Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFMA CAMPUS SÃO LUÍS MONTE CASTELO
AUTORES: Santos, S. (IFMA) ; Maria, J. (IFMA) ; Isac, V. (IFMA) ; Silva, C. (IFMA) ; Moreira, P. (IFMA)
RESUMO: Relatar o trabalho em sala de aula com alunos do ensino médio trazendo propostas
inovadoras é uma tarefa que exige dedicação, estudo e muita criatividade no
exercício docente. O principal objetivo deste relato de experiências é apresentar
alguns desafios encontrados no decorrer do trabalho em sala de no processo de
iniciação à docência, no PIBID. As atividades aconteceram na Escola centro
educacional governador Edison lobão-CEGEL, numa turma de segundo ano do ensino
médio no período letivo de 2012 e 2013.
PALAVRAS CHAVES: pibid; docencia; experiencia
INTRODUÇÃO: objetivo:
Relatar a experiência vivenciada no PIBID, considerando as contribuições para a
formação inicial de professores de Ciências naturais na realidade do curso de
licenciatura em Química do IFMA Campus São Luís Monte Castelo.
justificativa:
A atuação dos licenciandos nas escolas, em parceria com os professores das
instituições, lócus de desenvolvimento do PIBID, tem gerado a reativação de
grêmios estudantis, docentes incentivados a voltarem a estudar, dentre outras
ações. Isto porque os licenciados participantes do PIBID são inseridos no
cotidiano das escolas da rede pública de educação, promovendo a integração entre
educação superior e educação básica, por meio de aulas e o desenvolvimento de
projetos em suas áreas de atuação.
Diante disso, acredita-se que ao relatar essa experiência estar-se-á trazendo à
tona o processo de desenvolvimento do PIBID no IFMA Campus São Luís Monte
Castelo, sobretudo no curso de Licenciatura em Química. Além disso,
possibilitará uma reflexão da prática vivenciada como bolsista do PIBID, o que
contribuirá para as práticas futuras.
MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho do PIBID de química do IFMA - Monte castelo se desenvolve de
varias maneiras entre as quais a primeira consiste em reuniões com o professor e
os próprios bolsistas nas quais são realizadas as discussões, os estudos, a
análise dos assuntos trabalhados e a elaboração de atividades relacionadas aos
conteúdos em sala de aula da escola CEGEL.
Além da elaboração adotamos métodos lúdicos como jogos simples, aulas
diferenciadas e atividades em grupo saindo do tradicional e tirando o aluno do
estado de ouvinte passivo e colocando eles como personagens principais da aula
sendo nós apenas mediadores do ensino. Com isso tentamos visualizar possíveis
dúvidas dos discentes e após essa investigação há uma elaboração das atividades
com espaço para indagações e mudanças em relação à eficácia dos métodos
aplicados em sala de aula.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Para obter tais resultados e discuti-lo adotamos um questionário em sala
de aula para assim obter uma coleta de informações sendo essa uma técnica de
investigação composta por um número razoável de questões apresentadas por
escrito que tem por objetivo propiciar conhecimento específico que não se pode
notar através de observações.
O questionário proposto foi adotado de três fases de discussões sendo a
primeira em relação ao conteúdo, a segunda em relação à metodologia adotada e
por fim a terceira se refere sobre o projeto do PIBID na escola.
Esse questionário apresenta cinco opções para cada pergunta sendo elas:
insuficiente, regular, bom, muito bom e excelente dessa forma à aplicabilidade
se tornava mais fácil aos alunos e sendo matéria prima para a construção de
gráficos e dados estatísticos.
Em relação a nós bolsistas entrar em uma sala de aula pela primeira vez
assumindo o papel de professor teve certa dificuldade em adquirir a confiança
dos discentes e reconhecemos a importância de deixá-los decidir se querem ou não
aprender algo de maneira diferenciada com um professor que não é o deles. A
princípio foi difícil adquirir a confiança e aceitação da turma, mas aos poucos
a aceitação foi sendo maior. Percebemos que todos acabam participando e tornando
a sala de aula palco de discussões, aprendizado, brincadeiras e divertimento em
prol da aprendizagem da química. Não podemos negar que nós discentes tivemos
muitas dificuldades, em aplicar certas metodologias devido o nível de
escolaridade que cada aluno apresentava, porque o desconhecimento está em
conteúdos de séries anteriores e a falta de professores na área.
CONCLUSÕES: Com o presente relato podemos perceber como é importante o projeto PIBID Química
na escola Centro de ensino governador Edson lobão - CEGEL, o mesmo traz benefícios
para alunos, professores e acadêmicos do Ensino Superior, desta forma se estende
na prática a ponte entre escola e universidade que tanto se procurava. Também
proporciona grande experiência, vivência para os bolsistas e mais conhecimento
para os alunos participantes.
Todo esse trabalho além de colaborar com a carreira docente dos acadêmicos, os
futuros professores, consequentemente também contribui para a elevação da educação
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: RIBEIRO, Maria Luisa S. História da educação brasileira: a organização escolar. 6. ed. São Paulo: Moraes, 1986(1977). 66 p.
SUCUPIRA, N. “O Ato Adicional de 1834 e a descentralização da educação”, In: FÁVERO, O. (org.). A educação nas constituintes brasileiras 1823-1988. Campinas, SP: Autores Associados, 1996. p. 55-67.
UTFPR. Programa institucional de bolsa de iniciação á docência (PIBID). Disponível em: <http://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/pro-reitorias/prograd/programas-academicos/pibid> Acesso em: 04 jul.2013.
ZOTTI, S. A. Sociedade, educação e currículo no Brasil: dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas, SP: Plano, 2004.
240 p.