53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: FORMAÇÃO DE PROFESSOR E AVALIAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA PRÁTICA AVALIATIVA.

AUTORES: de Souza Sales, E. (IFPE-CAMPUS VITÓRIA) ; da Silva Lima, K. (IFPE-CAMPUS VITÓRIA)

RESUMO: Este trabalho refere-se a uma pesquisa realizada com quatro professores de Química atuantes nas séries do ensino médio de três escolas públicas Estaduais localizadas no município de Vitória de Santo Antão-PE. O objetivo foi investigar as contribuições dos cursos de formação de professor para a prática avaliativa em sala de aula. Para tanto, a pesquisa é de natureza qualitativa e buscamos a partir das concepções apresentadas pelos professores classifica-los como professores de Primeira, Segunda, Terceira ou Quarta Geração proposta por Guba e Lincoln ao observar o desenvolvimento histórico da Avaliação. Ao final da pesquisa observamos a importância de uma discussão aprofundada sobre á Avaliação para prática avaliativa visto que a mesma é essencial no processo de ensino e aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES: Formação de Professor; Gerações de Avaliação; Prática Avaliativa

INTRODUÇÃO: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa acerca da Avaliação no ensino da Química. Sua relevância se justifica pelo fato de a área de Ciências da Natureza ter grande índice de reprovação em todos os níveis e modalidades de ensino (LIMA, 2008). Percebe-se que a Avaliação do ensino e da aprendizagem esteve ha bastante tempo relacionada á mensuração e a quantificação do conhecimento do educando. Mediante diversos estudos e pesquisas desenvolvidas nesta área a Avaliação vem se constituindo como um grande campo de produção de conhecimento no qual ao passar dos tempos trouxe novos olhares e novas perspectivas de Avaliação, buscando excluir desta forma o caráter medidor a qual a Avaliação esteve relacionada. De acordo com Guba e Lincoln (1989) a Avaliação passou por uma evolução histórica, classificadas em Quatro Gerações. A Primeira Geração está relacionada à Medida, a Segunda Geração busca descrever os pontos fortes e fracos em relação aos objetivos preestabelecidos, a Terceira Geração está preocupada com a compreensão do aluno e a Quarta Geração, apresenta como característica principal a negociação. Nessa perspectiva buscamos investigar as contribuições dos cursos de formação de professor para a prática avaliativa dos professores de Química.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa desenvolvida possui uma abordagem qualitativa a qual buscou investigar as contribuições dos cursos de formação de professor para a prática avaliativa observando desta forma como as mesmas refletem na prática desenvolvida em sala de aula. Inicialmente foi realizada uma visita na escola para diagnostico do campo de pesquisa onde foram realizadas as entrevistas. Em seguida apresentamos os objetivos propostos em nosso trabalho aos professores sujeitos da pesquisa. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram os professores de química (n=4) do ensino médio de três Escolas Estaduais localizada no município de Vitória de Santo Antão - PE. Utilizamos como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada que em síntese buscou diagnosticar as concepções e práticas avaliativas adotadas pelos professores do campo de pesquisa. Chamaremos os sujeitos neste trabalho de professor A, B, C e D.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir de nossas coletas de dados os professores apresentaram as seguintes concepções acerca da Avaliação: No que se refere ao que seria avaliar e a função da Avaliação o professor A apresentou concepções insipiente á discussão referente à Avaliação, estando, desta forma, inserido na Primeira Geração, pois prioriza a reprodução de conteúdo, dando uma ideia de educação bancária na qual o educador deposita o conhecimento no educando de forma que o educando é passivo no processo de construção do conhecimento. Já os professores B, C e D em relação a o que seria avaliar, apresentaram características de Terceira Geração, pois estavam preocupados com a construção do conhecimento e utilizavam a Avaliação para repensar sua prática e auxiliar o processo de aprendizagem do aluno. No que se referem à função da Avaliação os professores B, C e D apresentaram concepções de Terceira Geração por estar atento aos resultados, considerando não apenas os acertos, mas também os erros como parte do processo, revendo/reformulando desta forma o caminho da aprendizagem. Ainda, vale ressaltar tais conhecimentos referentes à Avaliação segundo eles, foram adquiridos nas disciplinas de didática e prática de ensino.

CONCLUSÕES: Diante de tudo que foi exposto, pode-se concluir que, com exceção do professor A, os demais professores apresentaram concepções de Avaliação que se aproximam das novas perspectivas propostas para Avaliação. Isso pode ser justificado pela sua formação, pois, segundo eles, tiveram discussões aprofundadas acerca da Avaliação durante o curso. Por isso a importância de uma formação que discuta melhor as questões de avaliação para que sua prática não seja um improviso, e muito menos uma reprodução do que viveu enquanto aluno, mas que seja um ato consciente do professor.

AGRADECIMENTOS: Ao IFPE-CAMPUS VITÓRIA E A TODOS QUE COLABORARAM COM A NOSSA PESQUISA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GUBA, Ergon G.; LINCOLN, Yvonna S. Fourth generation evaluation. Newbury Park, London, New Delhi: Sage, 1989.

LIMA, Kilma da Silva. Compreendendo as Concepções de Avaliação de Professores de Física Através da Teoria dos Construtos Pessoais. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Mestrado de Ensino de Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2008.