53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: TRILHA PERIÓDICA, UM JOGO DIDÁTICO PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS

AUTORES: Pavão, A.L.P. (UFGD) ; Freitas, W.P.S. (UFGD) ; Ferreira, P.A. (UFGD) ; Honorato, G.A. (UFGD) ; Viturino, J.P. (UFGD) ; Chimenez, T.A. (UFGD) ; Vianna, J.F. (UFGD) ; Pereira, A.S. (UFGD)

RESUMO: Este trabalho relata uma atividade desenvolvida pelo PIBID de Química da UFGD. A atividade foi realizada com o objetivo de apresentar uma forma alternativa em que o professor pode promover a aprendizagem de conceitos de química, por meio de jogos didáticos Em um primeiro momento foi realizada uma reunião com a supervisora da escola para a definição do tipo de atividade a ser realizada. Após escolhida, foi realizada a elaboração do jogo trilha periódica. Foram realizadas duas aulas sendo uma expositiva e outra com a utilização dos jogos. Foi possível averiguar a construção do conhecimento científico, pois os alunos faziam pesquisas rápidas em seus cadernos para tentar responder uma pergunta da carta, dessa maneira, estimulam o pensamento e consequentemente a motivação para a aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES: jogos; aprendizagem; lúdico

INTRODUÇÃO: Ultimamente tem se intensificado as publicações na área de ensino de química,que apresentam diferentes metodologias para se ensinar. Tal fato tem ocorrido pela dificuldade apresentada por muitos alunos do ensino médio, na aprendizagem de conceitos científicos. Kishimoto (1996) defende a ideia de que uma maneira de promover a construção do conhecimento deva ser por meio da utilização de jogos didáticos, pois este tipo de atividadesempre esteve presente na vida do aluno. Além disso, o jogo didático, possui um caráter lúdico, que pode proporcionar sensação de satisfação ao ser realizado em uma aula. Ao ser aplicado em sala de aula pode ser uma ferramenta de avaliação pelo professor e uma maneira de promover a interação entre os alunos da sala. Autores como Grando (2000) e Spigolon (2006) apontam algumas vantagens na utilização de jogos em um ambiente escolar: facilitar a aprendizagem de conceitos; introduzir e desenvolver conceitos de difícil compreensão; desenvolver estratégias de resolução de problemas (desafio dos jogos); favorecer a tomada de decisões e saber avaliá-las; favorece a socialização entre os alunos e a conscientização do trabalho em equipe. Ao se elaborar um jogo didático, é necessário que seatente para seja mantidoum equilíbrio entre o aspecto lúdico e o aspecto didático, pois segundo Kshimito (1996) o jogo só cumprirá sua função de aprendizagem, se tal equilíbrio for estabelecido. O objetivo central deste trabalho é apresentar uma forma alternativa em que o professor pode promover a aprendizagem de conceitos de química, por meio de jogos didáticos e a partir disso averiguar verificar a aprendizagem por meio do comportamento dos alunos.

MATERIAL E MÉTODOS: A atividade foi realizada com alunos do segundo ano do ensino médio noturno, de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Dourados-MS, por meio da ação do PIBID da UFGD. Em um primeiro momento foi realizada uma reunião com a supervisora da escolapara a definição do tipo de atividade a ser realizada. Após escolhida, foi realizada a elaboração do jogo trilha periódica. Para a elaboração do jogo, foi necessário, cartolina, pinceis atômicos, impressões de cartas baralho, dados e peões. Na atividade em sala a professora supervisora do PIBID, ministrou aula expositiva, com a duração de 50 minutos. No segundo dia, os bolsistas do PIBID entraram em ação: Aplicaram o jogo trilha periódica. A sala de aula era composta por 27 alunos, o tempo de execução da atividade também foi de 50 minutos. Na dinâmica do jogo, um aluno lançava o dado que resulta no número de casas que deveria avançar na trilha, sendo que cada casa correspondia a um elemento químico. No entanto, ao se deparar com um elemento, o aluno deveria responder uma pergunta a respeito da carta, mas relacionado ao seu cotidiano. Caso errasse a resposta este permaneceria na mesma casa na trilha, caso acertasse teria o direito de avançar o número de casas que o dado indicou. Um aspecto importante no jogo foi justamente a preocupação em que a equipe teve de elaborar um jogo em que proporcionasse a aprendizagem de conceitos químicos e não só a “fixação do conteúdo”, mas sim que pudesse proporcionar momentos de discussão em sala de aula. Os recursos utilizados na dinâmica da segunda aula (jogo), foi por meio da mediação dos bolsistas do pibid durante as respostas dos alunos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao decorrer do jogo, foi possível observar a interação entre os alunos na participação do jogo. No inicio da aula foi visível a resistência dos alunos em participar da atividade, mas aos poucos foram deixado a resistência. Quando um peão caia em uma casinha do jogo, a interação entre os alunos aumentava, pois muitos começavam a querer responder as perguntas. Segundo Vygostsky(1996) neste momento pode ocorrer a aprendizagem por estímulo do meio em que os alunos estão inseridos e pela interação com os outros colegas. Isso foi possível de ser verificado na interação entre os alunos e nos argumentos que os apresentavam durante o jogo. Foi possível averiguar a construção do conhecimento científico, pois os alunos faziam pesquisas rápidas em seus cadernos para tentar responder uma pergunta da carta, dessa maneira, estimulam o pensamento e consequentemente a motivação para a aprendizagem. Além disso, o papel dos bolsistas do pibid foi o de mediar as resposta dos alunos de maneira que refletissem a respeito conceitos que apresentavam em suas respostas, desta maneira, toda a sala participava. Outro motivo, que evidenciou a aprendizagem durante o jogo, foi os argumentos dos alunos, pois segundo Osborne (2004), a fala expressa e organizada, é uma evidência de que ocorreu a aprendizagem. Neste sentido, foi possível perceber que a argumentação é importante não só para os contextos científicos, mas para todos os contextos de aprendizagem da vida do aluno. Foi possível perceber que muitos alunos ainda não compreendiam alguns conceitos referente a tabela periódica tais como, família, período, propriedades periódicas e aperiódicas, pois quando eram solicitados para responder perguntas sobre tais temas, apresentavam dificuldades.

CONCLUSÕES: Na realização do jogo trilha periódica em sala de aula, foi possível proporcionar uma situação para a aprendizagem de conceitos da tabela periódica. Foi possível perceber que o jogo permitiu a identificação de conceitos errôneos e dificuldades dos alunos, o que pode ser contornado pela presença do professor em sala de aula. Atividades que envolvam o jogo didático podem proporcionar momentos de aprendizagem por apresentar este caráter lúdico, sendo que o comportamento do aluno durante a atividades é umforte indicio se está ou não ocorrendo a aprendizagem.

AGRADECIMENTOS: A Professora da turma onde foi desenvolvida a atividade do PIBID. A CAPES e a UFGD.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GRANDO, R.C. [b]O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. [/b]Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, São Paulo, 2000.
KISHIMOTO, T.M.[b] Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação.[/b] São Paulo: Cortez, 183p,1996.
SPIGOLON, R.[b]A importância do lúdico no aprendizado. [/b]Trabalho de conclusão de curso (graduação), Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, São Paulo, 2006.
VYGOTSKY, L.S.[b] A formação social da mente.[/b] São Paulo: Martins Fontes, 1989.