Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO A INFORMÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA PARA PROMOVER A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM TERMOQUÍMICA
AUTORES: Santos, R.B. (UFGD) ; Nascimento, P.C. (UFGD) ; Vieira, K.E. (UFGD) ; Freires, A.I. (UFGD) ; Carvalheiro, C.D. (E.E CELSO MULLER DO AMARAL) ; Pereira, A.S. (UFGD) ; Vianna, J.F. (UFGD)
RESUMO: A aplicação de uma aula de termoquímica tem uma abrangência muito grande, sendo
assim aplicamos um subtítulo como, por exemplo, entalpia. Nesta aula com uma
proposta de ensino aprendizado voltada para aplicação usando a sala de
informática. Foi elaborada uma sequência de atividades aplicada em sala de aula
foi: 1) Revisão de conceitos de termoquímica na forma da aula expositiva
utilizando slides; 2) debates de conceitos químicos; 3) Utilização de Software que
foi retirado do site PHET, que simula a geração de diversas formas de
transformações de energia; 4) Animações; 5) Exercícios. A atividade teve um
resultado satisfatório, visto que muitos alunos se interessaram pelo conteúdo e
principalmente com a interação com o computador, por meio do software.
PALAVRAS CHAVES: entalpia; software; ensino de química
INTRODUÇÃO: A utilização da sala de informática trás o aluno para uma abordagem de ensino e
aprendizagem diferente do habitual que ele convive. Segundo Brito (2001) a
retórica das aulas expositivas, das conclusões apressadas, sem a participação do
aluno no processo de aprendizagem, é uma das principais causas responsáveis pela
monotonia e pelo pouco aproveitamento das aulas de química.
Mostrando que uma aula de química pode ser aplicada com uso de computadores,
assim, o aluno podendo relacionar o que foi explicado na teoria com pratica com
a utilização do software com abordagem no ensino de química. Com a utilização do
software formas de energia e transformação de energia pode facilitar que os
estudantes possam aprender de forma visual e de maior interação entre aluno-
professor assim favorecendo o entendimento do conteúdo.
Conforme Pires (2003) no ensino de Química, até o presente, poucos são os
softwares desenvolvidos para prover ao professor e aos alunos uma experiência
realmente rica e, sobretudo, interativa. Aliado ao fator dos professores da
educação básica, em sua maioria, não possuírem formação para atuar neste espaço,
o que torna tais atividades, pouco realizadas nas escolas.
De acordo com Bueno e colaboradores (2008), na disciplina de química podemos
distinguir duas atividades: a prática e a teórica e se não houver articulação
entre essas atividades, os conteúdos não são relevantes à formação do indivíduo
ou terão pouca contribuição para o desenvolvimento cognitivo deste. Com a
utilização do software na abordagem química os alunos podem relacionar a teoria
com a prática, assim mostrando na onde o conteúdo pode ser aplicado em seu dia-
dia.
O objetivo deste trabalho é relatar uma sequencia didática desenvolvida em uma
escola pública com o conteúdo de termoquímica.
MATERIAL E MÉTODOS: Esta atividade foi realizada com alunos do segundo ano noturno de uma escola
pública de ensino médio, na cidade de Dourados-MS. Nesta escola atua o projeto
PIBID de Química da UFGD, sendo a professora da turma a supervisora do projeto.
O tempo de aplicação foi de aproximadamente duas aulas de 50 minutos.
Em um primeiro momento foi realizado uma reunião com a professora supervisora do
pibid com os alunos os bolsistas e averiguados a possibilidade de se trabalhar o
conteúdo de termoquímica com os alunos do segundo ano noturno dessa escola.
