53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: DARDO QUÍMICO: ACERTE SE PUDER – UMA ESTRATÉGIA PARA SE TRABALHAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA

AUTORES: Rodrigues de Albuquerque, T. (IFPB) ; Gonçalo Fernandez Lorenzo, J. (IFPB) ; Ricardo Bezerra dos Santos, S. (IFPB) ; de Lourdes Bezerra dos Santos, M. (IFPB)

RESUMO: A Química, para os alunos, é considerada difícil, pois tem se o hábito nas escolas de se trabalhar o conteúdo de Classificação Periódica dos Elementos de forma teórica, porém o ensino da química seria bem mais simples e agradável se fossem adotadas novas metodologias com a finalidade de facilitar o processo de ensino-aprendizagem para alunos de Ensino Médio. O objetivo do jogo Dardo Químico é aguçar a curiosidade do aluno, utilizando-a como ferramenta facilitadora, complementar e alternativa para o ensino dos conceitos de Classificação dos Elementos Químicos e também de suas aplicabilidades proporcionando consequentemente aos discentes de forma descontraída o desenvolvimento do raciocínio e a reconstrução do seu saber, desenvolvendo desta forma uma melhor aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES: aprendizagem; lúdico; elementos químicos

INTRODUÇÃO: A ludicidade pode ser uma fonte facilitadora da aprendizagem se o professor pensar e questionar sobre sua forma de ensinar, relacionando a utilização do lúdico como fator motivante de qualquer tipo de aula (CAMPOS, 1986). Neste contexto o professor que utiliza as práticas lúdicas envolve o aluno em pontos essenciais e o leva a gostar dos conteúdos ministrados, buscando o conhecimento sem ser pressionado. Conforme Melo (2005) o lúdico é um importante instrumento de trabalho, onde o professor deve oferecer possibilidades na construção de conhecimento, respeitando as diversas singularidades. Essas atividades quando bem exploradas oportunizam a interlocução de saberes, a socialização e o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo. No ensino de química, tem-se o hábito de se trabalhar o conteúdo de Classificação Periódica dos Elementos de forma teórica, o que torna a aula cansativa e desinteressante, porém segundo Kishimoto (2001), as atividades lúdicas, foram e continuam sendo, um importante recurso que ensina, desenvolve e educa de forma prazerosa, assim esta proposta tem a finalidade de facilitar o processo de ensino-aprendizagem para alunos de ensino médio, onde a aplicação deste jogo, representa uma nova maneira de trabalhar este conteúdo. O objetivo do jogo Dardo Químico é aguçar a curiosidade do aluno, utilizando-a como ferramenta facilitadora, complementar e alternativa para o ensino dos conceitos de Classificação dos Elementos Químicos e também de suas aplicabilidades.

MATERIAL E MÉTODOS: O jogo nomeado Dardo Químico, é um jogo que aguça a curiosidade do aluno, onde o mesmo poder aprimorar seus conhecimentos sobre os elementos químicos, pois inicialmente os alunos fizeram uma pesquisa a respeito desse assunto, como primeiro contato com o conteúdo. O Jogo Dardo Químico sobre Classificação Periódica dos Elementos Químicos deve ser jogado entre duas equipes de no máximo 15 pessoas cada, que será representada por um aluno escolhido pela equipe, que fica responsável de lançar o dardo ao alvo com a finalidade de escolher a cor da carta e sua respectiva pontuação além de repassar a resposta decidida pela mesma. O jogo contém perguntas e respostas, ao todo 60 cartas, 20 amarelas (Pense rápido) e 20 azuis (Responda logo) e vinte vermelhas (Desafio), uma ampulheta marcadora de tempo, dois dardos amarelos, um alvo que contém as cores para a escolha das cartas com suas respectivas pontuações, onde ganha a equipe que obtiver maior pontuação. O professor atua como juiz do jogo. Inicialmente decide-se qual equipe começa o jogo, o professor pega a primeira a carta do bolo da cor escolhida e faz a pergunta ao representante da equipe, se o representante decidir responder e fizer de maneira correta ganha o direito de responder a próxima pergunta, até que erre a resposta ou decida passar para a outra equipe responder e assim sucessivamente, até que as cartas do jogo se acabem.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A aplicação do jogo Dardo Químico possibilitou uma melhor interação entre os alunos, pois eles se divertiram ao responder as perguntas das cartas, estimulando assim a discussão do conteúdo da Tabela Periódica. Esse entusiasmo em participar da atividade motivou os alunos a aprenderem mais sobre o assunto e participarem do jogo, possibilitou também uma troca de conhecimentos muito válida entre os alunos e estes futuros professores, dessa forma os alunos absorveram o conteúdo de forma dinâmica e eficiente, pois melhora o domínio da Linguagem cientifica da química, a capacidade de compreensão, de análise, síntese e aplicação de forma significativa já que pensa sobre a questão instigadora, atendendo aos objetivos do Projeto de promover a integração entre educação superior e educação básica e de contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação docente, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura. Os jogos didáticos merecem um espaço maior na prática educativa, sendo de grande importância que os professores possam oferecer estratégias de ensino que auxiliem na construção do conhecimento dos seus alunos, pois a aplicação do jogo mostrou ser uma ótima alternativa para atuar como instrumento facilitador no processo ensino-aprendizagem, por ser motivador e atrativo e com grande envolvimento e participação dos alunos, o que não é alcançado nos métodos tradicionais.

CONCLUSÕES: A proposta de utilização do jogo Dardo Químico: acerte se puder – uma estratégia para se trabalhar o conteúdo de Tabela Periódica como recurso complementar, alternativo e facilitador na aquisição e socialização do conhecimento foi de grande relevância tanto para os alunos como para os professores, pois a aplicação desta ferramenta proporcionou uma melhor compreensão dos conhecimentos explorados, preenchendo algumas lacunas no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos que inicialmente sentiam a aprendizagem bloqueada frente a um conteúdo que segundo eles era de difícil compreensão, decorativo e monótono.

AGRADECIMENTOS: A CAPES e aos Coordenadores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. À CAEST/IFPB.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CAMPOS, D. M. de S. Psicologia da aprendizagem, 19 ed. Petrópolis: Vozes, 1986, 252p.
KISHIMOTO, T. M. (Org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 5ª edição. São Paulo: Editora Cortez, 2001. 183p.
MELO, C. M. R. As atividades lúdicas são fundamentais para subsidiar o processo de construção do conhecimento. Información Filosófica, v. 2 (1), p. 128-137, 2005.