Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO:  PolimerizAção - um jogo educativo de apoio as aulas de química orgânica
AUTORES:  Santos, A. (IFMA)  ; Neto, O. (CEFRAN)  ; Castro, L. (IFMA)
RESUMO:  O objetivo deste trabalho é contribuir com a educação, demonstrando que os 
jogos podem colaborar no processo de ensino e aprendizagem, de forma diferenciada, 
dinâmica e atrativa. Com o surgimento da escola nova e as novas propostas de 
ensino trazidas por ela, os jogos são cada vez mais utilizados com a finalidade de 
facilitar as tarefas escolares. Nessa ênfase tornam-se excelentes recursos 
pedagógicos para enriquecimento da aprendizagem em química orgânica. A intenção é 
criar jogos originais utilizando recursos de  baixo custo e com muita 
criatividade, possíveis de serem trabalhados em sala de aula, com alunos de ensino 
médio, buscando uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais 
prazerosa e interessante. 
PALAVRAS CHAVES:  aprendizagem; ensino ; jogos
INTRODUÇÃO:  Os jogos educativos são cada vez mais adotados por professores para tornar as 
aulas mais interessantes e divertidas. Além de auxiliar na aprendizagem, 
motivando os alunos e ajudando no processo de memorização, os jogos incentivam a 
criação e fomenta o lúdico.Os jogos ajudam o adolescente no seu desenvolvimento 
físico, afetivo, intelectual e social, pois, já que por meio dessas atividades 
eles desenvolvem conceitos, reforçam habilidades, estabelecem relações lógicas, 
além de desenvolver a expressão oral e corporal. Porém, utilizar jogos como 
instrumento pedagógico não se restringe a trabalhar com jogos prontos, nos quais 
as regras e os procedimentos já estão determinados (BRASIL, 2006). O trabalho 
pode acontecer com materiais produzidos tanto pelos professores quanto pelos 
alunos. Os jogos pedagógicos são vantajosos ao trabalho de sala de aula por 
serem atividades socializadoras e baseadas em desafios que mobilizam emoções 
agradáveis.Como recursos e métodos que exploram o lúdico, os jogos educativos 
podem favorecer o interesse pelas atividades escolares e, consequentemente, a 
aprendizagem de conteúdos e o desenvolvimento de habilidades e valores, com 
mediação dos professores, sendo essa mediação facilitada aos que tiverem a 
vivência de jogos em cursos de formação e atualização docente.O conhecimento 
veiculado pelo jogo alcança grande êxito, tendo em visto que os alunos 
participantes conseguem relacionar os assuntos explorados ao seu cotidiano, de 
forma mais agradável quando comparado ao modelo tradicionalista de ensino.Em 
virtude do grande desafio de lecionar a disciplina química nos dias atuais, o 
utilização do jogo aproxima os conceitos, fórmulas e reações envolvendo os 
polímeros  à realidade própria dos alunos, porém de forma mais objetiva e 
agradável.
MATERIAL E MÉTODOS:  Para confeccionar o jogo PolimerizAção foi necessária cartolina recortada no 
tamanho 25cm x 25cm; para montagem do tabuleiro e quadrinhos de 10cm x 10cm de 
papel cartão colorido para a confecção dos cartões do jogo, além de um dado 
grande feito a partir de um caixa e envelopada com cartolina. O dado informava 
que atividades o grupo deveria desenvolver. As perguntas elaboradas no cartão 
abordaram o conteúdo de Química Orgânica, especificamente Polímeros. Utilizamos 
duas semanas para a realização do jogo. Na primeira semana nos dedicamos a 
confecção dos materiais e a preparação dos alunos no que se refere a abordagem, 
no caso polímeros. Na semana de montagem e preparação utilizamos um questionário 
elaborado pelos alunos a partir das aulas. Esse material explorou as fórmulas, 
nomenclaturas e reações envolvendo os polímeros, bem como os principais 
polímeros encontrados em nosso dia a dia e seus nomes comuns. Ojogo foi 
realizado com a turma do terceiro ano do ensino médio da escola Centro 
Educacional São Francisco de Assis – CEFRAN. Na segunda semana fizemos
a montagem do tabuleiro e para aplicação do jogo.
