Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A Utilização de jogo lúdico na aprendizagem da Química Orgânica.
AUTORES: Sanches, J. (UEAP) ; Sanches, V. (UEAP)
RESUMO: Este trabalho teve como objetivo analisar a utilização de jogo lúdico (Dominó de Química Orgânica)com utensílios reutilizáveis (caixas de fósforo) no Ensino de Química Orgânica no processo do ensino e a aprendizagem. Os participantes desta pesquisa foram alunos do 3° Ano do Ensino Médio de uma Escola da rede Pública do Estado do Amapá no Município de Santana. Através desse recurso didático foi possível verificar como o jogo lúdico contribuiu para o Ensino de Química Orgânica, fazendo com que o aluno no ambiente escolar tornasse mais dinâmico, participativo e interativo. Desta forma, a pesquisa comprovou que a ciência de química pode ser trabalhada de forma simples, divertida, com baixo custo e sem perder o valor cientifico de seus conhecimentos.
PALAVRAS CHAVES: Jogo Lúdico; Ensino; Química Orgânica
INTRODUÇÃO: A Química no Ensino Médio é um desafio para os educadores e educandos, para professores que lidam com a falta de laboratórios e de estrutura, e demonstram que a experimentação pode ser vista apenas com aparelhos técnicos e de alto custo. Porém, essa é uma barreira que pode ser ultrapassada com um pouco de criatividade e com conhecimento dos materiais de nosso dia-a-dia, que podem nos proporcionar novos métodos para apreciar essa ciência. Em contra partida, os alunos enxergam a disciplina como uma matéria complexa, com cálculos e memorizações de fórmulas, assim, ela é vista como uma ciência distante da realidade dos mesmos. Logo, os jogos lúdicos se tornam uma ferramenta pedagógica que pode ser utilizada nesse processo educacional. As ferramentas pedagógicas e educativas utilizada por esta pesquisa foi o Dominó de Química Orgânica, a utilização desse jogo pode contribuir significativamente para melhorar e exercitar o conhecimento no ensino dessa ciência, na qual é uma ótima ferramenta para o exercício de conteúdos em que os discentes encontram maiores dificuldades. Nessa perspectiva, o jogo não é o fim, mas o eixo que conduz a um conteúdo didático específico, resultando em um emprego da ação lúdica para a aquisição de informações.Além de o jogo proporcionar um método diferente de aprendizagem, também foi proporcionado no aprendizado dos alunos à conscientização da Química Ambiental, por meio da confecção do jogo, cujo mesmo foi elaborado com alguns utensílios reutilizáveis (caixas de fósforos), mostrando o importante papel da reciclagem, e transformando o jogo em uma alternativa viável e de baixo custo para contribuir com Ensino de Química.
MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia adotada nesta pesquisa ocorreu em cinco etapas e em duas turmas do 3° Ano do Ensino Médio. Na primeira etapa foram aplicados dois Questionários 1 (Q1) e Questionário 2 (Q2) para ambas as turmas, onde no Q1 procurava identificar o conhecimento prévio sobre os conteúdos de Química Orgânica e no Q2 a verificação de quem já havia tido aula com algum jogo lúdico. Na segunda etapa foi ministrada aos alunos de ambas turmas uma aula expositiva argumentativa contextualizada com muitas imagens associando o conteúdo com o dia-a-dia dos alunos. Na terceira etapa houve aplicação de um Questionário 3 (Q3) para avaliar como a aula aplicada contribui para o conhecimento dos mesmos. Na quarta etapa houve a aplicação do jogo (Dominó de Química Orgânica) para apenas uma das duas turmas. E finalmente na quinta etapa houve a aplicação de mais dois questionários, o Questionário 4 (Q4) e o Questionário 5 (Q5), onde o Q4 verificou o conhecimento do conteúdo abordado e no Q5 a opinião dos alunos como os jogos lúdicos influenciaram no processo de ensino e aprendizagem. Os questionários foram aplicados para analisar o emprego de jogo lúdico como um recurso didático na construção do conhecimento no Ensino de Química Orgânica. Vale ressaltar que as aplicações dos questionários não foram em dias iguais que acorreram às aulas e/ou utilização dos jogos. Pois foi um processo de aprendizado em longo prazo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir dos dados obtidos na pesquisa foi possível identificar que no Q1 onde pretendia saber o conhecimento prévio dos alunos sobre o conteúdo hidrocarbonetos e álcool, em ambas as turmas o rendimento de acertos nas perguntas foi inferior a 50 % e a respeito se já tinham utilizado jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem esse índice chegou 90% em ambas as turmas, onde os mesmos afirmaram que nunca tiveram essa ferramenta no ensino. E após o processo de aplicação do jogo notou-se através do Q4 que averiguou o índice de acertos dos conteúdos hidrocarbonetos e álcool que o mesmos obtiveram 85% de acertos nas questões abordando tais conteúdos e através do Q5 notou-se que 90% dos alunos acharam excelente a utilização dos jogos no processo de ensino e 85% deles afirmaram que os jogos ajudam muito no exercício e fortalecimento da assimilação dos conteúdos. Logo a partir das observações e durante a pesquisa, foi possível verificar uma dinâmica, interação e participação dos alunos. Outro fator muito importante observado foi quanto ao trabalho em grupo, os participantes estavam atentos e ajudando mutuamente os colegas. Assim os jogos tiveram um desempenho favorável no processo de ensino aprendizagem, oportunizando aos discentes ter uma metodologia diferenciada e divertida sem perder o conhecimento científico. Quanto à utilização de jogos lúdicos no ensino de química orgânica, conclui-se que a aplicação dos jogos foi bem aceita pelos entrevistados.
CONCLUSÕES: As propostas enunciadas nesta pesquisa foram alcançadas e pôde-se comprovar a eficácia dos jogos lúdicos para o Ensino de Química Orgânica, com isso o presente trabalho trouxe como alternativa de ensino, a utilização de jogos lúdicos para auxiliar no aprendizado dos discentes, pois, além dos alunos apresentaram melhoras nas questões levantadas nos questionários utilizados, eles aprovaram a aplicação dessa experiência, pois interagiram com seus colegas para buscar a solução das barreiras que foram encontradas no decorrer da prática.
AGRADECIMENTOS: A Deus que nos deu a oportunidade de elaborar esta pesquisa e a todos que contribuíram de forma direta e indiretamente.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CUNHA, M. B..Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química Nova. n. 2., 2012.
KALLINKE. C.; POLLA, P. T. B. Elaboração de Atividades Lúdicas de Química com Aplicação no Ensino Médio. Pato Branco: UTFPR, 2011