Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO:  EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: SIMULANDO A ORIGEM DAS PRIMEIRAS MOLÉCULAS ORGÂNICAS
AUTORES:  Santiago, J.C.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)  ; Lino, R.D.R. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)  ; Silva, A.W.P. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)  ; Carvalho, J.R.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)  ; Silva, M.D.B. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ)
RESUMO:  O presente trabalho aborda um experimento realizado na Feira Vocacional da UEPA, 
no ano de 2011, pelos acadêmicos do curso de licenciatura em ciências naturais, 
que pretendiam mostrar como o referido curso é bastante interessante. O 
experimento, intitulado pelos autores de “O fogo da origem da vida”, simula a 
formação das primeiras moléculas orgânicas que deram origem à vida. Durante a 
exposição, os visitantes ficaram entusiasmados ao observarem a realização do 
experimento, evidenciando que a experimentação estimula o interesse pela 
observação e compreensão dos fenômenos naturais.
PALAVRAS CHAVES:  Ensino de Química; Experimentação; Origem da Vida
INTRODUÇÃO:  O papel pedagógico da experimentação tem sido alvo de pesquisa de muitos 
autores. Para Queiroz (2004), o ensino de química feito sem o auxílio de 
recursos pedagógicos, como a experimentação, podem provocar um grande 
desinteresse dos alunos pelo estudo da disciplina. Já os autores Ferreira, 
Hartwig e Oliveira (2010), defendem que se as atividades experimentais forem 
trabalhadas de maneira planejada, é possível criar situações que proporcionam 
maior motivação nos alunos. De acordo com Schwahn e Oaigen (2009), um trabalho 
experimental deve ter como objetivo fundamental o processo de desenvolvimento 
pessoal do aluno e não somente a abordagem de conteúdos repassados. Nessa 
perspectiva, Guimarães (2009) ressalta que além de demonstrar os conteúdos 
vistos em sala de aula, a experimentação torna a ação do aluno mais ativa no 
processo de ensino e aprendizagem. Partindo desses pressupostos, objetivou-se 
com esse trabalho abordar o tema “a origem da vida” através de atividades 
experimentais, a fim de que houvesse uma maior compreensão por parte dos alunos 
a cerca do assunto e despertar neles o interesse em estudar a disciplina.
MATERIAL E MÉTODOS:  Para simular “a origem das primeiras moléculas orgânicas” foram utilizados os 
seguintes materiais: palitos de fósforo, pisseta e um recipiente metálico com 
tampa. Além disso, utilizaram-se os seguintes reagentes: carboneto de cálcio 
(CaC2), água (H2O) e gás oxigênio (O2), 
presente na atmosfera. Os procedimentos adotados para a execução do experimento 
foram: Colocou-se o carboneto de cálcio dentro do recipiente metálico, em 
seguida, espirrou-se água em cima da pedra de carboneto de cálcio, que reagiram 
produzindo o gás etino (C2H2).  Posteriormente, o palito 
de fósforo foi aceso e jogado dentro do recipiente contendo o gás formado pela 
reação anterior, a reação produziu fogo. Foi pedido para que um aluno tentasse 
apagar o fogo com água, não obtendo sucesso, foi solicitado que outro aluno 
tampasse o recipiente, cessando assim a chama. Após a realização do experimento, 
foi dada uma explicação acerca das reações químicas que ocorreram. Em seguida 
foi aberto um espaço para discussão entre expositores e alunos, objetivando 
investigar a compreensão dos alunos sobre o experimento em questão.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:  No decorrer da realização do experimento, observou-se que os alunos ficaram 
entusiasmados com a demonstração e instigados a compreender cientificamente as 
reações ocorridas na simulação. Outra observação importante a ser relatada é o 
fato de a experimentação ter possibilitado a interação entre os estudantes e o 
fenômeno observado. Em meio às discussões realizadas pode-se verificar que 
muitos alunos já tinham estudado a temática “origem da vida”, mas sem o auxílio 
da experimentação, que foi apontada pelos alunos como uma maneira de tornar o 
conteúdo mais atrativo e compreensível. A imagem 1.1 mostra a produção da chama 
através da reação entre o gás etino (combustível) e o gás oxigênio (comburente). 
A imagem 1.2 mostra uma aluna tentando apagar a chama jorrando água, neste 
momento via-se o espanto dos alunos ao verem que a chama só tendia a aumentar, 
já que a água reagia com o carboneto de cálcio produzindo mais gás etino que 
alimentava o fogo. No momento em que foi pedido para que um aluno apagasse o 
fogo por abafamento, com auxílio da tampa, houve a tentativa de explicação por 
parte dos alunos sobre o que causava o aumento da chama, comprovando que a 
experimentação torna a ação do aluno mais ativa no processo de ensino e 
aprendizagem. Desse modo, fica evidente que o experimento possibilitou trabalhar 
a temática de maneira dinâmica e interativa. Esses resultados corroboram com a 
afirmação de Ferreira, Hartwig e Oliveira (2010), que consideram a 
experimentação como um recurso pedagógico que pode auxiliar na construção de 
conceitos.
Imagem 1.1

Produção da chama através da reação entre o gás etino e o gás oxigênio
Imagem 1.2

Aluna tentando apagar o fogo com água
CONCLUSÕES:  Evidenciou-se que o uso de atividades experimentais no ensino de química desperta 
no aluno o interesse em compreender a ocorrência dos fenômenos químicos. Os 
resultados desse trabalho confirmam que as atividades experimentais tornam o 
ensino mais atrativo e compreensível a visão do aluno. A utilização da 
experimentação para essa abordagem temática apresentou-se como uma ferramenta que 
promoveu a interação entre o observador e o fenômeno estudado.
AGRADECIMENTOS:  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:  GUIMARÃES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola. Vol. 31, N° 3, Agosto 2009.
FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R. e OLIVEIRA, R. C. Ensino experimental de química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova na Escola. Vol. 32, N° 2, Maio 2010.
QUEIROZ, S. L. Do fazer ao compreender ciências: reflexões sobre o aprendizado de alunos de iniciação científica em química. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 1, 2004.
SCHWAHN, M. C. A.; OAIGEN, E. R. Objetivos para o uso da experimentação no ensino de química: a visão de um grupo de licenciandos. VII Enpec. Florianópolis, Novembro de 2009.
