53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: NA SUA CONCEPÇÃO O QUE É UM CIENTISTA?: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

AUTORES: Santos, W.W.R. (IFRO) ; Pinto, T.J.S. (IFRO) ; Júnior, G.A.L. (IFRO)

RESUMO: Foi analisado o conceito dos alunos do ensino médio sobre “o que é ser um cientista?”. Para isso foi aplicado um formulário a 66 alunos contendo 3 questões abertas e uma questão pedindo que eles fizessem um desenho, com o objetivo de deixar o aluno expressar de forma mais real sua visão sobre um cientista. Sendo assim foi analisado e constatado que eles possuem uma visão restrita sobre o assunto, pois em sua maioria concebe o cientista como uma pessoa extremamente inteligente, que se dedica de forma integral a ciências. O que evidencia a influencia dos filmes, desenhos, e da mídia, que só mostram esse lado deste profissional. E para que esse tipo de concepção seja mudada é necessário que os professores tragam vinculada as aulas uma abordagem da história da ciência e do trabalho científico.

PALAVRAS CHAVES: Concepção sobre cientista; ensino médio; alunos

INTRODUÇÃO: As pessoas quando questionadas sobre certos conceitos nem sempre apresentam uma resposta adequada. O conceito do que é um cientista é diferente do conceito do que é ciências. Fato este que pode ser comprovado através de uma consulta ao dicionário de língua portuguesa onde ciências é definida como: “Conjunto de conhecimentos socialmente adquiridos ou produzidos, historicamente acumulados, dotados de universalidade e objetividade que permitem sua transmissão, [..] que visam compreender e, poss., orientar a natureza e as atividades humanas” (Ferreira, 1986, apud Kosminsky e Giordan, 2002). Já o conceito de cientista é definido de forma mais especifica como: “Cientista, Pessoa que cultiva particularmente alguma ciência; especialista numa ciência, ou em ciências” (Ferreira, 1986, apud Kosminsky e Giordan, 2002). Porem Lima et. al. (2005), Reis et. al. (2006), constataram em seus estudos [...] que os alunos quando questionados sobre o que é ser um cientista, o concebe numa figura masculina, de um homem excêntrico, solitário, que faz experiências perigosas com resultados imprevisíveis, e vive pela pesquisa ao qual está empenhado. Como demonstrado nestas pesquisas os alunos em sua grande maioria apresentam uma opinião distorcida sobre um cientista, Kosminsky e Giordan (2002) apontam que os grandes responsáveis pela construção desta visão são os livros didáticos e a escola, que predominam visões reducionistas sobre o que é ciências e a função do cientista, além dos meios de comunicação, sendo que estes últimos são os que exercem maior influencia. Baseado em tudo isso objetiva-se analisar qual a visão que os alunos do ensino médio apresentam quanto a o que é ser um cientista e qual a sua função na sociedade.

MATERIAL E MÉTODOS: A coleta de dados foi feita através da aplicação de um formulário contendo quatro questões, sendo três delas abertas e uma onde os alunos deveriam fazer um desenho. A pesquisa foi realizada com 66 alunos do 1º ano do ensino médio de 8 Escolas Estaduais no município de Ji-Paraná, região central do Estado de Rondônia. Devido o término do ano letivo a maioria das escolas já estava entrando no período de férias então, a coleta de dados foi restrita. Foram visitadas duas instituições, uma delas foi a Escola Estadual Marcos Bispo da Silva representando 16,6%da amostra. Foi coletados dados também com alunos no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, esses alunos participam do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e fazem parte de sete Escolas Estaduais: Escola Estadual Aluízio Gonçalves Ferreira (9,1%), Escola Gonçalves Dias (10,6%), Escola José Francisco dos Santos (13,7%), Escola Jovem Gonçalves Vilela (31,8%), Escola Julio Guerra (7,6%), Escola Lauro Benno Prediger (6,1%), Escola Marechal Rondon (4,5%).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em análise dos formulários foi constatado que 40% dos alunos concebem o cientista como um pesquisador que se dedica em fazer descobertas, principalmente na área da saúde, sendo que poucos associam a figura do cientista na produção de novas tecnologias ou reconhecem como uma figura importante no desenvolvimento da sociedade. O que pode ser atribuído às influências das mídias que estão sempre anunciando descobertas científicas e desenvolvimento de pesquisas na área da saúde ou filmes e desenho onde através de pesquisas sobre curas de doenças se desenvolvem mutantes. Alguns alunos ainda apresentam uma visão de que ser cientista é um dom. A produção científica é vista por eles como um talento e não como fruto de uma dedicação em pesquisas, e a idéia de trabalhos conjuntos não aparece nas respostas dos alunos, para eles o cientista chega a seus resultados sozinhos. Outro fato percebido, que apenas alguns alunos vêem este profissional como alguem importante no desenvolvimento de uma nação. Para provar a influência das mídias na criação da figura do cientista para a sociedade, basta fazer uma análise do Gráfico 1. Quando foi solicitado que os alunos citassem o nome de uma cientista 45% deles citaram o nome de Albert Einstein, comprovando a influência das mídias sobre os alunos e a aqueles que não souberam citar nem um nome mesmo tendo estudado varias teorias na sua vida escolar. Foi pedido aos alunos que fizessem o desenho de um cientista (figura 1), e sua análise permitiu compreender ainda mais como os alunos enxergam o cientista e seu trabalho. Em geral os desenhos de um cientista são retratados como uma pessoa que usa óculos e com os cabelos bagunçados e descuidados, mais uma vez essa associação de que o cientista é uma pessoa descuidada, que se dedica apenas a seu trabalho.

Gráfico 1

Nome dos cientistas mais citados pelos alunos no formulário aplicado, mostrando uma maioria maçante pelo nome de Einstein como referência de cientista

Figura 1

Figura 1: Desenhos feitos pelos alunos retratando sua visão de um cientista. Em a)professor;b)pesquisadora;c)pesquisador;d)pesquis ador

CONCLUSÕES: Os alunos de uma forma geral demonstraram uma visão homogênea do que é um cientista e qual sua função. Para eles na maioria dos casos o cientista se apresenta como um homem, ou mulher excêntrica, extremamente inteligente e que desenvolve seus trabalhos isoladamente. Seu objetivo está voltado praticamente a procura pela cura de doenças e produção de remédios. Diante dos resultados apresentados é perceptível a necessidade da abordagem da história da ciência e de como se dá o trabalho científico, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio, despertando um senso mais critico no aluno.

AGRADECIMENTOS: A CAPES por financiar os custos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:
KOSMINSKY, Luis & GIORDAN, Marcelo. Visões sobre Ciências e sobre o Cientista entre Estudantes do Ensino Médio. Química Nova na Escola, v. 15, p. 11-18, 2002.
REIS, Pedro, RODRIGUES, Sara & SANTOS, Filipa. Concepções sobre os cientistas em alunos do 1º ciclo do Ensino Básico: “Poções, máquinas, monstros, invenções e outras coisas malucas”. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 5 Nº 1 (2006).