Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: A química da flatulência como estratégia didática para o ensino médio
AUTORES: Silva, E.E. (UFRPE) ; Silva, A.C. (FAMASUL) ; Lopes, E.L. (FAMASUL) ; Silva, A.J. (UFRPE)
RESUMO: Como estratégia de ensino para o ensino médio a partir da temática flatulência
mostra-se como ferramenta motivadora a fim de promover uma aprendizagem
significativa para os alunos do 1º ano da Escola Aritheu Andrade localizada no
município Colônia Leopoldina Alagoas-Al, onde o objetivo é nortear o ensino
aprendizagem de conteúdos específicos de química, como também, estruturas dos
compostos liberados no flato, estabelecendo uma relação entre o cotidiano e o
conhecimento científico, no entanto, percebeu-se uma eficácia bastante expressiva
na aprendizagem, visto que ao fim da intervenção didática 98% dos alunos
associavam o conhecimento prévio com o científico a cerca do tema.
PALAVRAS CHAVES: ensino; flatulência; cotidiano
INTRODUÇÃO: A química enquanto ciência natural está envolvida em tudo a nossa volta. A mesma
deve ser problematizada em sala de aula com estratégias didáticas que avoquem a
atenção dos alunos, viabilizem a associação dos conhecimentos. Assim a química
do flato mostra-se significativa. Por se tratar de algo comum aos seres humanos
desde crianças os educandos recebem educação doméstica a cerca do contexto; este
conhecimento prévio deve ser cogitado promovendo a associação com a química de
forma coesa . Mateus, Machado e Brasileiro, (2009) as aulas de química do ensino
médio devem ser permeadas por contextualizações. Por sua vez Cury (3003) afirma
que o educador deve está atento a situações do cotidiano que possam ser
introduzidos conhecimentos científicos com a finalidade de cogitar os conceitos
químicos e viabilizar aprendizagem significativa e tomem o estudante
participante ativo no processo de ensino aprendizagem
MATERIAL E MÉTODOS: Vivenciado na cidade de Colônia Leopoldina Alagoas-AL em turma do 1º do ensino
médio ( 43 estudantes) da Escola Aristheu Andrade a intervenção didática que
foi dividida em dois momentos:No primeiro momento aplicou-se um questionário
prévio a fim de verificar a percepção dos alunos com a temática apresentada: A
química da flatulência como estratégia didática no ensino de química, num segundo
momento os alunos realizaram um levantamento bibliográfico em livros, apostilas,
internet e artigos sobre a temática e expuseram seus argumentos de forma
contextualizada,relacionando a conteúdos específicos de química.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A aplicação do questionário prévio demonstrou que 55% os estudantes não
conseguem relacionar conhecimento científico ao dia a dia. Mesmo tendo flato
como algo do cotidiano em suas funções biológicas primárias. Quando questionados
(Q1) sobre quais são os componentes do flato 65% dos alunos não responderam,
pois nesse momento eles não associaram o flato a conteúdos de química. Após a
utilização de recursos didáticos como pesquisas bibliográficas e consultas a
revistas, internet na biblioteca da escola e com a explanação do professor de
forma contextualizada os estudantes passaram a associar o flato a alguns
conteúdos de específicos de química, tornando assim a aprendizagem
significativa, pois segundo Guimarães (2009) a aprendizagem é significativa
quando a informação se ancora a conceitos preexistentes do aprendiz. Esta
ocorreu quando os mesmos não só agregavam o flato a conceitos básicos como o
estado da matéria, mas também a estrutura dos compostos que estão presentes
como: sulfetos, dióxidos, compostos aromáticos, além de diferenciar gases reais
e gases ideais, passou-se a identificar os elementos químicos, suas
propriedades, logo posteriormente 98% dos alunos passaram a fazer uma ponte
entre o cotidiano a conceitos científicos.
CONCLUSÕES: A temática flatulência mostrou-se bastante pertinente, pois trás a atenção dos
estudantes estigando sua curiosidade bem como favorece a aprendizagem e fixação de
conteúdos atrelados ao ensino de química estabelecendo dessa forma uma situação
didática prazerosa para os estudantes e significativa.
AGRADECIMENTOS: Escola Aritheu de Andrade
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CURY,A.Pais brilhantes professores fascinantes.1Ed.55p;Sextante,2003.
GUIMARÃES,C.C.Experimentação no ensino de química:Caminhos e descaminhos rumo a aprendizagem significativa.Química nova na escola;nº31,vol 3,2009.
MATEUS, A. L. M. L.; MACHADO, H. A.; BRASILEIRO, L. A. Articulação de conceitos químicos em um contexto por meio do estudo do ciclo de vida de produtos. Química nova na escola. v.31, n.4, p.231-234, 2009