Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM CIÊNCIAS: Abordagem dos Ácidos e Bases para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.
AUTORES: Oliveira, A. (UNIVATES) ; Rodrigues, A. (UEAP) ; Frazão, W. (UEAP) ; Ramos, R. (UNIFAP) ; Peransoni, A. (UNIVATES) ; Brito, D. (UEAP)
RESUMO: As contribuições de Ausubel proporcionam uma educação que valoriza o conhecimento
prévio, construindo uma base cognitiva significativa para o ensino e a
aprendizagem se tornar algo atrativo e duradouro na estrutura cognitiva dos
alunos. O Objetivo desse estudo é promover, na temática ácidos e bases, uma
abordagem sistêmica para alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola
pública de Macapá-Ap. Os resultados indicam que, após a intervenção pedagógica,
57% dos alunos acertaram metade ou mais dos itens propostos no questionário, além
de relacionar com propriedade, temas socialmente relevantes como saúde e meio
ambiente, melhorando suas resposta no comparativo pré e pós intervenção.
PALAVRAS CHAVES: Ácidos e Bases; Aprendizagem Significativ; Educação em Ciências.
INTRODUÇÃO: A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova informação é ancorada nos
conhecimentos prévios dos estudantes, desse modo, o novo conhecimento
transforma-se a partir de uma base psicológica, tornando a aprendizagem
duradoura e compreensível. [1] [5]. Para isso, é necessária uma abordagem com
diversas perspectivas, não somente da racionalidade técnica, mas na significação
do que se aprende e do que se ensina.
A Educação em Ciências, neste sentido, apresentar-se de maneira curiosa,
investigativa, em uma linguagem de fácil acessível, demonstrando sua abrangência
e importância na dinâmica dos seres vivos e do meio ambiente e esclarecendo seus
benefícios no suporte básico da vida moderna [2]. O objetivo desse estudo é
promover uma Aprendizagem Significativa de modo interdisciplinar e
contextualizado em Ciências para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma
escola pública de Macapá-Ap, utilizando mídias educacionais e um experimento com
materiais alternativos na temática Ácidos e Bases.
MATERIAL E MÉTODOS: Este estudo foi desenvolvido com a aplicação de dois questionários mistos, um
prévio e outro no final da intervenção pedagógica, para uma turma de 36 alunos,
dos quais 14 eram do sexo masculino e 22 feminino, com idades entre 13 e 14
anos, para avaliar o entendimento sobre o tema quali-quatitativamente.
Em seguida, um seminário explorando mídias educacionais intitulado “Aqui Tem
Química: Ácidos e bases”, foi desenvolvido com enfoque no contexto ambiental
(chuva ácida), do corpo humano (secreções e sangue) e de algumas substâncias
utilizadas no cotidiano, valorizando o conhecimento prévio dos alunos .
Por fim, um experimento para identificar a natureza alcalina ou ácida de
substâncias usadas no cotidiano como suco de limão, vinagre, sabão em pó e
bicarbonato de sódio através de solução de repolho roxo, foi proposto
solicitando que suas observações fossem anotadas para socialização futura.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Quando levados a identificar, no questionário antes da intervenção didática, a natureza ácida ou alcalina de 04 substâncias, duas ácidas e duas básicas, 57% não acertaram nenhum item, 33% acertou 01 e 10% acertaram 02. Já no questionário pós-intervenção, na pergunta correspondente com mesmo grau de dificuldade, 47% acertaram 02 itens, 30% indicaram corretamente 03 e 23% acertaram os 04 itens enumerados.
Na pergunta seguinte, que estimulava a escrever sobre a importância de se conhecer as substâncias ácidas e básicas, o aluno X escreveu que são “importantes para prevenir acidentes”, selecionada como uma das respostas mais vagas colhidas. Já no questionário pós-intervenção, o mesmo aluno afirmou que “ajuda a entender o funcionamento do organismo do homem e a preservar as florestas e as plantações”, demonstrando uma ampliação do aprendizado, construindo diálogos com temas ambientalmente relevantes e questões de saúde.
Em relação à experiência proposta, todos os alunos classificaram corretamente como ácidos as substâncias vinagre e suco de limão a partir da coloração rosada do indicador, e como bases o sabão em pó e bicarbonato de sódio, a partir da coloração roxa esverdeada [3].
Fonte: Os Autores
Fig. 01: Alunos desenvolvendo o experimento de identificação de Ácidos e bases com materiais alternativos.
CONCLUSÕES: O rendimento após a intervenção didática demonstrou uma evolução na aprendizagem quando 53% dos alunos acertaram metade ou mais itens proposto, enquanto que nenhum aluno errou todos e os itens, apropriando-se, com construções críticas relacionando diferentes fatores como saúde, meio ambiente e qualidade de vida, do conhecimento socialmente construído, potencializado pelo conhecimento prévio colhido no questionário antes da intervenção didática, tornando significativo na estrutura cognitiva dos educandos [4].
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: [1] GUIMARÃES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química Nova na Escola. São Paulo, n. 3, agosto, 2009.
[2] MACENO, G. N.; et al. A Matriz de Referência do ENEM 2009 e o Desafio de Recriar o Currículo de Química na Educação Básica. Química Nova na Escola. São Paulo, n. 3, p. 153-159, 2011.
[3] MATHEUS, A. L.; Química na Cabeça. 4ª Ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
[4] PELIZZARI, A.; et al. Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausobel. Revista PEC. Curitiba, n.1, p. 37-42, 2002.
[5] TRINDADE, J. O.; HARTWIG, D. R. Uso Combinado de Mapas Conceituais e Estratégias Diversificadas de Ensino: uma análise inicial das ligações químicas. Química Nova na Escola. São Paulo, n. 02, p. 83-91, 2012.2008.