53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: TÉCNICAS DE APROVEITAMENTO DO ÓLEO DE COZINHA USADO PARA PRODUÇÃO DE SABÃO EM BARRA E EM LIQUIDO APLICADO EM UM COLÉGIO ESTADUAL DE ITUMBIARA-GO ATRAVÉS DO PROJETO PIBID.

AUTORES: Tizzo, D.F. (IFG / Câmpus Itumbiara) ; Silva, S.H.S. (IFG / Câmpus Itumbiara) ; Rezende, G.A.A. (IFG / Câmpus Itumbiara) ; Teixeira, D.D. (SEE Goiás - Colégio Estadual Dom Veloso)

RESUMO: Neste trabalho esta contida informações feitas a partir de pesquisas bibliográficas e observações relatadas sobre a importância de se reciclar o óleo de cozinha na Disciplina de Química desenvolvida com os alunos do Ensino Médio, a partir do Projeto PIBID, apresentado na CSI (Ciência a Serviço de Itumbiara) em um Colégio Estadual de Itumbiara-GO. Então se desenvolveu o projeto através do processo de conscientização da comunidade escolar sobre os danos ao meio ambiente ocorrido pelos descartes indevidos do óleo usado, mostrando às pessoas as possibilidades de se reciclar o óleo de fritura e também a importância de recolher o óleo de cozinha usado e aproveitá-lo para a produção de sabão, despertando nelas a consciência ambiental na comunidade escolar.

PALAVRAS CHAVES: PIBID; QUÍMICA; SABÃO

INTRODUÇÃO: O óleo utilizado repetidamente em frituras por imersão sofre degradação, acelerada pela alta temperatura do processo, tendo como resultado a modificação de suas características físicas e químicas. O óleo se torna escuro, viscoso, tem sua acidez aumentada e desenvolve odor desagradável, comumente chamado de ranço, passando à condição de exaurido, quando, então, não mais se presta para novas frituras, em função de conferir sabor e odor desagradáveis aos alimentos, bem como adquirir características químicas comprovadamente nocivas à saúde. Não havendo utilização prática para os residuais domésticos e comerciais, em geral são lançados na rede de esgotos. O despejo de óleo de fritura provoca impactos ambientais significativos como entupimentos em caixas de gordura, tubulações, na rede de esgotos, poluição do lençol freático e de corpos de água ou ocasionando refluxo à superfície. (Reis et AL, 2007). Assim, é importante que esses dados sejam de conhecimento da população e que seja incentivada a reciclagem do óleo e transformado em sabão para a limpeza no geral. Reciclar o óleo de cozinha é de extrema importância, pois a capacidade poluente da substância é muito alta. Se ao invés de se reciclado este óleo for despejado nos córregos e rios de nossa região como no caso do Rio Paranaíba prejudicará a oxigenação, matando plantas e peixes ou deixando-os doentes. Além de todos esses problemas, ele encarece o tratamento de esgoto cerca de 45%. A maioria das pessoas descarta esse produto de forma incorreta. Uma das formas de reaproveitamento do mesmo é a produção de sabão sendo que ele também é um produto muito usado pela sociedade.

MATERIAL E MÉTODOS: O material utilizado foi feito a partir de pesquisas bibliográficas e observações relatadas sobre a importância de se reciclar o óleo de cozinha, desenvolvidas em uma escola Pública de Ensino Médio localizada na cidade de Itumbiara - Goiás. Inicialmente, foi promovido um debate sobre poluição e degradação do meio ambiente e as consequências do mau descarte do óleo de cozinha usado. Posteriormente, montou-se um questionário para ser aplicado à população a fim de saber o destino do óleo de fritura. O óleo usado passou a ser recolhido entre os alunos que desenvolveram o projeto para a confecção do sabão. Produzindo-se dois tipos de sabão, em barra e em pasta, a partir do óleo usado coletado. Por fim realizaram-se pesquisas acerca do tema em questão, levantando dados e informações para a finalização do projeto.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Varias cidades em todo o Brasil têm criado métodos de reciclagem. Diversas são as possibilidades de reciclagem do óleo de fritura entre outras finalidades destacam-se produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e biodiesel. Olho no Óleo é o Programa da Saneago que trabalha com a coleta de óleo residual de fritura (óleo de cozinha usado). O Programa, lançado no dia 22 de março de 2012, já está em operação nos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Itumbiara, podendo futuramente ser implantado em outros municípios. O Programa é aberto à participação de todos os clientes da Saneago que, ao entregarem o óleo de cozinha usado em um ponto de coleta, recebem um bônus em forma de crédito na fatura de água e esgoto, referente à quantidade de óleo entregue. Para ter direito ao crédito é fundamental que o óleo seja entregue em uma garrafa tipo PET com tampa rosqueável. Com o slogan “bônus para você e para o meio ambiente”, o principal desafio do Programa Olho no Óleo é sensibilizar as pessoas sobre a importância de fazer um descarte correto do óleo de cozinha usado para evitar a contaminação de mananciais e a obstrução das redes de esgoto, o que por vezes, leva ao transbordamento nas ruas e até mesmo ao retorno do esgoto para dentro dos imóveis. Todo o óleo coletado no Programa é encaminhado para a produção de biodiesel que, atualmente, é a forma mais adequada de reaproveitamento desse resíduo. Questionário aplicado aos entrevistados: • O que você faz com o óleo de cozinha usado? • Você sabe quais são os pontos de coleta deste óleo? • Quantos litros de óleo você utiliza semanalmente? • Você tem consciência do quanto é importante reciclar este material?

GRÁFICO

DESTINO DO ÓLEO DE COZINHA USADO.

CONCLUSÕES: Nota-se que através da parceria com a escola campo e o desenvolvimento do projeto PIBID e acima de tudo com a interação dos alunos e da comunidade escolar eles passaram a se interessar pelo projeto desempenhado, através de recursos que eles sentem vontade de aprender, fazer e cooperar para que haja uma melhoria e maior desenvoltura entre o projeto desenvolvido e o resultado esperado, e também a expectativa do processo de conscientização e cooperação das pessoas para a melhoria do meio ambiente. Para evitar todos esses problemas é só adotar uma postura mais consciente, evitando usar o óleo desnecessariamente e coletando o mesmo para a reciclagem. O ideal é colocá-lo em uma garrafa de plástico transparente e entregar em algum posto de coleta na cidade.

AGRADECIMENTOS: Ao IFG – Câmpus Itumbiara Ao Colégio Estadual Dom Veloso Ao PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência (CAPES) Ao NUPEQUI

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: www.sc.senac.br/talento/projetospremiados/2009/tec-3-paf
acessado em maio/ 2013
jpress.jornalismojunior.com.br/2012
acessado em maio/ 2013
bioleo.org.br
acessado em maio/ 2013
www.atitude.com.br
acessado em maio/ 2013
g1.globo.com/minas-gerais/noticias
acessado em maio/ 2013
www.saneago.com.br/relacionamento/?page_id=88
acessado em maio/ 2013
REIS, Mariza Fernanda Power; ELLWANGER, Rosa Maria; FLECK, Eduardo.
Destinação de óleos de fritura. 2007. Disponível em:
http://www6.ufrgs.br/sga/oleo_de_fritura.pdf. Acessado em maio/2013.