda do software foram realizados as atividades vinculadas a cada
conteúdo.
As diferentes classes de simuladores apresentavam formas de abordagens
distintas, porém resultados significativos simétricos. No primeiro era utilizado
softwares mais complexos, porém de fácil aceitação por parte do receptor.
Ficando visível uma maior assiduidade dos alunos com o uso da tecnologia e
também uma maior eficiência no aprendizado. O segundo viu-se que com a ajuda
do simulador eles realizavam as tarefas propostas com maior facilidade, do que o
método convencional (lápis e papel), uma vez que, o seu uso estimulava a
realização das atividades, sendo trabalhado o conhecimento dos discentes.
Ao término do projeto, constatou-se que o índice da turma no 1° Bimestre era de
6,3, com o uso dos simuladores, aumentou para 7,3 no 2° Bimestre. Um aumento
percentual de 16%. 90% dos alunos obtiveram melhora em seu rendimento,
caracterizando a melhoria qualitativa e quantitativa do ensino.
Fig. 1:
Simulador de auxílio metodológico docente sobre
densidade.
Fig. 2:
Simulador utilizado pelos alunos no laboratório de
informática da escola, sobre o conteúdo Introdução
ao Estudo da Química.
CONCLUSÕES: Os resultados do presente trabalho demonstram que o aprendizado é mais eficiente
mediante a mudança de metodologia em sala. Sendo os recursos tecnológicos
importantes na construção do saber cognitivo do aluno. A motivação proveniente de
atividades não só práticas, mas também teóricas e auto reflexivas, fazem com que o
feedback entre professor e discente do Ensino Fundamental ocorra mais
fluentemente, podendo até mesmo, minimizar a evasão escolar e a apatia pela
disciplina Ciências na sala de aula.
AGRADECIMENTOS: A CAPES; ao PIBID; a Escola Estadual Júlio de Mello e ao IF Sertão Campus
Floresta, pela oportunidade de enriquecer nossos conhecimentos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL, PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. MEC-SEMTEC, Brasília, 2002.
LIMA, M. E. C. C.; Silva, N. S. A Química no ensino fundamental: uma proposta em ação. In: Zanon, L. B.; Maldaner, O. A. (Org.). Fundamentos e propostas de ensino de química para a educação básica. Ijuí: Unijuí, 2007, p. 89-107.