1. A turma foi dividida em dois grupos,o jogo consistia em rodadas alternadas;
2. A cada rodada os grupos elegiam seus dois representantes para jogarem o dado 
e então decidirem qual a função a ser desenvolvida (mímica ou resposta) e também 
para escolherem os cartões onde estavam os conhecimentos sobre os polímeros;
3. Os representantes deveriam utilizar apenas de mímicas para que o grupo 
adivinhasse qual o polímero envolvido, desde que utilizassem apenas a ação 
escolhida no dado;
4. A resposta correta fazia o grupo avançar no tabuleiro, sendo campeão o grupo 
que chegasse primeiro no fim do jogo, respondendo o maior números de desafios 
sobre os polímeros.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:  Percebeu-se que o jogo PolimerizAção contribuiu para incentivar os alunos a 
buscar a aprendizagem em grupo, desenvolvendo  habilidades na construção dos 
conceitos e fórmulas dos polímeros,isso ocorreu devido fato de o assunto ter 
sido explorado numa perspectiva mais próximo da realidade dos alunos. Observou-
se a motivação que os alunos manifestaram desde a confecção até a execução deste 
material didático de auxílio às aulas de química. Ao fim da realização do jogo 
os alunos foram submetidos a um teste de sondagem, tanto para verificação de 
aprendizagem do conteúdo abordado como  também  para  avaliar a proposta do jogo 
como meio alternativo de aprendizagem.
De acordo com esse teste 83% dos alunos se sentiram estimulados em estudar o 
assunto polímeros devido a percepção de ser algo tão próximo a nossa realidade 
atual, através da pergunta: você se sentiu mais estimulado em se aprofundar 
nesse assunto? Por quê?
Já 91% dos alunos afirmaram que tiveram uma aprendizagem mais significativa se 
comparado com o modelo tradicional de aula, através da pergunta: Você consegui 
assimilar melhor o conteúdo em relação aos métodos tradicionais? Por quê? 
Em relação ao jogo 95% dos alunos afirmaram que é um instrumento rico e 
importante, enquanto recurso de aprendizagem, no sentido de promover uma 
aprendizagem mais significativa. Isso, de acordo com a pergunta: O que você acho 
da utilização do jogo enquanto ferramenta pedagógica de aprendizagem? Explique. 
Nessa ênfase percebeu-se que o jogo PolimerizAção permitiu a transformação da 
química o como uma disciplina de difícil aprendizado em uma disciplina que pode 
se tornar interessante já que proporciona uma melhor integração entre professor, 
alunos e conteúdo programático, onde o assunto polímeros tornou-se mais 
instigante e prazeroso.
CONCLUSÕES:  Através deste trabalho foi possível entender a importância da utilização do jogo 
PolimerizAção no processo educativo, como instrumento facilitador da integração, 
da sociabilidade, do despertar lúdico e principalmente do aprendizado dos 
conceitos envolvendo os polímeros, enfocando a necessidade de alguns cuidados que 
devem ser tomados na utilização diária desses materiais em relação ao meio de vida 
sustentável.Esclarecemos que os jogos devem ser utilizados como ferramentas de 
apoio ao ensino e que este tipo de prática pedagógica conduz o estudante à 
exploração do seu conhecimento.
AGRADECIMENTOS:  Ao Centro Educacional são Francisco de Assis – CEFRAN, em especial os alunos do 
TERCEIRÃO de 2012.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:  FIALHO, Neusa Nogueira. Jogos no Ensino de Química e Biologia. Curitiba: IBPEX, 2007.
CUNHA. M. B. Química: jogos didáticos. Santa Maria: Grafos, [s.n.] 2000
ROSA, Persiely Pires; LEITE, Aline Ignês Debolêto; SILVA, José Luiz da; FILHO, Edemar Benedetti, NUNES, Daniel Mendes; OLIVEIRA, Noé de; PRADO, José Artur Cavalcante. O uso de jogos aplicados em atividades escolares. Disponível em: < http://periodicos.uems.br/index.php/egrad/article/view/2191>. Acessado em: 15/07/2013.
SOARES. M. Jogos Didáticos para o Ensino de Química: teoria, métodos e aplicação.Guarapi: Ex Libris, 2008. 169 p.
