Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: NA SUA CONCEPÇÃO O QUE É UM CIENTISTA?: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
AUTORES: Santos, W.W.R. (IFRO) ; Pinto, T.J.S. (IFRO) ; Júnior, G.A.L. (IFRO)
RESUMO: Foi analisado o conceito dos alunos do ensino médio sobre “o que é ser um
cientista?”. Para isso foi aplicado um formulário a 66 alunos contendo 3
questões abertas e uma questão pedindo que eles fizessem um desenho, com o
objetivo de deixar o aluno expressar de forma mais real sua visão sobre um
cientista. Sendo assim foi analisado e constatado que eles possuem uma visão
restrita sobre o assunto, pois em sua maioria concebe o cientista como uma
pessoa extremamente inteligente, que se dedica de forma integral a ciências. O
que evidencia a influencia dos filmes, desenhos, e da mídia, que só mostram esse
lado deste profissional. E para que esse tipo de concepção seja mudada é
necessário que os professores tragam vinculada as aulas uma abordagem da
história da ciência e do trabalho científico.
PALAVRAS CHAVES: Concepção sobre cientista; ensino médio; alunos
INTRODUÇÃO: As pessoas quando questionadas sobre certos conceitos nem sempre apresentam uma
resposta adequada. O conceito do que é um cientista é diferente do conceito do
que é ciências. Fato este que pode ser comprovado através de uma consulta ao
dicionário de língua portuguesa onde ciências é definida como:
“Conjunto de conhecimentos socialmente adquiridos ou produzidos, historicamente
acumulados, dotados de universalidade e objetividade que permitem sua
transmissão, [..] que visam compreender e, poss., orientar a natureza e as
atividades humanas” (Ferreira, 1986, apud Kosminsky e Giordan, 2002).
Já o conceito de cientista é definido de forma mais especifica como: “Cientista,
Pessoa que cultiva particularmente alguma ciência; especialista numa ciência, ou
em ciências” (Ferreira, 1986, apud Kosminsky e Giordan, 2002).
Porem Lima et. al. (2005), Reis et. al. (2006), constataram em seus estudos
[...] que os alunos quando questionados sobre o que é ser um cientista, o
concebe numa figura masculina, de um homem excêntrico, solitário, que faz
experiências perigosas com resultados imprevisíveis, e vive pela pesquisa ao
qual está empenhado.
Como demonstrado nestas pesquisas os alunos em sua grande maioria apresentam uma
opinião distorcida sobre um cientista, Kosminsky e Giordan (2002) apontam que os
grandes responsáveis pela construção desta visão são os livros didáticos e a
escola, que predominam visões reducionistas sobre o que é ciências e a função do
cientista, além dos meios de comunicação, sendo que estes últimos são os que
exercem maior influencia.
Baseado em tudo isso objetiva-se analisar qual a visão que os alunos do ensino
médio apresentam quanto a o que é ser um cientista e qual a sua função na
sociedade.
MATERIAL E MÉTODOS: A coleta de dados foi feita através da aplicação de um formulário contendo
quatro questões, sendo três delas abertas e uma onde os alunos deveriam fazer um
desenho. A pesquisa foi realizada com 66 alunos do 1º ano do ensino médio de 8
Escolas Estaduais no município de Ji-Paraná, região central do Estado de
Rondônia.
Devido o término do ano letivo a maioria das escolas já estava entrando no
período de férias então, a coleta de dados foi restrita. Foram visitadas duas
instituições, uma delas foi a Escola Estadual Marcos Bispo da Silva
representando 16,6%da amostra. Foi coletados dados também com alunos no
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, esses alunos
participam do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC)
e fazem parte de sete Escolas Estaduais: Escola Estadual Aluízio Gonçalves
Ferreira (9,1%), Escola Gonçalves Dias (10,6%), Escola José Francisco dos Santos
(13,7%), Escola Jovem Gonçalves Vilela (31,8%), Escola Julio Guerra (7,6%),
Escola Lauro Benno Prediger (6,1%), Escola Marechal Rondon (4,5%).
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em análise dos formulários foi constatado que 40% dos alunos concebem o
cientista como um pesquisador que se dedica em fazer descobertas, principalmente
na área da saúde, sendo que poucos associam a figura do cientista na produção de
novas tecnologias ou reconhecem como uma figura importante no desenvolvimento da
sociedade. O que pode ser atribuído às influências das mídias que estão sempre
anunciando descobertas científicas e desenvolvimento de pesquisas na área da
saúde ou filmes e desenho onde através de pesquisas sobre curas de doenças se
desenvolvem mutantes.
Alguns alunos ainda apresentam uma visão de que ser cientista é um dom. A
produção científica é vista por eles como um talento e não como fruto de uma
dedicação em pesquisas, e a idéia de trabalhos conjuntos não aparece nas
respostas dos alunos, para eles o cientista chega a seus resultados sozinhos.
Outro fato percebido, que apenas alguns alunos vêem este profissional como
alguem importante no desenvolvimento de uma nação.
Para provar a influência das mídias na criação da figura do cientista para a
sociedade, basta fazer uma análise do Gráfico 1. Quando foi solicitado que os
alunos citassem o nome de uma cientista 45% deles citaram o nome de Albert
Einstein, comprovando a influência das mídias sobre os alunos e a aqueles que
não souberam citar nem um nome mesmo tendo estudado varias teorias na sua vida
escolar.
Foi pedido aos alunos que fizessem o desenho de um cientista (figura 1), e sua
análise permitiu compreender ainda mais como os alunos enxergam o cientista e
seu trabalho. Em geral os desenhos de um cientista são retratados como uma
pessoa que usa óculos e com os cabelos bagunçados e descuidados, mais uma vez
essa associação de que o cientista é uma pessoa descuidada, que se dedica apenas
a seu trabalho.
Gráfico 1
Nome dos cientistas mais citados pelos alunos no
formulário aplicado, mostrando uma maioria maçante
pelo nome de Einstein como referência de cientista
Figura 1
Figura 1: Desenhos feitos pelos alunos retratando
sua visão de um cientista. Em
a)professor;b)pesquisadora;c)pesquisador;d)pesquis
ador
CONCLUSÕES: Os alunos de uma forma geral demonstraram uma visão homogênea do que é um
cientista e qual sua função. Para eles na maioria dos casos o cientista se
apresenta como um homem, ou mulher excêntrica, extremamente inteligente e que
desenvolve seus trabalhos isoladamente. Seu objetivo está voltado praticamente a
procura pela cura de doenças e produção de remédios. Diante dos resultados
apresentados é perceptível a necessidade da abordagem da história da ciência e de
como se dá o trabalho científico, tanto no ensino fundamental quanto no ensino
médio, despertando um senso mais critico no aluno.
AGRADECIMENTOS: A CAPES por financiar os custos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:
KOSMINSKY, Luis & GIORDAN, Marcelo. Visões sobre Ciências e sobre o Cientista entre Estudantes do Ensino Médio. Química Nova na Escola, v. 15, p. 11-18, 2002.
REIS, Pedro, RODRIGUES, Sara & SANTOS, Filipa. Concepções sobre os cientistas em alunos do 1º ciclo do Ensino Básico: “Poções, máquinas, monstros, invenções e outras coisas malucas”. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 5 Nº 1 (2006).