Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A imagem do negro em livros didáticos de química física e biologia do ensino médio adotados pelo IFMT – Campus Confresa.
AUTORES: Sfredo, J.R.S. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Silva, W.G. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Oliveira, D.F.L. (IFMT, CAMPUS CONFRESA) ; Garces, B.P. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Noleto Neta, A.P. (IFMT - CAMPUS CONFRESA)
RESUMO: A lei 10.693/03 torna publico as normas que define a obrigatoriedade do ensino da
História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas de todo o Brasil. Esta lei traz
diversos fatores de inclusão de negros nos livros didáticos de ensino médio, pois
à população não tem atentado para a aplicação da inclusão na educação. Diante
destes fatores a proposta deste trabalho será analisar 9 livros, sendo 3 de
Química, 3 de Física e 3 de Biologia e observar a quantidade de imagens com
pessoas e a quantidade de imagens que retratam pessoas negras, levando em
consideração as atividades desenvolvidas por elas. Constatou-se que todos os
livros não empregam de forma igualitária as imagens de negros e não negros nos
livros.
PALAVRAS CHAVES: Lei 10.693/03; História Afro-Brasileira; Cultura Afro-Brasileira
INTRODUÇÃO: A lei 10.6393 de 09 de Janeiro de 2003 estabelece que instituições de ensino
fundamental e médio, oficiais e particulares, ofereça para alunos em suas
dependências o ensino sobre a História e Cultura Afro-Brasileira, onde o
conteúdo programático a ser ministrado incluirá o estudo da História da África e
dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro
na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas
áreas social, econômica e políticas pertinentes ao desenvolvimento do Brasil.
Para a averiguação dos resultados, a proposta deste trabalho será analisar o
quantitativo de imagens e fazer um comparativo, levando em consideração as
imagens de pessoas não negras e pessoas negras trazidas nos livros didáticos das
disciplinas de Química, Biologia e Física, utilizadas no ensino médio técnico do
Instituto Federal de Mato Grosso Campus Confresa, em razão desta lei estabelecer
o prazo até 2012 para as escolas receberem este material adaptado com o
respectivo conteúdo. Ainda nas imagens serão retratados os negros em suas
atividades. Esta análise se faz pertinente, pois a lei procura integrar o negro
e sua importância no desenvolvimento do Brasil, para tanto julga-se necessário
que sua imagem nos livros didáticos seja empregada de forma democrática, não
sendo apenas retratado como pessoa marginalizada que vive na linha da pobreza em
trabalhos degradantes, desfavorecendo assim o cumprimentos dos objetivos desta
lei.
MATERIAL E MÉTODOS: Para obtenção dos resultados, optou-se por analisar nove livros didáticos adotados
pelo Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Confresa no ensino médio, sendo
três da disciplina de Química (Volumes 1, 2 e 3 dos autores Francisco Miragaia
Peruzzo e Eduardo Leite do Canto, V.1 de 2010 e V. 2 e 3 de 2006), três de Física
(volumes 1, 2 e 3 do autor Alberto Gaspar, todos de 2012) e três de Biologia
(volumes 1, 2 e 3 dos autores José Mariano Amabis e Gilberto Rodrigues Martho, V.
1 e 2 de 2010 e V. 3 de 2004), onde foi analisado o quantitativo de imagens que
retratam pessoas não negras, a quantidade de fotos que retratam negros e as
atividades desenvolvidas por eles.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A pesquisa foi desenvolvida por meio da analise de imagens contidas nos livros das
disciplinas de Química, Física e Biologia, levando em consideração o cumprimento
da lei 10.639/03 que trata do preconceito racial existentes nos materiais
didáticos e adotados pelos professores do IFMT – Campus Confresa e usados no
ensino médio técnico. Pode-se observar conforme consta na Figura 1, que a
representação dos negros trazidos nas imagens dos livros analisados ocorre de
forma desigual, podemos ainda observar na figura 2 o percentual de cada livro
referente à utilização de imagens de negros e suas atividades desenvolvidas e as
imagens de não negros.
Figura 1
Resultados das análises dos livros com o
quantitativo e imagens de não negros e negros e as
atividades que estão desenvolvendo.
Figura 2
Gráfico com os percentuais de imagens por livro
CONCLUSÕES: Conclui-se que os livros analisados não estão apresentando de forma igualitária
imagens de negro e de não negros com atividades que possibilitem aos estudantes a
inserção/interpretação da imagem do mesmo como pessoa de importância para o
desenvolvimento do Brasil, favorecendo assim a sua marginalização e discriminação
perante a sociedade.
AGRADECIMENTOS: Ao IFMT - Campus Confresa pelo apoio prestado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Brasil, Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, Lei 10.639, de 09 de Janeiro de 2003, disponível em www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm acesso em 14/07/2013.