Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4
ÁREA: Ensino de Química
TÍTULO: FORMAÇÃO DE PROFESSOR E AVALIAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA PRÁTICA AVALIATIVA.
AUTORES: de Souza Sales, E. (IFPE-CAMPUS VITÓRIA) ; da Silva Lima, K. (IFPE-CAMPUS VITÓRIA)
RESUMO: Este trabalho refere-se a uma pesquisa realizada com quatro professores de Química
atuantes nas séries do ensino médio de três escolas públicas Estaduais localizadas
no município de Vitória de Santo Antão-PE. O objetivo foi investigar as
contribuições dos cursos de formação de professor para a prática avaliativa em
sala de aula. Para tanto, a pesquisa é de natureza qualitativa e buscamos a partir
das concepções apresentadas pelos professores classifica-los como professores de
Primeira, Segunda, Terceira ou Quarta Geração proposta por Guba e Lincoln ao
observar o desenvolvimento histórico da Avaliação. Ao final da pesquisa observamos
a importância de uma discussão aprofundada sobre á Avaliação para prática
avaliativa visto que a mesma é essencial no processo de ensino e aprendizagem.
PALAVRAS CHAVES: Formação de Professor; Gerações de Avaliação; Prática Avaliativa
INTRODUÇÃO: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa acerca da Avaliação no
ensino da Química. Sua relevância se justifica pelo fato de a área de Ciências
da Natureza ter grande índice de reprovação em todos os níveis e modalidades de
ensino (LIMA, 2008). Percebe-se que a Avaliação do ensino e da aprendizagem
esteve ha bastante tempo relacionada á mensuração e a quantificação do
conhecimento do educando. Mediante diversos estudos e pesquisas desenvolvidas
nesta área a Avaliação vem se constituindo como um grande campo de produção de
conhecimento no qual ao passar dos tempos trouxe novos olhares e novas
perspectivas de Avaliação, buscando excluir desta forma o caráter medidor a qual
a Avaliação esteve relacionada. De acordo com Guba e Lincoln (1989) a Avaliação
passou por uma evolução histórica, classificadas em Quatro Gerações. A Primeira
Geração está relacionada à Medida, a Segunda Geração busca descrever os pontos
fortes e fracos em relação aos objetivos preestabelecidos, a Terceira Geração
está preocupada com a compreensão do aluno e a Quarta Geração, apresenta como
característica principal a negociação. Nessa perspectiva buscamos investigar as
contribuições dos cursos de formação de professor para a prática avaliativa dos
professores de Química.
MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa desenvolvida possui uma abordagem qualitativa a qual buscou
investigar as contribuições dos cursos de formação de professor para a prática
avaliativa observando desta forma como as mesmas refletem na prática
desenvolvida em sala de aula.
Inicialmente foi realizada uma visita na escola para diagnostico do campo de
pesquisa onde foram realizadas as entrevistas. Em seguida apresentamos os
objetivos propostos em nosso trabalho aos professores sujeitos da pesquisa. Os
sujeitos envolvidos na pesquisa foram os professores de química (n=4) do ensino
médio de três Escolas Estaduais localizada no município de Vitória de Santo
Antão - PE.
Utilizamos como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada
que em síntese buscou diagnosticar as concepções e práticas avaliativas adotadas
pelos professores do campo de pesquisa. Chamaremos os sujeitos neste trabalho
de professor A, B, C e D.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir de nossas coletas de dados os professores apresentaram as seguintes
concepções acerca da Avaliação: No que se refere ao que seria avaliar e a função
da Avaliação o professor A apresentou concepções insipiente á discussão
referente à Avaliação, estando, desta forma, inserido na Primeira Geração, pois
prioriza a reprodução de conteúdo, dando uma ideia de educação bancária na qual
o educador deposita o conhecimento no educando de forma que o educando é passivo
no processo de construção do conhecimento.
Já os professores B, C e D em relação a o que seria avaliar, apresentaram
características de Terceira Geração, pois estavam preocupados com a construção
do conhecimento e utilizavam a Avaliação para repensar sua prática e auxiliar o
processo de aprendizagem do aluno.
No que se referem à função da Avaliação os professores B, C e D apresentaram
concepções de Terceira Geração por estar atento aos resultados, considerando não
apenas os acertos, mas também os erros como parte do processo,
revendo/reformulando desta forma o caminho da aprendizagem. Ainda, vale
ressaltar tais conhecimentos referentes à Avaliação segundo eles, foram
adquiridos nas disciplinas de didática e prática de ensino.
CONCLUSÕES: Diante de tudo que foi exposto, pode-se concluir que, com exceção do professor A,
os demais professores apresentaram concepções de Avaliação que se aproximam das
novas perspectivas propostas para Avaliação. Isso pode ser justificado pela sua
formação, pois, segundo eles, tiveram discussões aprofundadas acerca da Avaliação
durante o curso. Por isso a importância de uma formação que discuta melhor as
questões de avaliação para que sua prática não seja um improviso, e muito menos
uma reprodução do que viveu enquanto aluno, mas que seja um ato consciente do
professor.
AGRADECIMENTOS: Ao IFPE-CAMPUS VITÓRIA E A TODOS QUE COLABORARAM COM A NOSSA PESQUISA.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GUBA, Ergon G.; LINCOLN, Yvonna S. Fourth generation evaluation. Newbury Park, London, New Delhi: Sage, 1989.
LIMA, Kilma da Silva. Compreendendo as Concepções de Avaliação de Professores de Física Através da Teoria dos Construtos Pessoais. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Mestrado de Ensino de Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2008.