Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: TRILHA PERIÓDICA, UM JOGO DIDÁTICO PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS
AUTORES: Pavão, A.L.P. (UFGD) ; Freitas, W.P.S. (UFGD) ; Ferreira, P.A. (UFGD) ; Honorato, G.A. (UFGD) ; Viturino, J.P. (UFGD) ; Chimenez, T.A. (UFGD) ; Vianna, J.F. (UFGD) ; Pereira, A.S. (UFGD)
RESUMO: Este trabalho relata uma atividade desenvolvida pelo PIBID de Química da UFGD. A
atividade foi realizada com o objetivo de apresentar uma forma alternativa em que
o professor pode promover a aprendizagem de conceitos de química, por meio de
jogos didáticos Em um primeiro momento foi realizada uma reunião com a supervisora
da escola para a definição do tipo de atividade a ser realizada. Após escolhida,
foi realizada a elaboração do jogo trilha periódica. Foram realizadas duas aulas
sendo uma expositiva e outra com a utilização dos jogos. Foi possível averiguar a
construção do conhecimento científico, pois os alunos faziam pesquisas rápidas em
seus cadernos para tentar responder uma pergunta da carta, dessa maneira,
estimulam o pensamento e consequentemente a motivação para a aprendizagem.
PALAVRAS CHAVES: jogos; aprendizagem; lúdico
INTRODUÇÃO: Ultimamente tem se intensificado as publicações na área de ensino de química,que
apresentam diferentes metodologias para se ensinar. Tal fato tem ocorrido pela
dificuldade apresentada por muitos alunos do ensino médio, na aprendizagem de
conceitos científicos.
Kishimoto (1996) defende a ideia de que uma maneira de promover a construção do
conhecimento deva ser por meio da utilização de jogos didáticos, pois este tipo
de atividadesempre esteve presente na vida do aluno. Além disso, o jogo
didático, possui um caráter lúdico, que pode proporcionar sensação de satisfação
ao ser realizado em uma aula. Ao ser aplicado em sala de aula pode ser uma
ferramenta de avaliação pelo professor e uma maneira de promover a interação
entre os alunos da sala.
Autores como Grando (2000) e Spigolon (2006) apontam algumas vantagens na
utilização de jogos em um ambiente escolar: facilitar a aprendizagem de
conceitos; introduzir e desenvolver conceitos de difícil compreensão;
desenvolver estratégias de resolução de problemas (desafio dos jogos); favorecer
a tomada de decisões e saber avaliá-las; favorece a socialização entre os alunos
e a conscientização do trabalho em equipe.
Ao se elaborar um jogo didático, é necessário que seatente para seja mantidoum
equilíbrio entre o aspecto lúdico e o aspecto didático, pois segundo Kshimito
(1996) o jogo só cumprirá sua função de aprendizagem, se tal equilíbrio for
estabelecido.
O objetivo central deste trabalho é apresentar uma forma alternativa em que o
professor pode promover a aprendizagem de conceitos de química, por meio de
jogos didáticos e a partir disso averiguar verificar a aprendizagem por meio do
comportamento dos alunos.
MATERIAL E MÉTODOS: A atividade foi realizada com alunos do segundo ano do ensino médio noturno, de
uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Dourados-MS, por meio da ação
do PIBID da UFGD.
Em um primeiro momento foi realizada uma reunião com a supervisora da escolapara
a definição do tipo de atividade a ser realizada. Após escolhida, foi realizada
a elaboração do jogo trilha periódica. Para a elaboração do jogo, foi
necessário, cartolina, pinceis atômicos, impressões de cartas baralho, dados e
peões.
Na atividade em sala a professora supervisora do PIBID, ministrou aula
expositiva, com a duração de 50 minutos. No segundo dia, os bolsistas do PIBID
entraram em ação: Aplicaram o jogo trilha periódica. A sala de aula era composta
por 27 alunos, o tempo de execução da atividade também foi de 50 minutos.
Na dinâmica do jogo, um aluno lançava o dado que resulta no número de casas que
deveria avançar na trilha, sendo que cada casa correspondia a um elemento
químico. No entanto, ao se deparar com um elemento, o aluno deveria responder
uma pergunta a respeito da carta, mas relacionado ao seu cotidiano. Caso errasse
a resposta este permaneceria na mesma casa na trilha, caso acertasse teria o
direito de avançar o número de casas que o dado indicou.
Um aspecto importante no jogo foi justamente a preocupação em que a equipe teve
de elaborar um jogo em que proporcionasse a aprendizagem de conceitos químicos e
não só a “fixação do conteúdo”, mas sim que pudesse proporcionar momentos de
discussão em sala de aula.
Os recursos utilizados na dinâmica da segunda aula (jogo), foi por meio da
mediação dos bolsistas do pibid durante as respostas dos alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao decorrer do jogo, foi possível observar a interação entre os alunos na
participação do jogo. No inicio da aula foi visível a resistência dos alunos em
participar da atividade, mas aos poucos foram deixado a resistência. Quando um
peão caia em uma casinha do jogo, a interação entre os alunos aumentava, pois
muitos começavam a querer responder as perguntas.
Segundo Vygostsky(1996) neste momento pode ocorrer a aprendizagem por estímulo
do meio em que os alunos estão inseridos e pela interação com os outros colegas.
Isso foi possível de ser verificado na interação entre os alunos e nos
argumentos que os apresentavam durante o jogo.
Foi possível averiguar a construção do conhecimento científico, pois os alunos
faziam pesquisas rápidas em seus cadernos para tentar responder uma pergunta da
carta, dessa maneira, estimulam o pensamento e consequentemente a motivação para
a aprendizagem. Além disso, o papel dos bolsistas do pibid foi o de mediar as
resposta dos alunos de maneira que refletissem a respeito conceitos que
apresentavam em suas respostas, desta maneira, toda a sala participava.
Outro motivo, que evidenciou a aprendizagem durante o jogo, foi os argumentos
dos alunos, pois segundo Osborne (2004), a fala expressa e organizada, é uma
evidência de que ocorreu a aprendizagem.
Neste sentido, foi possível perceber que a argumentação é importante não só para
os contextos científicos, mas para todos os contextos de aprendizagem da vida do
aluno.
Foi possível perceber que muitos alunos ainda não compreendiam alguns conceitos
referente a tabela periódica tais como, família, período, propriedades
periódicas e aperiódicas, pois quando eram solicitados para responder perguntas
sobre tais temas, apresentavam dificuldades.
CONCLUSÕES: Na realização do jogo trilha periódica em sala de aula, foi possível proporcionar
uma situação para a aprendizagem de conceitos da tabela periódica. Foi possível
perceber que o jogo permitiu a identificação de conceitos errôneos e dificuldades
dos alunos, o que pode ser contornado pela presença do professor em sala de aula.
Atividades que envolvam o jogo didático podem proporcionar momentos de
aprendizagem por apresentar este caráter lúdico, sendo que o comportamento do
aluno durante a atividades é umforte indicio se está ou não ocorrendo a
aprendizagem.
AGRADECIMENTOS: A Professora da turma onde foi desenvolvida a atividade do PIBID. A CAPES e a
UFGD.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GRANDO, R.C. [b]O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. [/b]Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, São Paulo, 2000.
KISHIMOTO, T.M.[b] Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação.[/b] São Paulo: Cortez, 183p,1996.
SPIGOLON, R.[b]A importância do lúdico no aprendizado. [/b]Trabalho de conclusão de curso (graduação), Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, São Paulo, 2006.
VYGOTSKY, L.S.[b] A formação social da mente.[/b] São Paulo: Martins Fontes, 1989.