A sequência de atividades aplicada em sala de aula foi: 1) Revisão de conceitos
de termoquímica na forma da aula expositiva utilizando slides; 2) debates de
conceitos químicos; 3) Utilização de Software que foi retirado do site PHET, que
simula a geração de diversas formas de transformações de energia; 4) Animações;
5) Exercícios;
Esta aula foi aplicada no laboratório de informática e compareceram cerca de 27
alunos, inclusive um que é aluno especial (surdo), tendo a necessidade de um
interprete em sala de aula.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Tratou-se de uma aula interativa, apresentamos o conceito teórico por meio de
slides sobre o conteúdo de termoquímica/entalpia, com analise de gráficos de
reações exotérmicas e endotérmicas, diagramas de reações levando em consideração
os estados físicos (liquido sólido e gasoso). Cada uma dessas etapas foi muito
bem discutida, sendo que a postura dos bolsistas do pibid foi a de motivar os
alunos participarem da atividade e incentivarem a interagirem na aula. Foi
possível verificar a dificuldade dos alunos em entender conceitos básicos de
química, como reações endotérmicas e exotérmicas. Em seguida foram aplicados
dois exercícios básicos com o tempo de cinco minutos para responderem. Ao final
dessa apresentação foi elaborada dois exercícios, analise de gráficos (reações
exotérmicas e endotérmicas) e o outro analise de diagrama (absorve ou libera
energia).
Em seguida, foi trabalhado o software que indica como a energia flui quando os
objetos são aquecidos ou resfriados, ou como os objetos em contato com
diferentes temperaturas, absorvem ou liberam energia. O software contribui a
expor os diferentes tipos de energia e dar exemplos da vida cotidiana,
aproximando as energias térmicas, química, cinética, luz e elétrica por meios de
(lâmpadas, painéis solares, Luz solar, termômetros) e suas transformações com a
realidade dos alunos.
O fato relevante da atividade foi à interação dos alunos com a atividade
diferenciada realizada, pois muitos não haviam trabalhado com software. A
interação foi considerada boa e neste sentido, quando um aluno no mínimo que
seja se interesse, portas são abertas para que ocorra a aprendizagem.
Pode-se notar que a relação dos alunos com o conteúdo de termoquímica é bastante
dificultada visando que o mesmo é uma matéria mais complexa.
CONCLUSÕES: Por meio do trabalho aplicado e dos resultados obtidos é possível relacionar a
química com o cotidiano dos alunos, intercalando os conceitos mais teóricos com a
utilização de softwares em sala de aula.
O software educativo trás para a realidade dos alunos uma visão mais ampla do que
acontece em nosso meio e pode-se dizer que torna o conteúdo e a disciplina mais
atrativa. Na sala de aula de multimídia pôde-se constatar uma maior interação da
matéria com os alunos, isso fez com que eles aprendessem o conteúdo de um modo
mais fácil.
AGRADECIMENTOS: A equipe do PIBID/QUÍMICA/UFGD. A CAPES e a direção da escola onde foi realizada a
atividade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: VIEIRA, Eloisa; MEIRELLES, Rosane M.S; RODRIGUES, Denise C.G. A.[b] O uso de tecnologias no ensino de química: a experiência do laboratório virtual química fácil[/b]. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0468-1.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2013.
SILVA, Aline Marques et al. [b] O uso de software no ensino de química para alunos de terceiro ano do ensino médio[/b]. Disponível em: <http://www.unifra.br/eventos/seminariopibid2012/Trabalhos/3868.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2013.
LUCCHESI, Eduardo Melloni; SEIDEL, Susana. [b] Uso de software no ensino-aprendizagem de Matemática[/b]. Disponível em: <http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo3/af/34-usodesoftware.pdf>. Acesso em: 09 jul. 2013.
PIRES, Ronaldo Gonçalves; PRINCIGALLI, Nuba Rodrigues; MOTIMER, Eduardo Fleury. [b] Portal do Professor: Ensino de Química e Interatividade[/b]. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc17/a05.pdf. Acesso em 13 jul. 2013.
LOEBLEIN, T.; BLANCO, J.; PODOLEFSKY, N. [b] Formas de energia e transformação de energia[/b], PhET INTERACTIVE SIMULATIONS University of Colorado at Boulder. Disponível em: http://phet.colorado.edu/pt/simulation/energy-forms-and-changes. Acesso em: 09 jul. 2013.